Qualidade com A utilização da ferramenta pdca

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

OBJETIVO 5 2. Objetivo Geral 5 2. Objetivos Específicos 5 3. JUSTIFICATIVA 6 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. Estratificação 21 4. Gráfico de Pareto 22 4. Os 5W e 2 H 22 4. Folha de Verificação 23 5. METODOLOGIA 24 6. JUSTIFICATIVA O tema escolhido mostra o quão importante é ter uma gestão de qualidade em uma empresa, sendo de pequeno, médio ou grande porte. O PDCA será o método utilizado para desenvolver uma produção com qualidade e resultados positivos. Será mostrado com detalhes o objetivo do PDCA e qual o segredo para o produto ser de qualidade com poucos ou sem prejuízos para a empresa. Esse trabalho ajudará no conhecimento e desenvolvimento de novos engenheiros e incentivando uso do ciclo. Além disso, também contribuirá para maior discussão sobre o tema e assim contribuir para futuros trabalhos relacionados ao assunto.

Princípios da Gestão de Qualidade Segundo a NTP-ISO 9004 - 2001 apresenta oito princípios de gestão da qualidade, que foram desenvolvidos para que os diretores da organização os utilizem para liderar a melhoria contínua do desempenho na organização. Esses princípios de gerenciamento de qualidade são os seguintes (ABNT, 2001): • Organização focada no cliente: Os clientes são fundamentais para toda organização, portanto, as empresas devem entender os desejos atuais e futuros dos clientes, para atendê-los da melhor forma e esforçar-se para superar as expectativas do cliente. • Liderança: os líderes adotam uma unidade de propósito e orientação sobre a organização. Eles devem criar e manter um ambiente interno, no qual os funcionários possam se envolver totalmente na consecução dos objetivos da organização.

• Participação dos funcionários: A equipe, em todos os níveis, é a essência de uma organização e seu total comprometimento permite que suas habilidades sejam usadas em benefício da organização. • A norma ISO - NTP 9004: 2001 vai além dos requisitos da Norma NTP - ISO 9001: 2001, concentrando-se em melhorias de desempenho e recomenda a avaliação da eficiência e eficácia dos processos. Isso é feito através de um processo de revisão interna ou externa, avaliando-os de acordo com uma escala de maturidade. • É formado por um "sistema informal" para "o melhor de seu tipo". A vantagem é que os resultados dessa abordagem podem ser registrados e seguidos até que as metas de melhoria definidas sejam alcançadas. É utilizada uma escala de 0,0 a 5,0, essa escala permite conhecer o grau de maturidade dos processos.

• Objetivos de melhoria. • Implementação de solução possível. • Medição, verificação, análise e avaliação dos resultados da implementação. • Formalização das mudanças. Os resultados são revisados ​​para detectar oportunidades de melhoria. Os processos raramente ocorrem isoladamente (BATTIKHA, 2016). A saída de um processo é normalmente parte das entradas dos processos subsequentes. Em uma organização, as interações podem ser do simples ao complexo, para se tornar uma malha onde há um fluxo contínuo de tangíveis e intangíveis até que eles dependam uns dos outros e isso pode ser visto claramente na Figura 5. É aqui onde se pode distinguir claramente clientes internos e clientes externos. O ciclo de Deming pode ser aplicado em cada processo para que clientes internos e / ou externos intervenham.

Os processos devem ser identificados na organização e, em seguida, gerenciados adequadamente. A norma NTP-ISO 9001: 2000 exige que todos os processos existentes na organização sejam gerenciados de acordo com a seção 4. Requisitos gerais. Segundo a experiência, será visto quais processos são necessários para serem documentados. Devem ser tomados nos aspectos que dizem respeito ao cliente e aos aspectos legais ou regulatórios e ao tipo de atividades. Por isso, para que os efeitos superem as expectativas dos clientes/consumidores, é preciso que a gestão de processos seja feita com qualidade. Figura 1- Definição de Processos Fonte: WHITELEY, Richard C. p. Mas, a gestão de processos, nas organizações exigem a definição de itens de controle e de verificações, sendo características usadas como forma de avaliar os desejos subjetivos dos clientes, deixando eles mais satisfeitos, e o conhecimento de todas as pessoas da organização.

O Quadro 1 mostra alguns dos posicionamentos sobre itens de verificação e controle. Delaretti Filho e Drumond (1994. p. Medidas que tem como objetivo principal mensurar o atendimento dos desejos dos Clientes. São “causas que são potenciais de problemas e devem ser acompanhadas cuidadosamente; elas são chamadas de Itens de verificação”. Quadro 1- Posicionamentos sobre itens de verificação e controle de processos Fonte: Elaborado pelos autores, a partir da pesquisa às fontes bibliográficas citadas. Esta fase serve para notar se todos os resultados pensados inicialmente, foram alcançados ou não. • ACTION: fase destinada a correção de atividades que por ventura saíram de forma inesperada. A partir desta fase, existem dois caminhos a seguir, são eles: quando se verifica que não foi possível seguir o caminho proposto, sendo necessário partir para ações corretivas e depois retomar o método PDCA, mas se os resultados foram atingidos, é preciso padronizar o processo, garantindo a continuidade do processo.

Por isso, o método PDCA pode ser utilizado para duas finalidades, como: 4. Método PDCA. Ferramentas da Qualidade na Gestão de Processos Para conseguir gerenciar um processo e tomar decisões com precisão, é necessário que o trabalho seja realizado com informações e dados obtidos através do processo de gerenciamento, interpretando cada fase como forma de eliminar o empirismo. Por isso, existem as técnicas de ferramentas da qualidade, que buscam ajudar na coleta de dados e informações, capazes de organizar o processo de gerenciamento dentro das organizações. Esta ferramenta garante a qualidade das etapas, com efetividade no método do PDCA, ou seja, quando as pessoas da organização começam a praticar o método de gerenciamento de processos, visando a produtividade e a qualidade.

As ferramentas de qualidade muito utilizadas, as quais contribuem para a implantação pratica do método PDCA com a finalidade de gerenciamento de processos: a) Diagrama de Causa e Efeito; b) Estratificação; c) Gráfico de Pareto; d) 5W e 2 H; e) Folha de Verificação. Diagrama de Causa e Efeito Este diagrama foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, também conhecido como diagrama de espinha de peixe, ou diagrama 6M representado na Figura 5. Gráfico de Pareto Segundo (SILVA, 1995, p. o gráfico de Pareto é baseado no princípio de mesmo nome, quando um estudioso italiano descrevia sobre as causas, como sendo vitais e a maioria de característica trivial. Este gráfico serve para apontar as causas mais significativas pelo modo quantitativo, de acordo com a ordem decrescente de acontecimentos, identificadas na fase de estratificação.

O gráfico a seguir mostra o modelo de Gráfico de Pareto, ilustrando um problema generalizado, apontando o alto índice de peças danificadas em uma linha de produção. Figura 6- Gráfico de Pareto. METODOLOGIA A partir de Marconi e Lakatos (2011), toda pesquisa geralmente possui duas características: um objetivo geral que abarca todas as questões que serão investigadas e completadas e outro mais específico, que abrange os diversos tipos de estudos e de investigações mais aprofundadas. Necessariamente, toda pesquisa precisa basear-se em uma teoria, a qual está necessita de ponto de partida para a investigação com sucesso. Os planos da pesquisa são diferentes de acordo com sua finalidade e método utilizado para conceituar os diferentes dados que serão analisados.

Para que se tenha credibilidade, é necessário apoiar-se em fatos já observados e, consequentemente, provados nos resultados da própria pesquisa. MARCONI e LAKATOS, 2011). Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, 2004. Disponível em: <http://unpan1. un. org/intradoc/groups/public/documents/UNPAN/UNPAN019635. pdf> Acesso em: 13/09/2018. AVILA, G. J. PAIVA, E. L. Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO 14001. Estudo da Eficiência do Processo de Soldagem de Pontos por Resistência Elétrica Utilizado na Indústria Automobilística. Rio de Janeiro: UFF, LATEC – Laboratório de Tecnologia, 2006. CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni.

Escola de Engenharia, 1992. CORDEIRO, José Vicente B. de Mello. Disponível em Intranet: http://intra. daimlerchrysler. com. br/ > Acesso em: 13/09/2018. DELLARETTI FILHO, Osmário; DRUMOND, Fátima Brant. R. Gestão da Produção: Um Estudo das Indústrias do Vestuário no Rio Grande do Sul. Anais do Enanpad. DEMING, William Edwards. Saia da crise. GODOY, Y. F. ET AL. Casos Reais de Implantação de T. Q. M. F. Qualidade total e administração hospitalar: explorando disjunções conceituais. Ciência & Saúde Coletiva, 2002. Disponível em: <http://www. São Paulo: Atlas, 2011. LUCENA, L. C. ISO 9001:2000. Está chegando a hora! Banas Qualidade. Gestão pela Qualidade e Produtividade; Curso de Graduação em Administração. Apucarana: FAP-Faculdade de Apucarana, 2005. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. Explorando Conceitos e Perspectivas da Meta-Análise em Marketing.

Anais do Enanpad, 2004. SILVA, D. C. Metodologia de Análise e Solução de Problemas; Curso de especialização em Qualidade Total e Marketing. As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos. V1. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni. Escola de Engenharia, 1995. WHITELEY R.

94 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download