RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ELABORAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL - INOVAÇÕES DENTRO DA LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

APRESENTAÇÃO Inicialmente, para apresentar a literatura dentro do ensino infantil deve-se analisar a estrutura dessas leituras, pois elas estão fixadas em imagens ilustrativas, desenhos coloridos para que a criança leia com os olhos e com a mente ao mesmo tempo, os autores desde de sua criação buscaram instigar o interesse para que a leitura se torne algo leve além de estimular o gosto pela leitura desde cedo. Entretanto, alguns conteúdos encontrados dentro desses livros já deixaram a desejar, em algumas leituras infantis deveriam apresentar uma literatura mais leve, escritas simples para que a criança não se sinta inferior por não conseguir ler determinada palavra. Paulo Freire (2000) vê o ato de ler como uma forma de conhecer o mundo, afirmando que a leitura: “{.

não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da língua escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. p. OBJETIVOS O Objetivo geral: Aprimorar a leitura para o ensino infantil, implantando os métodos modernos ao movimentar as capacidades de controlar o consciente e criar uma realidade que acaba sendo uma junção de imagem mais linguagem. Os objetivos específicos: Propiciar que a criança leve as histórias para além dos muros escolares, incluindo este hábito na convivência familiar e assim a leitura sendo vista como algo essencial para o desenvolvimento do individuo.

METODOLOGIA Incluir a literatura no contexto escolar infantil irá permitir que o desenvolvimento criativo daquela criança prevaleça diante dos ensinos prestados no ambiente escolar e atribuindo métodos que auxiliem nesta descoberta, torna-se algo de suma importância que a gestão escolar deverá oferecer. Analisando tudo que fora supracitado, dentro do ensino infantil deverá ser impostas tais informações de uma maneira diferenciando pelo fato de estarmos em um momento diferente do contexto antigo. Montar um varal no pátio da escola com as lendas folclóricas brasileiras e demais gêneros literários. Reservar uma aula para explorar o varal e escolher as melhores histórias que serão lidas duarnte as rodas de leituras semanais. Todos os funcionários da escola poderão auxiliar na escolha dos alunos lendo alguns trechos da história para aqueles que possuiem dificuldade na leitura.

Trazer televisores para dentro da sala de aula e apresentar vídeos animados com as palavras silábicas e formas de leituras diferenciadas. Duas aulas para que todas as crianças da turma consigam aprender, ao menos, cinco palavras que passará no desenho e as leiam em sala de aula. mec. gov. br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos. pdf Acesso em 28 de novembro de 2021 SITE. A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança Disponível em https://meuartigo. Gestão Pedagógica. São Paulo Pearson Education, 2017. CASSINS, Ana Maria. Manual de Psicologia Escolar e Educacional. Curitiba. Como foi visto no projeto tido como referência, o método inicial fora o aprimoramento do educador, para que assim, o mesmo leve para dentro da sala de aula inovações que possamos auxiliar na aprendizagem do aluno.

Ou seja, nós, futuros docentes deveremos: • Ler livros, diariamente, de diferentes gêneros, para as crianças. • Contar histórias, diariamente, para as crianças. • Incentivam as crianças a manusear livros, revistas e outros textos. • Criar oportunidades prazerosas para o contato das crianças com as palavras e a escrita. Para salientar o que o projeto irá trazer, faz-se mister analisar ambas as turmas trabalhadas, inicialmente no 1° ano deve-se ser trabalha com diferentes tipos de texto, trabalhar a releitura de textos, e o trabalho em equipe, também são importantes objetivos para essa faixa etária, pois os alunos estão descobrindo a leitura e assim, o ato de repetição torna-se algo essencial para o seu desenvolvimento. Nesta série trabalhar com figuras, desenhos e abordagem das letras de uma forma colorida e divertida será essencial para chamar a atenção da criança para a leitura.

A formação e o conhecimentos das sibilas será o primeiro passo para conseguir formular uma palavra e conseguir dizer-lhe. Ressaltando também, que este é o momento da capacidade de concentração e disciplina do aluno, pois ele irá conseguir lidar com emoções que são narradas na história. Por outro lado, o 2° ano, mesmo sendo séries muito próximas, ambas possuem distintas formas de projetar sua aula quando refere-se a leitura. Iremos encontrar habilidades com decoração, possuir um criatividade diversas para manter o ambiente de leitura sempre colorido e com novidades, buscando aprimorar o ensino com a modernidade, por exemplo vídeos que contam a história escrita através de imagens e desenhos animados, método muito eficaz para manter a atenção do aluno.

Nós, recém formados, iremos alcançar um grande grau de conhecimento e de formas que podemos formar cidadãos que gostem da literatura como um todo.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download