Relatório de Estagio Ensino Fundamental Sociologia

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

O Plano de Trabalho do Estágio dos cursos de licenciatura tiveram que ser reformulados devido à situação mundial. Este relatório traz o desenvolvimento das atividades do Plano de Trabalho reformulado: • Atividade A - Ler os textos indicados; • Atividade B - Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP); • Atividade C - Conhecer a atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina; • Atividade D - Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia); • Atividade E - Pesquisar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais; • Atividade F - Elaborar 2 (dois) planos de aula, conforme campo de estágio.

A adaptação foi uma competência que se mostrou necessária neste ano. Os professores e a equipe pedagógica das escolas tiveram que se reinventar neste cenário para garantir que os alunos continuassem com sua educação. Este Plano de Trabalho reformulado reflete a nova realidade. Os movimentos de luta não pararam por todo Brasil, sociólogos, alunos universitários, professores, entidades representativas seguiram a luta promovendo mobilizações nacionais que buscavam articulações que envolveriam a Câmara dos Deputados, Senado Federal e Mec. Reuniões e encontros tinham o intuito de promover a discussão dos temas da aprovação da obrigatoriedade da sociologia no ensino médio, qualidade de ensino e a formação de professores, e se estenderam pelos municípios brasileiros através de fóruns, cursos e assembléias.

Resultando a conquista em 2008, onde a Lei nº 11. de 2 de Junho/2008, foi sancionada incluindo Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as series do ensino médio. Novos desafios são postos diante desta conquista, buscando a melhoria da aplicação da disciplina no ensino médio, qualificando a prática, projetos e pesquisas foram feitas para lidar com esta nova realidade. Para o desenvolvimento de atividades de analise de temas que advém da sociedade se faz necessário anteriormente ter contato com as teorias clássicas e contemporâneas para ter base para refletir o cotidiano. Existem orientações para qualificar o ensino a partir de dois pensadores, são eles Marx e Gramsci apresentam em suas teorias o modelo dialético de ensino, onde partimos das problematizações da realidade posta, relacionando com a teoria, gerando um movimento de investigação.

Problematiza-se o senso comum x conhecimento cientifico. Além de Gramsci e Marx, outros autores clássicos apresentam base para pensar a realidade. Cabe o professor escolher de onde partir na sua pratica pedagógica para melhor orientar seus alunos a pensar seus contextos sociais, promovendo o pensamento crítico e o olhar sociológico para os temas problematizados da disciplina e do cotidiano. Deve ser frutos dos debates e das necessidades de mudança observada pelos educadores, um plano democrático e sempre atual. A escola está localizada num cenário social e político sempre aberto a novas modificações. Portanto, os valores não transitórios e a preocupação com as mudanças que atinjam as novas gerações devem ser constantes. A escola deve atuar como parceira da família no que se refere à formação do ensino formal e também da formação de valores humanos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. A Lei nº 13. modificou a LDB para aperfeiçoar o ensino médio. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? Em nossas leituras percebemos o quanto é significativo que cada estabelecimento de possa elabora um processo avaliativo funcional e adaptado a escola. Um processo de avaliação onde possam ser considerados e valorizados saberes oriundos das práticas pedagógicas forjadas no cotidiano da escola e da docência.

Quais outros documentos deverão ser considerados? O Livro de Registro de Classe, o Regimento Escolar, o Projeto Político-pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. A gestão escolar envolve então, de uma maneira sistêmica, todos os setores da instituição como: direção, supervisão escolar, orientação educacional. O processo educativo deve ser uma colaboração entre o educador, o aluno, os colegas e o setor pedagógico. Ao longo dos anos as práticas e tendências pedagógicas do Ensino foram sendo idealizadas com base nas visões de pensadores em relação ao contexto das sociedades em que estão inseridos, além de suas percepções de humanidade e de mundo.

A transversalidade e a interdisciplinaridade são maneiras integradas de pensar o conhecimento que com a tendência da especialização foram ficando cada mais fragmentados. Este olhar mais holístico pressupõe uma vontade de intervir e transformar a realidade. A reflexão sobre a temática da transversalidade deve ser orientada pela experiência dos educadores, dos alunos, pelo saber comunitário e pela vivencia do cotidiano. A transversalidade só tem sentido dentro de uma abrangência interdisciplinar do conhecimento. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? A sociedade de hoje vive uma grande transformação tecnológica, para não ser excluído e conseguir tanto um entendimento da realidade e obter uma colocação no mundo do trabalho o aluno deverá entender alguns preceitos contemporâneos.

Os quatro pilares são Problematização da realidade e das situações de aprendizagem; Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica; Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas, e Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. São temáticas complexas e que precisam de um trabalho integrado entre as áreas do conhecimento para que possam cumprir seu objetivo de formar cidadãos críticos, cientes da realidade ao seu entorno. ATIVIDADE E A partir da leitura do texto e da situação-problema nele apresentada, você deverá redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula. Analisando os valores que me foram passados no curso a instituição escolhida para meu estagio de final de curso é uma escola de periferia com uma proposta de inclusão pela educação e alicerçada no protagonismo dos alunos e de suas famílias.

Esta escola até pouco tempo tinha uma proposta tradicional focada no papel do professor e não do aluno. Pessoas transformam o mundo”. A maneira de construir uma metodologia ativa é planejar junto com os alunos uma aprendizagem que tenham significado tanto para eles como para suas famílias. Já havia conversado com os alunos para fazer um reconhecimento da turma e descobri alguns temas que eles estavam interessados, como informática e meio ambiente. A atividade de estágio sempre deixa os alunos das licenciaturas apreensivos e eu não era uma exceção. Ainda bem que a faculdade me deu base para que eu tivesse a compreensão dos Temas Contemporâneos Transversais. Pesquisei junto aos alunos os gostos de seus pais e planejamos atividades com as famílias. Quanto mais a escola era visitada pelos pais mais os alunos valorizavam a educação.

Foram vários meses e entendi na real o que significava metodologia ativa. Este estágio marcou para sempre minha atuação como educador e me modificou como ser humano. ATIVIDADE F A partir da situação-problema da atividade E, você deverá elaborar uma sequência de 2 (dois) planos de aula para uma turma fictícia,de acordo com seu campo de estágio. Após a explicação, os alunos realizarão uma atividade prática, em que deverão descobrir o carbonfootprin de seu alimento favorito: Pesquisar as emissões totais de gases de efeito estufa causadas pelas chegada de seu alimento favorito. Pesquisar se o alimento é cultivado nacionalmente, localmente e quanto custa o transporte e o total de gasolina gastado. Quanto custa o quilo. Se precisa de água e gás para cozinhar.

Quanto tempo leva para decompor a embalagem do produto. Lei nº 9. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684. htm BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. br/component/content/article?id=13558 BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec. edu/9682974/Ensino_de_Sociologia_desafios_te%C3%B3ricos_e_pedag%C3%B3gicos_para_as_Ci%C3%AAncias_Sociais.

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