RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE LICENCIATURA EAD

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Química

Documento 1

Oferecem cursos de ensino fundamental, médio, curso supletivo regular, educação profissional em habilitação de técnico em prótese dentária, nutrição e dietética, enfermagem, administração de empresas, informática, radiologia médica e auxiliar de enfermagem, com suas grades curriculares devidamente autorizadas pelos respectivos Conselhos Regionais, além de oferecer o curso Pré-Vestibular do APROVEST. O prédio da unidade escolar possui trinta salas de aula que comportam aproximadamente sessenta alunos, todas possuem ventilador e/ou ar condicionado e quadros/lousas em bom estado de conservação para utilização. O colégio possui salas de vídeo, quadra de esportes, sala de informática e recursos audiovisuais, biblioteca e um excelente laboratório de química. Todas as salas são equipadas com datashow e possuem excelente iluminação.

Além disso, o colégio conta com estágio nos hospitais da região, centro médico vinculado à escola e área de lazer de 1. Cada docente tem suas peculiaridades no trato para com as turmas e notar isso em outros professores é muito interessante. A forma de atrair a atenção para a atividade, o tom de voz, o modo de explicar, como faz uso das ferramentas didáticas, tudo isso compõe o ser professor. E se tratando de ciências, alguns aspectos que observei e considerei pertinentes: O apreço pelo conhecimento prévio e o uso de vários materiais contextualizados (vídeos, jogos didáticos, etc. como apoio. Pude perceber a importância da aplicação de ferramentas diferenciadas de modo a proporcionar outras formas de aprendizagem que não sejam pautadas unicamente no discurso do professor.

O que talvez gere uma desmotivação das turmas em realizar as tarefas. Mas de modo geral as aulas transcorrem dentro da normalidade. Silvana (6ºB, 7ºA, 7ºB, 7ºC): Também uma profissional com grande experiência de sala. Tem uma personalidade cativante e uma didática excelente. Busca sempre manter o controle das situações em sala e possui uma ótima característica de ouvir o que os alunos tem a contribuir para a aula em questão. o ensino de Ciências deve ser planejado para que os estudantes participem do processo de construção dos conceitos científicos e das ideias relativas à natureza das Ciências; que desenvolvam habilidades relacionadas às investigações científicas (. E, para que essas habilidades sejam promovidas nos estudantes, diversas estratégias e abordagens de ensino podem e devem ser utilizadas pelos professores em suas salas de aulas.

FOCO 1 – Atividade de observação (13/04/2018) Nos dois últimos tempos de aula do dia, entrei na turma 8ºC onde Teresa já se encontrava em sala. Ocupei meu habitual lugar mais ao fundo da sala de modo que tinha um ponto de vista mais geral da aula. Antes de começar, a professora havia me informado que naquele dia aconteceria uma atividade valendo nota. E terminou com o seguinte: “- Se continuar assim vai estar aqui de novo ano que vem. ” Assim que o primeiro sinal tocou mais alguns alunos foram se levantando, entregando suas avaliações e indo embora. Esse episódio foi interessante para expor a problemática do desinteresse dos alunos. Oliveira (2005) discute que a princípio esse problema passa pela interação professor-aluno e as expectativas que advém disto.

Ela destaca a existência de uma espécie de consenso sobre os comportamentos que se espera de um aluno e de um professor, onde parte-se do princípio que o “bom professor” é o que domina o conteúdo, escolhe formas adequadas de apresentar a matéria e tem bom relacionamento com o grupo. ” “- Porque a gente precisa de energia para fazer as coisas. ” E por fim minha última questão: Se nós comemos para ter energia, como as plantas “comem”? Pedi para que escrevessem alguns palpites e como avaliação, sugeri que fizessem um trabalho de pesquisa sobre como as plantas obtém energia e do que elas precisam para isso a ser apresentado para os colegas. Silvana ao longo da atividade fazia alguns comentários que julgava pertinente e aproveitou para fazer pequenas explicações.

Concluímos a atividade no pátio e retornamos à sala de aula para que Silvana pudesse resolver e tirar dúvidas acerca dos exercícios deixados como atividade para casa da última aula. Essa aula foi muito atraente, pois conseguimos trazer o elemento da contextualização para a aula ao mesmo tempo em que fazemos uso de espaços não formais para ensinar. Rio de Janeiro: UFRJ,1993. BRASIL. Lei nº 11. de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: <http://www. educabrasil. com. br/transposicao-didatica/>. Acesso em: 15 de mai. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. Belo Horizonte), Belo Horizonte , v.

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