PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL II

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Considerações: • O exercício poderá ser realizado em DUPLA; • Data da entrega via e-mail: anaclaudia@unifor. br até dia 28/04; • Valerá como nota parcial da Av2; 1. Baseado na descrição e análise do cargo de Professor Universitário (anexo), estruture o PERFIL DE COMPETÊNCIAS (CHA) utilizando o quadro de agrupamento (ver slides – Unifor online). pontos) Perfil de competências (CHA) Conhecimentos • Nível Superior compatível com a disciplina a ser ministrada; • Instrução complementar em nível de pós graduação e Mestrado; • Didática do ensino superior; • Metodologia Científica; • Orientação para monitoria e iniciação científica. Habilidades • Relações interpessoais; • Organização; • Preparação; • Compromisso; • Saber ouvir; • Tolerância. Estruture o ANÚNCIO que publicaria nas FONTES DE RECRUTAMENTO escolhidas na questão acima.

ponto) 1. Texto do anúncio: “A universidade abriu inscrições para contratação de Professor Universitário do eixo de Ciências Humanas. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 05/05. Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para recrutamento@universidade. pontos). Todas as competências citadas no CHA devem ter a associação de uma ou mais técnicas seletivas associadas. O método escolhido será entrevista presencial e individual, com aproximadamente 2 horas de duração, dividida da seguinte maneira: • 5-8 minutos: Introdução e quebra de gelo; • 3-5 minutos: Coleta de documentos; • 40 minutos: Teste de personalidade HTP (casa-árvore-pessoa); • 60 minutos: Perguntas comportamentais e situacionais; • 1-3 minutos: Fechamento. Conhecimentos Técnica Seletiva 1. Nível Superior compatível com a disciplina a ser ministrada; Recebimento e conferência de documentos pertinentes (diplomas e certificados); 2.

Relações interpessoais; Você já lecionou em uma sala cujos alunos eram muito diferentes uns dos outros? Como percebeu isso? De que maneira trabalhou para que mesmo diferentes, absorvessem o conteúdo da aula, cada um à sua maneira? 2. Organização; Como você organiza suas tarefas? Que resultados obtém deste tipo de organização? Você lida bem com prazos? 3. Preparação; Conte-me uma situação em que teve que lidar com imprevistos. Você estava preparado? 4. Compromisso; Conte-me uma situação em que você precisou assumir uma responsabilidade, como se você fosse o dono do negócio, conte como foi. Professor Universitário Setor – Diretoria de Graduação Chefe Imediato – Coordenador de Curso Grupo ocupacional- Docentes Sumario Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos; elaboram planos de ensino; supervisionam estágio; avaliam processos de ensino-aprendizagem; participam de processos de seleção e avaliação.

Prestam assessoria técnico-científica; exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão. RESPONSABILIDADES • Garantir a qualidade de ensino-aprendizagem, mediante: • A aplicação de técnicas, indicação bibliográfica e exposição dos alunos a experiências, que promovam a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades em conformidade com os objetivos instrucionais, sejam de campo, práticos ou teóricos; • Monitoramento da aprendizagem dos alunos através da aplicação de métodos avaliativos compatíveis com o conteúdo ministrado e objetivos de aprendizagem; • Orientação em atividades de iniciação cientifica, iniciação a docência e atividades de extensão; • Estabelecimento de clima que possibilite o aprendizado; • Participação na elaboração ou reformulação de Plano de ensino das disciplinas ou Projetos diversos do curso; • Propor formação de acervo.

• Contribuir com a qualidade da prestação de serviços da instituição através de: • Respeito na relação professor-aluno • Adoção de postura ética • Viabilizar o cumprimento das obrigações da Instituição junto aos órgãos competentes através de: • Atualização de currículo na Plataforma Lattes; • Registros acadêmicos e entrega de documentos de controle exigidos tais como: mapas de freqüência, mapa de notas, planos de disciplina e avaliações; • Consolidação de convênios • Consolidar a qualidade do corpo docente da Instituição através de: • Atualização continuada através da participação de eventos e estudos; • Realização e apresentação de trabalhos científicos; • Participação em comitês de seleção de novos docentes. Externamente, mantém contatos com alunos e instituições onde seus alunos realizarão atividades acadêmicas, cujas falhas poderão comprometer os objetivos acadêmicos e á imagem pessoal e da instituição para a qual trabalha, podendo gerar processos administrativos.

Responsabilidades por materiais e equipamentos O ocupante do cargo lida com equipamentos audiovisuais, cujo dano ou perda deverá ser ressarcido a empresa. Utiliza material da biblioteca e em caso de perda deverá ser reposto. Apagador e pincel de uso diário, cuja perda ou dano não traz conseqüências e pode ser substituído. Responsabilidades por valores financeiros O ocupante do cargo não lida com valores financeiros Responsabilidades por Supervisão/Decisões O ocupante do cargo não é responsável pela supervisão de terceiros. Esforço Mental O ocupante lida com grande quantidade de informações técnicas que deverá captar, processar, adaptar, planejar e transmitir de acordo com o perfil do público qual se destina, tipo de conteúdo e objetivo da aprendizagem. Confecciona instrumentos de avaliação e relatórios; analisa conteúdo da avaliação de forma individualizada.

Para tal faz-se necessário a capacidade de reflexão, síntese, analise, expressão oral e escrita, em algumas situações utilizadas simultaneamente. Faz uso de retenção e memorização de conteúdos. Há demanda de elevada carga mental considerando a diversidade do corpo discente e adoção de atividades de planejamento, estudo e avaliação em horários extras.

20 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download