PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Assaltam a casa de uma mulher que termina morta e, quando a polícia chega, os amigos de Alex o traem e ele é detido pelos policiais, sendo condenado a quatorze anos de prisão. Após dois anos de prisão, Alex é submetido a novo um tratamento experimental denominado Técnica Ludovico, que após seu término garante liberdade imediata. Este experimento tem por objetivo extinguir os comportamentos inapropriados de Alex em duas semanas. Este tratamento consiste em sessões diárias de filmes e imagens com alto teor de violência, onde em uma cena clássica de cinema Alex aparece amarrado em uma cadeira com um equipamento que o impede de piscar ou fechar os olhos enquanto assiste os filmes. Durante todo o procedimento os cientistas colocam para tocar a nona sinfonia de Bethoveen e, além disso, no decorrer das sessões, administram em Alex uma substância que lhe causa grande sensação de mal-estar e enjoos fortíssimos.

Foi internado no hospital e lá deu-se conta de que o tratamento aplicado já não surtia mais efeito, na ocasião em que um psiquiatra realizou um teste e Alex respondeu de forma agressiva sem ser acometido pelos sintomas de náusea e dores. Desta forma, o filme termina com Alex ouvindo a Nona Sinfonia de Beethoven, imaginando cenas de violência e sem sentir dores ou náuseas. Este filme é muito claro no sentido de demonstrar como o controle coercitivo não funciona, uma vez que coerção gera coerção. Expõe um tratamento que demonstra de forma bastante clara o condicionamento respondente, onde a substância ingerida por Alex tem função de estímulo incondicionado e é associado às cenas de violência assistidas pelo rapaz. Desta forma, as cenas violentas que Alex fora obrigado a assistir adquiriram função de estímulos condicionados.

Porém, segundo este autor, o uso da coerção pode acarretar em comportamentos de fuga e esquiva, o que produzirá contra controle, que poderá ser indesejável por parte daquele que controla o comportamento do outro. Segundo o mesmo autor, embora o controle coercitivo pareça funcionar a curto prazo, pode acarretar em efeitos colaterais não esperados, tais como isolamento social e hostilidade devido ao comportamento de fuga e esquiva do indivíduo que sofre coerção. Sidman (2011) refere que a punição, além de suprimir o comportamento indesejado, pode suprimir comportamentos apropriados em decorrência da generalização. Além disso, o comportamento de esquiva pode resultar em pânico, ansiedade, depressão, desajustamento, e redução do engajamento em comportamentos construtivos. Diante disto, fica claro no filme Laranja Mecânica que a violência perdeu sua função de eliciar dor e náuseas em Alex e, para que continuasse com esta função, os emparelhamentos deveriam ser realizados de forma constante.

37 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download