QUALIDADE DE VIDA DO LÍDER E LIDERADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR BANCÁRIO

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Administração

Documento 1

BB, 2019, s. p. ESTRUTURA O Banco do Brasil possui 64. redes de atendimento distribuídas no país, sendo 13. redes próprias, 12. Cada vice-diretor, por sua vez, coordena uma diretoria de sua respectiva área. As diretorias são compostas pelas unidades bancárias e gerências autônomas, sendo a última parte da ramificação. Por fim, as unidades serão as responsáveis pelo contato direto com o cliente, processos de marketing, comércio exterior, negócios e operações. Fonte: BB (2019, s. p. BOWDITCH et al. Neste sentido, o líder é o profissional que deve apresentar um grande conhecimento de boas práticas para gestão de pessoas a fim de proporcionar um ambiente de trabalho favorável às atividades da organização. CHIAVENATO, 2008). Com base nisto, verifica-se a importância de analisar qual a influência da atuação do líder na qualidade de vida dele mesmo e de seus liderados.

SITUAÇÃO-PROBLEMA Um dos grandes desafios propostos aos líderes do setor bancário é o manejo de sua equipe de forma a manter todos os integrantes motivados e satisfeitos com o trabalho, o que é resultado de um clima organizacional favorável. Em relação aos procedimentos técnicos, adota o estudo de caso a fim de elucidar o tema escolhido. PRODANOV, et al. A empresa selecionada neste estudo de caso foi o Banco do Brasil, devido sua visibilidade na América Latina e impactar a vida de uma grande quantidade de pessoas. Esta pesquisa decorreu por meio da coleta de informações acerca do relacionamento entre funcionários e líderes dentro da hierarquia da empresa no site próprio da organização. Sendo assim, a base para busca deste estudo é de ordem documental, com base nos dados disponíveis a toda a sociedade.

p. No tocante ao engajamento de funcionários, a pesquisa realizada em 2017 apontou que houve uma redução em comparação ao ano anterior tanto em relação ao gênero feminino quanto masculino, conforme visualizado no quadro abaixo. Quadro 1 - Engajamento de funcionários Fonte: BB (2017, s. p. A empresa justifica essa redução da seguinte forma: a meta estabelecida para 2017 era retornar ao patamar de 64,51% de funcionários ativamente engajados medido em 2015/2016. SILVA, 2007). ANÁLISE DO CASO Conforme apontado anteriormente no estudo de Cobêro et al. a falta de participação na tomada de decisão da organização é capaz de provocar uma redução significativa da satisfação e motivação dos funcionários devido à sensação de inutilidade dentro da equipe. Desta forma, o clima organizacional é afetado, e, por consequência, a qualidade de vida de cada funcionário.

O principal problema verificado nos dados disponibilizados pelo Banco do Brasil foi a sensação de desvalorização por parte dos funcionários. BIBLIOGRAFIA UTILIZADA BB – Banco do Brasil. Engajamento de fucionários. Disponível em: < https://bit. ly/30kbxxS> Acesso em 05 jul. BB – Banco do Brasil. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Pág. bras. Educ. Fís. Esporte, v. n. São Paulo: Pearson, 2009. SILVA, P. A. L. O nível de conhecimento e satisfação dos funcionários do Banco do Brasil S/A em relação aos benefícios oferecidos.

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