Questões de Economia

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Economia

Documento 1

III - Todo país produtivo prioriza fundamentalmente a questão da distribuição social dos recursos. IV - Não devem nunca ser reduzidos os investimentos em treinamento e qualificação de pessoal, inobstante a situação financeira e econômica da empresa. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). A) IV. B) I. A) B) C) D) E) I. I e III. II e III. II. I e II. Questão 4: Entre as teorias classificadas como demográficas, podem ser mencionadas: Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista. Sobre o assunto, leia as afirmativas. I - Malthus admitia que o crescimento da população acontece em progressão geométrica e que, em longo prazo, não se disporia de alimentos para a humanidade. II - A teoria Neomalthusiana tornou-se mais aceita após a II Guerra Mundial e considerava que o subdesenvolvimento e a pobreza eram provocados pelas altas taxas de natalidade da população.

III - A Teoria Reformista desmente por completo as ideias de Malthus acerca da variação populacional e, em contrapartida, a indisponibilidade de alimentos para o seu atendimento. III - Ela é irregular e imprevisível, contando, ainda, com grande probabilidade de perda ou redução na capacidade dos indivíduos de auferir renda. IV - A demanda pode ser vista como elástica, dado que é altamente sensível ao nível dos preços e dos serviços médicos. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). A) B) C) D) E) I e III. III e IV. C) III e IV. D) I e II. E) II. Questão 7: A utilização do fator trabalho no Brasil é frequentemente associada ao chamado Custo Brasil, que é tido como uma das mais importantes razões para a perda de produtividade da economia brasileira.

O motivo pelo qual esse fator de produção é assim caracterizado relaciona-se com: I - Altos e diversificados tributos cobrados sobre a remuneração do trabalho. II - Exigem o atendimento a um grande conjunto de formalidades e burocracias pelas entidades que delas se beneficiam. III - Muitas vezes, são os recursos mais importantes à disposição das entidades públicas. IV - Os valores dos gastos das entidades favorecidas devem obrigatoriamente ter destinação específica. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). A) B) C) D) E) II. II e IV. I e IV. III e IV. III. Questão 10: Castells (1999: 100), referenciado no livro-texto da disciplina, afirma que no longo prazo a produtividade será a fonte da riqueza das nações. I e IV. ECONOMIA INTERNACIONAL Questão 11: Considere dois países, A e B, com as seguintes dotações de fatores, capital (K) e trabalho (L): • País A: K = 500.

e L = 1. • País B: K = 150. e L = 400. Questão 13: Leia as afirmações a seguir a respeito do Teorema Heckscher-Ohlin: I. De acordo com a moderna teoria do comércio internacional, segundo o modelo Heckscher-Ohlin, a produtividade da mão de obra determina os padrões de especialização e as possibilidades de comércio entre os países. II. A abertura do comércio ocasiona o aumento do preço relativo do fator trabalho em uma economia em que esse fator é abundante e reduz o seu preço na economia em que o fator capital seja relativamente abundante. III. C) Uma elevação no déficit orçamentário do governo resultará em uma piora no saldo de transações correntes, mantendo-se constante a diferença entre a poupança doméstica e o investimento privado.

D) Não existe relação direta entre o déficit orçamentário do setor público e os saldos líquidos das poupanças doméstica e externa. E) Um orçamento do setor público equilibrado implica que a diferença entre a poupança e o investimento privado deverá ser maior que a poupança externa. Questão 15: Suponha que a demanda doméstica por toalhas de algodão possa ser representada por Qd = 200 - 4P e a oferta doméstica possa ser representada por Qs = 16P. Se o preço mundial é de US 5 por toalha, a tarifa unitária para toalhas que o governo pode impor para eliminar completamente todas as importações deverá ser de: A) B) C) D) E) US$ 2,50 por toalha. Questão 17: Analise as seguintes afirmações quanto ao modelo ricardiano de vantagens comparativas e absolutas no comércio internacional.

I. A diferença entre as vantagens absolutas e comparativas consiste no tipo de custo que é levado em consideração na tomada de decisão sobre qual bem produzir. II. Há vantagens comparativas na produção de um bem quando ele possui menor custo de oportunidade, em termos de outros bens, no país do que em outros. E) Apenas item IV está correto. Questão 18: Estados Unidos e México são países que possuem insumos necessários para a produção de produtos têxteis e equipamentos eletrônicos. Entretanto, essas duas nações realizariam um melhor negócio se produzissem aquilo que mais sabem fazer e adquirissem as mercadorias restantes. Por simplicidade, vamos supor que cada país produza esses produtos com um só insumo: trabalho. A tabela a seguir apresenta as necessidades unitárias de trabalho na produção de roupas e computadores dos dois países em questão.

Assumindo que o preço internacional da aeronave (medido pela quota-parte das ações negociadas internacionalmente em bolsa de valores) seja igual ao preço internacional dos produtos têxteis (também medido pela cotação média das ações negociadas em bolsa de valores), ou seja: Aponte o preço médio dos fatores de produção capital (r) e trabalho (w), demonstrando os cálculos. Preço Médio dos Fatores de Produção Filipinas = (UC) 6. UC) = $2 Preço Médio dos Fatores de Produção Estados Unidos = (UC) 9. UC) = $2,25 Capital (r) = $15. Trabalho (w) = 7. I - Segundo Comte, a ciência permite descobrir leis regulares a partir dos fatos que estão ao alcance da percepção humana e não de qualquer especulação metafísica. II - Segundo Comte, a natureza deve estar a serviço do homem e a sociedade, graças à ciência.

III - Segundo Comte, a ciência mostra leis que se alteram todo o tempo, sendo impossível o conhecimento verdadeiro. É correto o que se afirma em: A) I e II apenas. B) I e III apenas. Já no século XIX, as ciências humanas são inventadas, tendo algumas das suas características estabelecidas por uma concepção de saber científico denominada positivismo. Assinale a alternativa que apresente as características do positivismo. A) O subjetivismo, a intuição, a experimentação e a objetividade. B) A experimentação, a intuição, a sensibilidade e a objetividade. C) O empirismo, a objetividade, a experimentação e a validade. À luz dos parâmetros metodológicos adotados em pesquisa social, é correto afirmar que: A) O enunciado II representa um tema bem delimitado para pesquisa.

B) Os enunciados I e II são os únicos temas bem delimitados. C) O enunciado III representa um tema bem delimitado para pesquisa. D) Os enunciados II e III representam temas bem delimitados para pesquisa. E) Nenhum dos enunciados apresentados é bem delimitado para pesquisa científica. C) Apenas I e II são problemas de pesquisa científicos válidos. D) Apenas III é problema de pesquisa científico válido. E) Nenhuma das afirmações apresenta problemas que podem ser considerados como válidos. Questão 28: Leia atentamente o trecho proposto. “Muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição; rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de dispor de conhecimentos metodicamente elaborados e, portanto, mais confiáveis.

III. Na Grécia Antiga, observamos que o conhecimento científico começa a se objetivar e a se separar de seu referencial religioso. Assim, é possível dizer que: A) Somente as afirmativas II e III são corretas. B) Todas as afirmativas são incorretas. C) Somente a afirmativa III é correta. Tendo como referência o texto lido, examine as afirmativas seguintes. I - A afirmação de Mill apresenta as características essenciais do falseacionismo, principalmente no que se refere às “causas perturbadoras” e “compensações”. II - O foco de Mill está na correção das suposições e não das previsões, o que constitui característica do verificacionismo. III - A referência às causas perturbadoras cria condições para que a validade da teoria não seja testada, característica importante do verificacionismo.

É correto o que se afirma em: A) I e II apenas. I - O texto acima refere-se ao falseabilismo de Popper, já que este afirma que não testamos a validade das teorias. II - O texto ressalta o caráter irracional da escolha entre diferentes paradigmas através do tempo. III - A frase retrata a visão verificacionista, na qual previsões e testes não validam uma teoria, já que é necessário checar a presença de causas perturbadoras e as condições de aplicabilidade. É correto o que se afirma em: A) I e II apenas. B) I e III apenas.

38 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download