RELATÓRIO DE ANÁLISE: Estratégias e impactos do Trabalho Remoto para as pessoas e sociedade

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Uma forma de proteção aos trabalhadores desenvolvida na crise sanitária de 2020 foi a generalização do home office, que se mostrou um mecanismo eficaz para manter a produtividade mesmo sob exigências sanitárias severas de isolamento social. A seguir apresenta-se uma análise crítica das principais oportunidades e desafios deste momento histórico para uma instituição financeira. MATRIZ SWOT A fim de evidenciar as oportunidades e os desafios associados à transição para as práticas produtivas de home office no setor financeiro foi elaborada uma análise de conjuntura do tipo SWOT, a qual mostra que a crise sanitária originada pela pandemia de Covid19 trouxe desafios ao setor financeiro, tais como as lastimáveis perdas de recursos humanos estratégicos por questões sanitárias, isolamento social com restrições ao deslocamento, queda da atividade econômica, aumento no desemprego e na inadimplência.

Não obstante, a conjuntura atual também oferece oportunidades para ampliação do setor financeiro na área de e-comerce, avanço tecnológico para a aplicação de novas tecnologias associadas aos serviços personalizados, redução de custos, flexibilização da legislação trabalhista e incentivo do Estado para a manutenção do emprego e renda, conforme representado no Quadro 1: Quadro 1 – Análise SWOT para o Banco XYV pós- Covid19 AMBIENTE EXTERNO Oportunidades Ameaças • Crises abrem espaço para soluções criativas • Demanda por serviços personalizados • Expansão do e-comerce • Flexibilização da legislação trabalhista • Estímulo do Estado à manutenção do emprego e renda • Redução de custos • Perda de recursos humanos estratégicos por questões sanitárias • Restrições ao deslocamento • Isolamento social • Queda da atividade econômica • Aumento das taxas de desemprego • Aumento da inadimplência AMBIENTE INTERNO Pontos fortes Pontos fracos • O Banco XYZ já iniciara um processo de desburocratização, visando serviços virtuais • Instituição com reputação consolidada • Ampla carteira de clientes • Aumento da demanda por novos serviços • Redução de custos • Não estávamos prontos para trabalhar em home office • Falta de qualificação do pessoal para trabalhar com as novas tecnologias • Alta taxa de funcionários compondo o grupo de risco para Covid19 • Carência de métricas específicas para avaliar a produtividade em home office Fonte: Verschoore (2020) Destacam-se como fragilidades do Banco XYZ, na atual conjuntura, o fato de que seus recursos humanos e tecnológicos ainda não estavam prontos para trabalhar em home office, ou para uma demanda crescente por virtualização dos serviços.

Este aspecto crítico é reforçado pela falta de qualificação do pessoal para implementar as novas tecnologias e pela carência de métricas específicas para avaliar a produtividade em home office, a despeito de ter sido percebida uma importante redução nos custos operacionais, associada à virtualização de processos. Fonte: Costa (2020) e Sicsú(2020) O estado depressivo da economia brasileira e mundial levaram a OIT (BRASÍLIA, 2020) a convocar governos, empregadores e trabalhadores a pactuar um compromisso generalizado em favor do emprego digno. São mecanismos de enfrentamento à crise recomendados pela OIT, que cabe ressaltar quanto à gestão dos Recursos Humanos: • o diálogo social, permitindo que as novas tecnologias sejam inseridas nos processos produtivos de forma colaborativa, proativa e favorecendo o trabalho em casa home office, que reduz a necessidade de deslocamento dos trabalhadores; • respeito às normas trabalhistas, uma vez que a flexibilização das exigências legais não diminui a responsabilidade social da empresa; e • foco no emprego pleno e produtivo em empresas sustentáveis.

Os técnicos da organização alertam que não existe uma saída meramente sanitária para a crise, mas que as soluções devem ser também econômicas, sociais e ambientais, focadas na geração e manutenção do emprego em condições de sustentar a dignidade humana, reduzindo as vulnerabilidades reveladas pela pandemia, relativas principalmente às mudanças climáticas, à informalidade, desigualdade e falta de proteção social dos mais pobres. ADESÃO AO BEM O enfrentamento da crise, no Brasil, levou à criação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), ao qual o Banco XYZ aderiu como forma de reduzir a jornada de trabalho, associada à redução salarial, por meio de acordo trabalhista individual que flexibiliza as obrigações e permite suspensão temporária de contratos.

O programa traz impacto negativo na folha de pagamento, reduzindo os encargos trabalhistas, uma vez que o Estado contribui com parte dos salários. Como os serviços ao cliente continuaram, em grande parte, sendo oferecidos na modalidade virtual, a adesão ao programa BEm se mostrou bastante vantajosa para o Banco XYZ. RESPONSABILIDADE SOCIAL A adoção do home office em 2020 pelo Banco XYZ se mostrou uma medida eficiente em relação à demanda por medidas sanitárias e jurídicas emergenciais, necessárias para o enfrentamento da pandemia de Covid19. Se consideramos a sustentabilidade em uma perspectiva ideológica, enquanto forma de dominação que permite a defesa dos interesses financeiros de quem a defende, como propõe Souza, Woitas, Zanoni e Chiba (2018), pode-se argumentar que o teletrabalho é uma medida sustentável, uma vez que sua aplicação permitiu uma rápida adaptação dos funcionários às novas tecnologias, função esta que demandaria recursos financeiros e humanos em treinamento, recrutamento e seleção.

No mesmo sentido, nota-se que os trabalhadores em home office não se dedicam menos ao trabalho, fornecendo inclusive aumento de produtividade em alguns casos. Outrossim, recursos de infraestrutura, como energia, água, materiais de higiene e espaço físico são suportados pelos funcionários em home office com recursos próprios, de maneira que há uma socialização dos custos fixos da instituição, permitindo incremento de lucro e aumento na sustentabilidade econômica do empreendimento. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desemprego. Disponível em: https://www. ibge. htm. Acesso em: 8 out. COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, [S. Revista Portuguesa de Educação, [S. L. v. n. p. p. ago. FapUNIFESP (SciELO). doi. org/10. org/10. ijcm. VERSCHOORE, Jorge Renato.

A coordenação de esforços coletivos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus: um estudo de caso sobre o hackathon hack for brazil | covid-19. Read.

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