RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS NA REDUÇÃO DE FIBROSE CICATRICIAL NO PÓS OPERATORIO CIRÚRGICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Metodologia: Esta pesquisa trata-se de uma revisão da literatura a partir de artigos científicos indexados nas bases de dados da saúde Scielo, Lilacs e PubMed em um coorte temporal dos últimos 10anos, entre 2010 e 2020. Este estufo foi desenvolvido nos meses de agosto a outubro do ano de 2020. Resultados e Discussão: Mediante a leitura dos periódicos científicos selecionados emergiu-se três categorias: o papel do fisioterapeuta na redução cicatricial, recursos manuais utilizados na redução cicatricial e sua eficácia e a importância do tratamento precoce para redução cicatricial. Considerações Finais: Foi evidenciado a fricção transversa profunda de ciriax, massoterapia, crochetagem, drenagem linfática manual e a utilização de bandagens neuromusculares como recursos terapêuticos manuais utilizados no tratamento de fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico bem como o papel do fisioterapeuta na implementação do tratamento e sua importância para um tratamento precoce contribuindo para melhores resultados no que tange a redução cicatricial.

Palavras Chave: Fibrose; Fisioterapia; Cicatrização. Diante do exposto, relacionados as sequelas teciduais de procedimentos cirúrgicos, a literatura cientifica afirma a eficácia de recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia como a drenagem linfática manual, técnicas da massagem clássica, crioterapia e a utilização da cinta compressiva na aceleração da cicatrização, visto que estas técnicas promovem o reparo tecidual, a melhora no aspecto da cicatriz, contribui para o alivio da dor, reduz edema e minimiza possíveis complicações, promovendo assim uma fase de pós-operatório de maior rapidez e menos sequelas auxiliando o paciente ao retorno as atividades de vida diária (JALES, 2017). Este estudo justifica-se pela necessidade de maior atenção e cuidado no pós operatório de uma cirurgia visto a possibilidade de amenizar sequelas superficiais e profundas estéticas e assim contribuir para o resultado final desejado, seja de cirurgias reparadoras ou de necessidade clínica promovendo melhor conforto e satisfação para o paciente.

Assim, baseado no que foi descrito, formulou-se a seguinte questão norteadora: Qual as evidências cientificas acerca de recursos terapêuticos manuais na redução de fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico? Visto a importância e complexidade desta temática, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar quais os recursos fisioterapêuticos manuais utilizados na redução da fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico e como objetivos específicos descrever o papel do fisioterapeuta na redução cicatricial bem como a importância do tratamento precoce para um resultado satisfatório a partir de uma revisão da literatura em um coorte temporal de 2010 a 2020. METODOLOGIA A presente pesquisa consiste em uma revisão da literatura. Este método baseia-se em material já elaborado em livros e artigos científicos tendo como principal vantagem permitir ao investigador uma ampla pesquisa e análise de forma completa, o que poderia não ter consistência se fosse feita de forma direta (BOTELHO, CUNHA, MACEDO 2011).

No primeiro momento foram recuperados 67 artigos científicos, após refinamento da busca e extração dos artigos conforme critérios de inclusão e exclusão, apenas 07 dessas publicações foram cuidadosamente selecionados pois estavam melhor relacionadas a questão norteadora e ao tema escolhido da pesquisa. A figura I mostra de forma criteriosa a escolha dos artigos: Registros de identificação das bases de dados da saúde Total = 67 Scielo 22 PubMed 29 Lilacs 16 Artigo não selecionados Ano de publicação = 21 Apenas resumos = 8 Artigos de revisão = 17 Editorial = 01 Tese = 02 Total = 49 artigos Artigos selecionados Total = 18 artigos Artigos excluídos Duplicatas = 02 Título = 05 Resumo = 04 Total = 11 Artigos incluídos na análise qualitativa Total = 07 artigos RESULTADOS Esta revisão seguiu-se pela análise de sete artigos que investigaram acerca dos recursos terapêuticos manuais na redução cicatricial pós operatório cirúrgico entre os anos de 2010 a 2020.

Os periódicos analisados foram descritos em título do periódico, autor/ano, método, revista de publicação e objetivo dos artigos como estão apresentados na Quadro I: 01 TÍTULO AUTOR/ ANO OBJETIVOS MÉTODO RESULTADOS Avaliação clínica e por subtração digital fotográfica dos efeitos do ultrassom e massoterapia em fibrose tecidual tardia pós-operatória à lipoaspiração PIVETTA et al. Verificar os efeitos do ultrassom contínuo e da massoterapia sobre a fibrose tecidual pós-lipoaspiração. Qualitativa Foi concluído que a aplicação combinada de massoterapia e ultrassom se mostrou eficaz na redução de fibrose tecidual no pós-operatório de lipoaspiração. O uso do linfotaping, terapia combinada e drenagem linfática manual sobre a fibrose no pós-operatório de cirurgia plástica de abdome CHI et al.

Identificar os efeitos distintos no tratamento da fibrose secundária no PO de abdominoplastia. Quantitativa Qualitativa Prospectivo DLM associada ao linfotaping na fase proliferativa do reparo tecidual e DLM associada à terapia combinada e linfotaping na fase de remodelação ressaltaram resultados consideráveis na redução de fibroses secundárias a cirurgias de abdominoplastia. Punchtape em fibroses cicatriciais pós-lipoaspiração um relato de caso PAULA, 2017 Descrever os efeitos do Punch Tape no tratamento de fibroses e aderências cicatriciais no PO de lipoaspiração Estudo de Caso Os principais achados foram a redução do aspecto da fibrose após realização de sessões de fisioterapia concomitantemente ao uso do Punchtape. Os artigos selecionados foram dos anos 2011 (PIVETTA et al. complementam este estudo afirmando que diferentes recursos da fisioterapia têm se mostrado eficaz na modulação da resposta inflamatória e cicatricial prevenindo o acúmulo de colágeno exacerbado na incisão cirúrgica.

Dentre os recursos utilizados pela fisioterapia, os autores Louro e Simões (2012) referiram que o tratamento baseado na Fricção Transversa Profunda de Ciriax aliada a Compressão-Amassamento no pós operatório cirúrgico auxiliou de forma significativa na redução do grau de aderência cicatricial, esta técnica realiza a manipulação sistemática dos tecidos corporais de modo a afetar mecanicamente as fibras de colágeno alongando e reorganizando-os reduzindo aderências e cicatrizes. Pivetta et al. corroboram afirmando terem obtido resultados positivos e resolutividade no tratamento de fibrose tecidual a partir da massoterapia no tratamento pós operatório de lipoaspiração, esta técnica produz estimulação mecânica dos tecidos sendo realizada na pele com aderências a tecidos adjacentes e na formação de tecido fibroso com movimentos de fricção visando amolecer os tecidos fibrosos remodelando também o tecido adiposo ocasionando a liberação de aderências, age ainda no alivio do estresse, alivia dores, previne deformidades.

Foi encontrado a crochetagem como uma das técnicas utilizada na redução cicatricial, liberação de aderências, fibrólises e tratamento de algias do aparelho locomotor por meio da utilização de ganchos para tracionamento e mobilização sobre a pele, consiste em um tratamento indolor e geralmente usada como complemento para as variadas terapias da fisioterapia. complementam que quanto mais tardio for o tratamento, pior o prognóstico, a vista que todas as fases de cicatrização já estão acentuadas, assim como a desorganização de colágeno também, o que dificulta reverter e obter uma melhora significativa no pós operatório tardio. Assim, o adiamento ou não realização do tratamento fisioterapêutico no pós-operatório imediato além de comprometer o resultado final de uma cirurgia, priva o paciente de uma recuperação tecidual mais rápida, saudável e com menos comprometimento físico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A presente pesquisa evidenciou os recursos terapêuticos manuais utilizados no tratamento de fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico bem como o papel do fisioterapeuta no tratamento e sua importância para um tratamento precoce de forma a proporcionar melhores resultados no que tange a redução cicatricial. Assim, pode-se afirmar que os objetivos desta pesquisa foram alcançados. Este estudo apresenta como limitação a extrema escassez de estudos originais relacionados a temática, dificultando a procura e seleção dos artigos mediante aplicação de critérios de inclusão e exclusão. com>. Acesso em: 20 set. BARDIN Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. R. CUNHA, C. C. A. MACEDO M. n. p. Disponível em: <https://portalatlanticaeditora. com.

br/index. Edição ATLAS. ª ed. Disponível em: < http://lelivros. love/book/baixar-livro-fundamentos-de-metodologiacientifica-eva-maria-lakatos-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/#tab-reviews>. Acesso em: 30 de abril de 2020 LOURO, Janaina Alves, SIMÕES Naudimar di Pietro, ZOTZ Talita Gianello Gnoato. et al. Prevalência e tratamento fisioterapêutico de deiscências da ferida operatória após cirurgias plásticas: análise retrospectiva. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. v. n. p. Disponível em: <http://www. portalatlanticaeditora. com. br/index. php/catussaba/article/view/554>. Acesso em: 26 de set. VIDAL, Pedro et al. Gerenciando complicações de abdominoplastia: uma revisão da literatura. ArchPlastSurg.

174 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download