Radiofrequência sobre fibra óptica

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

O PROBLEMA 4 2 OBJETIVOS 4 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4 3 JUSTIFICATIVA 5 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 4. ARQUITETURA 6 4. A TECNOLOGIA RoF 9 4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO RoF 10 4. TECNOLOGIA ROF A tecnologia RoF possibilita a difusão de sinais de radiofrequência em conexões de fibra óptica, “casando” os atributos das redes sem fio e as possibilidades da fibra. Isso permite que se tenha os benefícios dos dois sistemas, resultando em uma solução de grande mobilidade, pequena atenuação e grande largura de faixa (RIBEIRO, 2012). Um cenário possível para sistema RoF é a diminuição da infraestrutura utilizada em Estações Rádio Base (ERBs), que são formadas por estações centrais de processamento (Central Stations - CS) e por unidades remotas (RU - Remote Units), conectadas por fibra óptica. O RoF apresenta um sinal de RF modulado por uma portadora ótica, que é conduzido numa fibra ótica e chega a um fotodetetor.

A principal utilização é trazer simplificação para as BSs (Base Stations), pois, o processamento dos sinais transmitidos é feito pela CS. As duas faixas laterais estão posicionadas na frequência da portadora de rádio, distante da portadora óptica. Depois da detecção na estação base, o sinal é restabelecido por meio de detecção direta utilizando um fotodetector de grande velocidade de resposta. Este tipo tem a vantagem de descomplicar o projeto da BS e, mais do que isso, permite o controle centralizado. Possui como empecilhos, a obrigação do uso de técnicas de modulação óptica de grande velocidade, a influência significativa da dispersão cromática na detecção dos sinais e a precisa de fotodetetores de alta velocidade para mudar o sinal ótico modulado de volta para RF (NETO, 2014).

• IF-sobre-fibra (Intermediate Frequency-over-fiber): os sinais de rádio são transformados na CS para uma frequência intermediária menor, antes da difusão ótica. Fonte: Neto, 2014 A implementação do RoF tem as suas dificuldades, que são distribuir, de maneira eficiente, os sinais de rádio, utilizando um funcionamento simples e um design compacto da BS para isso. Desta forma, entre os três esquemas, o RF-sobre-fibra possui um potencial maior para facilitar o design da BS desses sistemas (NETO, 2014). A TECNOLOGIA RoF O RoF usa um enlace de fibra óptica para transmitir sinais produzidos por um sistema de radiofrequência. Em alguns casos, podem ser usados sinais analógicos de frequência intermediaria para difundi-los sobre a fibra. Dessa maneira, após a foto detecção, os sinais de FI precisam ser eletronicamente transformados para o domínio de rádio, antes de serem emitidos pela antena.

O uso de toda a largura de faixa possibilitada pela fibra é somente restringido pelos equipamentos eletrônicos que estão no sistema. • Eficiência de consumo: BS menos complicadas, diminui a quantidade de equipamentos usados, minimizando também a potência utilizada. • Imunidade às interferências eletromagnéticas: por transmitir somente sinais ópticos. • Transparente ao formato de modulação utilizado: possibilita enviar sinais com modulações sem restrições, isto é, consente a distribuição de serviços distintos concomitantemente (NETO, 2014). • Estações base simplificadas: graças ao fato da maior parte dos equipamentos complexos (equipamentos necessários na geração da portadora, modulação e multiplexagem) ficarem na CS, a BS precisa de pouco processamento de sinal, podendo torna-la mais simples (TEIXEIRA et al. J. R. S. Geração e propagação de sinais rádio sobre fibra (RoF).

Trabalho Final de Mestrado para Obtenção do Grau de Mestre em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações. E. M. N. Desenvolvimento e teste de sistemas rádio-sobre-fibra ótica utilizando sinais SC-FDMA e OFDM. Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. br/dica_sys/pdf/P2014-32. pdf>. Acesso em: 11 mar. RIBEIRO, G. S.

191 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download