Relatório de Análise Experimental do Comportamento

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Para isso, foi utilizado a teoria da Análise do comportamento, que tem como um de seus princípios a possibilidade da modificação do comportamento através do condicionamento operante. Iniciamos o experimento registrando o nível operante do sujeito experimental, depois o treino do uso ao comedouro e posteriormente iniciamos a modelagem e o reforço contínuo. A modelagem foi efetuada com a técnica de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas, que consiste em reforçar todos os comportamentos próximos do comportamento alvo pré-estabelecido. Todos os passos foram registrados e disponibilizados nos gráficos que se encontram neste trabalho. Concluímos que foi atingido nosso objetivo de modificar o repertório comportamental do sujeito experimental, inserindo o novo comportamento de pressionar a barra para obter alimento.

Equipamentos 6 2. Procedimento I – Registro do Nível Operante e Treino para uso do alimentador 7 2. Procedimento II – Modelagem 7 2. Procedimento III – Reforço Contínuo 8 2. Procedimento IV – Registros Cumulativos 8 3 RESULTADOS 8 4 DISCUSSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 1. Ainda segundo estes autores, para que um novo comportamento seja ensinado, é necessário fazer o uso da modelagem, que consiste na mudança gradual de determinado comportamento até atingir o comportamento alvo. Em outras palavras, uma vez que o objetivo seja o de que o sujeito experimental pressione a barra para obter alimento, todo comportamento emitido por ele que seja próximo do comportamento alvo será reforçado, e o nome que se dá a esta técnica é reforçamento diferencial de aproximações sucessivas. Desta maneira, uma vez que o comportamento alvo tenha sido atingido, o sujeito será reforçado imediatamente.

É importante destacar que quanto mais próximo o reforço estiver do comportamento, mais eficaz ele será. Neste sentido, o objetivo deste experimento é o de efetuar a modelagem do comportamento do sujeito experimental Sniffy, através do reforço diferencial por aproximações sucessivas, afim de que ele pressione a barra de sua caixa para obter alimento. CRF Como continuidade da modelagem, demos prosseguimento no experimento quando o comportamento alvo foi atingido. Uma vez que o sujeito experimental pressionou a barra e foi reforçado com uma porção de alimento, reforçamos continuamente o seu comportamento de pressionar a barra para que este comportamento fosse de fato inserido em seu repertório comportamental. Registros Cumulativos Esta atividade consiste em registrar os comportamentos modelados no sujeito experimental, com a finalidade de comparar os registros do nível operante com os registros após a modelagem do novo comportamento.

Esta etapa é essencial pois permite verificar a eficácia das técnicas aplicadas durante os exercícios. MÉTODO 2. Acoplados ao computador estavam os seguintes equipamentos: mouse, teclado, caixa de som e monitor de tela plana. Procedimento I – Registro do Nível Operante e Treino para uso do alimentador Após receber todas as orientações de nossa professora, iniciamos as primeiras etapas dos experimentos em análise do comportamento. Para isso, tivemos que realizar o registro do nível operante bem como o treino para o uso do alimentador. O registro do nível operante consiste em observar o sujeito experimental por quinze minutos para saber qual o repertório comportamental do sujeito observado. Para tanto, utilizamos uma folha de registro que se encontra no anexo 1 deste trabalho, lápis e borracha.

Iniciamos reforçando seus comportamentos de levantar-se na parede do fundo, e após começamos a reforçar próximo ao comedouro, pois uma vez que durante o treino ao uso do alimentador o sujeito já havia aprendido que o ruído produzia a obtenção de alimento, nós reforçávamos esses comportamentos de levantar-se próximo a barra. Efetuamos este procedimento até Sniffy pressionar a barra, o qual foi reforçado imediatamente com uma porção de alimento. Procedimento III – Reforço Contínuo Este procedimento tem como finalidade consolidar o comportamento aprendido pelo rato, isto é, fortalecer o comportamento de pressionar a barra para que sua frequência aumente e se estabeleça no repertório comportamental do sujeito experimental. Para isto, o programa estava configurado no modo automático para que ele liberasse o alimento automaticamente a cada vez que a barra fosse pressionada.

A cada vez que o rato pressionava a barra, anotávamos na folha de registro 1, que consta em anexo deste trabalho. Figura 3: Registro do CRF – Reforço Contínuo Figura 4: Comparação entre Nível Operante e Reforço Contínuo. DISCUSSÃO Concluímos que as práticas laboratoriais e seus resultados vão de encontro com os estudos realizados em sala de aula a respeito de Análise do Comportamento. A princípio, observamos o repertório do sujeito experimental sem qualquer tipo de interferência, e posteriormente iniciamos o treino para uso do alimentador, a modelagem e reforço contínuo. Notamos que o reforço contínuo é muito eficaz para que se estabeleça um comportamento desejado, pois o sujeito aprende que uma vez que determinado comportamento é emitido, ele será reforçado imediatamente.

Por isso, é importante salientar que, para que nossos objetivos fossem alcançados, todas as instruções tiveram que ser seguidas passo a passo, pois qualquer erro poderia ameaçar o êxito de nossos experimentos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

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