Quais as etapas para se implementar o OBZ em uma empresa

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Contabilidade

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Conforme Carvalho (2016) existem sete tipos de orçamento que podem ser utilizados pelas empresas: Orçamento Estático, Orçamento Flexível, Orçamento Base Zero, Orçamento Matricial, Rolling Budget e Forecast, Beyond Budegeting e Orçamento Ajustado Forecast. Diferentemente dos modelos que utilizam os dados históricos e fatos recorrentes o orçamento Base Zero surge como modelo que busca as melhorias orçamentárias. Segundo Auster Moreira e Luciane Regnato (2013) “O orçamento base zero consiste em abandonar as informações históricas sobre receitas, custos, despesas, investimentos e outros elementos que componentes do orçamento, para se projetarem as operações futuras da empresa”. Para Schimidt, Santos e Pinheiro (2007) o orçamento base zero é uma ferramenta capaz de reduzir custos, considerando que o método tem como premissa iniciar o processo orçamentário sem histórico, ou seja, de uma base zero como se fosse criado pela primeira vez e sempre questionando se o recurso solicitado será realmente necessário (buscando eficácia sempre).

Esse fato faz com que o Orçamento Base Zero não carregue valores de anos anteriores. Tavares (2010) salienta que o orçamento engloba as funções e operações que envolvem todas as áreas da empresa e que necessitam de recursos financeiros para o custeio de suas ações para atender aos objetivos da empresa no período. Já para Frezatti (2009), o orçamento deve conter variáveis prioritárias e o caminho de uma empresa para um determinado período, proporcionando condições de avaliação da performance da empresa em suas áreas internas e de seus gestores. Para Bookson (2000), o plano orçamentário deve estar focado em atividades futuras, podendo assumir diversas formas, refletindo os departamentos e o conjunto da empresa em termos financeiros, fornecendo bases para se aferir o desempenho da organização.

Tendo em vista o problema para se manter um orçamento de maneira adequada dentro de uma empresa, foi criado uma solução, o chamado Orçamento Base Zero, onde o planejamento orçamentário é a partir de uma base zerada sem levar em consideração valores de exercícios anteriores, mas como implementar de maneira efetiva um orçamento de base zero? Quais as preparações, especificações e preparo técnicos necessários, Quais são seus reflexos? , Quais suas vantagens e desvantagens? 3. Orçamento Base Zero 3. A identificação dos pacotes de decisão são etapas essenciais para a elaboração do OBZ; os pacotes de decisão se tornam eficientes através de cinco perguntas básicas: 1) O quê? 2) Quando? 3) Como? 4) Onde 5) Por quê? Esse processo é conduzido com a participação dos administradores de todos os níveis da organização, permitindo o aproveitamento das ideias e dos talentos dos administradores em cada organização.

Pyhrr 1981). Dinâmica do Processo O OBZ foi testado pela primeira vez na década de 60 pela empresa americana Texas Instruments, com seu êxito posteriormente o ex-presidente Jimmy Carter, contratou os executivos que haviam desenvolvido esta técnica para implantá-la em seu estado. Mais tarde em 1973 Peter A. Phyrr, do qual havia participado de ambos projetos, escreveu um livro “Zero-Base Budgeting”, publicado pela John Wiley & Sons, Inc. Pyhrr, 2003). Portanto pacotes de decisão são criados para auxiliar a administração a realizar alocações de acordo com as origens das despesas de uma forma que justifique sua existência. Essa estrutura é elaborada de maneira que crie unidades menores que fazem parte da composição das despesas, essas unidades são denominadas Variável Base Zero, para que facilita a visualização ainda mais, a mesma pode ser desdobrada em Núcleos de Base Zero, onde segundo Lunckes (2003), são as unidades de onde são retiradas as informações para a elaboração do orçamento.

De acordo com Luncke (2003), para a elaboração dessa ferramenta é preciso primeiramente garantir a existência de donos de pacotes base zero e principalmente variáveis base zero atenuantes, sendo que os mesmos deverão: • Estudar e conhecer bem a atual estrutura; • Dimensionar a estrutura para o exercício seguinte; • Elaborar a memória de cálculo para cada variável base zero; • Realizar a comparação com a mesma variável base zero do ano anterior; • Justificar a solicitação de recursos. Os reflexos humanos O OBZ é fundamentado em critérios de incentivar o processo participativo dentro da organização buscando a evolução da capacidade das pessoas. Maiores desafios na realização do OBZ: • Maior consumo de tempo; • Necessário treinamento especifico dos gestores; • Requer maior nível de honestidade dos gestores e confiança da direção.

Como aplicar o OBZ na empresa. Muitos acreditam que o OBZ se aplica apenas aos Gastos e Despesas, mas sua metodologia pode ser utilizada para gerar grandes ganhos em qualquer etapa da Gestão Orçamentaria, por exemplo: • Projeção de vendas: Ao realizar um orçamento de vendas é de pratica comum a gerencia replicar os resultados passados, aplicando apenas um percentual de crescimento. Este é um erro que impede análises mais detalhadas, deixando passar oportunidade de abrir novos caminhos e ao mesmo tempo cortar outros que não estão fornecendo os retornos desejados. • Projeção de dedução de vendas: Permite análises mais detalhadas dos impostos pagos, verificando a viabilidade e vantagem para a empresa atuar em certos regimes tributários, ou se existe alternativas para créditos de impostos ou como reduzir a carga tributária.

º passo: Matriz de Responsabilidades A partir de um plano de contas estruturado e integrado, tendo ao seu decorrer uma consolidação dos lançamentos, é possível visualizar as variações ocorridas dentro de cada centro de custo da empresa, isso proporciona a Matriz de Responsabilidades, adequando-se ao plano de contas da empresa e atribuindo aos gestores de cada setor responsabilidades à elaboração e controle das NBZs dentro de suas respectivas funções. º Passo: Elaboração dos formulários de Premissas, Regras e Réguas Elaboração dos formulários conforme conceitos para cada despesa. º Passo: Formulários de Justificativa Elaboração de formulários para cada despesa. º Passo: Planilha Orçamentaria Desenvolvimento de uma planilha orçamentaria ligada diretamente aos resultados obtidos da consolidação das informações mediante a implantação dos instrumentos básicos de gestão financeira, proporcionando um acompanhamento diário e mensal do Realizado X Previsto no orçamento anual.

º Passo: Formulário de Justificativas Mensal É necessário a realização de reuniões periódicas e mensais para acompanhamento dos resultados, assim, cada gestor responsável pelo Pacote deve se reunir com o Gestor orçamentário para elaboração de justificativas de estouro ou sobra no orçamento e se necessário também a necessidade de revisar o orçamento. br/blog/orcamento-base-zero-obz ALBUQUERQUE, Alexandre Farias. Gestão estratégica das informações internas na pequena empresa. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. ALLES, Michael G. ARAÚJO, Osório Cavalcante. A utilização de informações contábeis para o processo de gestão de organizações do terceiro setor situadas no estado do Ceará. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado)–FEA/USP, São Paulo.

BOISVERT, Hugues.

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