RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli. Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli. Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli Blá blé bli < esta página é opcional > Sumário 1 Introdução 5 2. ATIVIDADES DE MAPEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA 7 2. – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA – MAPEAMENTO DA INSTITUIÇÃO CEDENTE 7 2.

Assim, a construção do conhecimento na área da educação busca, essencialmente, o aperfeiçoamento da prática, não mantendo-se exclusivamente no adensamento de produção teórica sobre o saber pedagógico, portanto, estas construções de experiência devem compor o pensamento e a ação dos professores e gestores educacionais (PÉREZ-GOMES, 1998). Dessa maneira, este estágio buscou compreender as relações que se dão na prática da gestão educacional, entender os problemas enfrentados e identificar deficiências e potenciais melhorias no enfrentamento de questões pontuais que compõem o dia a dia escolar. Sendo assim, é fundamental que se solidifique cada vez mais o conceito e a prática de gestão democrática nas escolas brasileiras, isso reflete-se na atuação política compartilhada entre pais, professores, funcionários e estudantes, contribuindo para, coletivamente, implementar a qualidade do espaço escolar e do desenvolvimento de todo o processo de ensino-aprendizagem.

todos os atos pedagógicos ou administrativos deverão ser determinados em conjunto por todos os envolvidos com a escola. Caminhar na direção da democracia na escola, na construção de sua identidade como espaço-tempo pedagógico implica o compromisso com o partilhamento do poder por meio de mecanismos de participação de toda a comunidade escolar (FONSECA, 2008, p. dois 3º anos, um 4º e um 5º ano do Ens. Fund. com um total de 68 alunos. À tarde existem em funcionamento três turmas (Ed. Inf. ENTREVISTA COM O GESTOR A entrevista com a gestora Patrícia Mello Leal Garrett foi realizada no dia 26 de novembro de 2020 de forma remota, através do uso do aplicativo de mensagens WhatsApp. Nesta entrevista buscou-se perceber quais são as práticas da equipe gestora em relação a pontos importantes que permeiam o cotidiano escolar, além de atentar-se sobre possibilidades de momentos de intervenção em situações que ainda não se encontram ideais de acordo com a gestão.

A diretora Patrícia apontou todos os elementos que compõem a estrutura organizacional e espacial da escola como apresentado no capítulo anterior “Atividades de mapeamento e identificação da escola - observação da escola”. Além disso, ela apresentou a visão pessoal e profissional acerca de temas que são essenciais para a vida educacional, como o processo de avaliação, acessibilidade, flexibilização de atividades, estratégias de ensino-aprendizagem, indicadores educacionais, currículo, organização do trabalho pedagógico, gestão democrática e participativa e formação continuada. A gestora durante a entrevista reforça que toda atuação da equipe responsável pela gestão da instituição educacional deve, sobretudo, ter como principal meta proporcionar, através de ações simples, resultados positivos à aprendizagem das crianças, priorizando a linguagem oral, a leitura e metodologia adequada às diversas áreas do conhecimento, favorecendo o sucesso escolar, porque quem mais se beneficia com corpo gestor preocupado com a qualidade da educação é o próprio educando.

Portanto, pensando no desenvolvimento de uma gestão cada vez mais democrática, o que motiva a realização deste projeto é buscar maneiras de conseguir de forma mais ativa a participação dos pais e familiares dos alunos da Escola Rural Municipal Prefeito Herculano Schimaleski no cotidiano escolar. Desta maneira, focar os esforços para trazer as famílias mais próximas à educação escolar das crianças é necessário para a formação plena dos indivíduos, pautando-se na cidadania, respeito e atuação direta. Além disso, dentro do escopo de Estágio Supervisionado na área de gestão, é uma oportunidade para o estudante conhecer e pensar sua atuação e contribuição na prática, identificando problemas e ajustes necessários dentro da vivência institucional. – PROJETO EM DETALHE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Tema: Gestão democrática e participação familiar Autor(es): Supervisor: O QUE? JUSTIFICATIVA A proposição de intervenção deste projeto busca contribuir para a intensificação da participação das famílias e comunidade na escola (alunos, pais, professores e funcionários) estudada, pois, durante a entrevista com a diretora Patrícia, foi destacada a necessidade do diálogo com a comunidade, principalmente, com a família, trazendo-os mais próximos ao cotidiano escolar e incluindo-os nos processos de participação, deliberação e decisão.

POR QUE? OBJETIVOS Geral: Expandir e intensificar a participação da comunidade nos processos cotidianos de deliberação e tomada de decisão que competem às lógicas educacionais da Escola Rural Municipal Prefeito Herculano Schimaleski. BIBLIOGRAFIA E/OU REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DOURADO, L. F. Gestão da educação escolar: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006. FONSECA, M. PÉREZ-GÓMEZ, A. I. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G; PÉREZ GÓMEZ, A. Normalmente a gestão democrática acaba por propor a descentralização e a construção da autonomia, na escola temos a equipe de gestão que possui um compartilhamento com os professores e com isso os mesmos precisam participar, pois ao comprar materiais a escola precisa fazer diferente da secretaria da educação, pois nota-se que os professores é que serão os responsáveis por desenvolverem os projetos dentro das salas de aula.

A professora ainda fala que os rankings das escolas dependem do IDEB, mesmo com elas sendo necessária, a professora considera que a mesma seja deplorável, pois não se deve avaliar a escola para que a mesma seja ranqueada e sim para que os alunos possam permanecer na mesma e saber como os mesmos estão se desenvolvendo em relação ao curriculum escolar. Para a professora a escola de sucesso é aquela que todos possuem iguais condições de sucesso e com isso consiga-se ocorrer uma promoção de todos e se a escola fica feliz com a reprova de apenas 10% dos alunos a escola precisa repensar sobre como está agindo e quais são esses alunos, pois um estudioso diz que todos podem aprender, basta que o aluno tenha a oportunidade e muitas vezes se vê que a escola não funciona bem, pois não se tem a gestão para que se consiga promover todos os alunos, para isso é importante que se verifique, os meios e os resultados juntos para que se consiga fazer com que os alunos consigam atingir o que é necessário.

A gestão fez parte da vida da professora e por conta do trabalho na secretária a mesma começou a ajudar a direção em ações necessárias e realiza tanto a parte de gestão como atuando como professora, portanto ela aprendeu muito sobre aluno com a junção dessas duas funções. Estrutura organizacional da escola - https://youtu. be/WhvyRmJatRs Diretor que não decide tudo sozinho, professores que trabalham em parceria e currículo que considera o aluno sujeito de seu próprio aprendizado. Para Vitor Paro, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), esses são elementos fundamentais na construção de uma escola democrática. Um modelo de ensino que, ao estimular o trabalho coletivo, forma cidadãos autônomos e críticos.

Na entrevista o professor ainda deixa claro que "Isso contrasta com o que se vê na maioria das escolas, nas quais o poder é centralizado e se tem a falsa ideia de que basta que uma criança esteja na sala de aula para que ela aprenda". A escola brasileira erra ao definir seus objetivos. Os meios têm de ser adequados aos fins. E a finalidade da Educação, para mim, é formar indivíduos e cidadãos. Ora, isso sim é um objetivo democrático. Então, as maneiras eleitas para atingi-lo não podem ser contraditórias a essa meta. Parece-me muito mais interessante uma escola em que as decisões e as responsabilidades estão a cargo de um coletivo - e não ter apenas uma pessoa respondendo por tudo.

É claro que esse não é um trabalho solitário, mas democrático. Uma boa gestão escolar promove parcerias entre a equipe: ela envolve professores (as), coordenadores (as), orientadores (as), funcionários (as) e as famílias no processo de tomada de decisão. Na gestão administrativa e financeira, o (a) gestor (a) escolar fica responsável pela distribuição dos recursos da escola. Ele (a) administra a documentação escolar, os materiais pedagógicos e mesmo a estrutura do colégio – o que inclui a manutenção de equipamentos, espaços e objetos que pertencem ao patrimônio escolar. Por fim, é o gestor ou a gestora quem estabelece as regras e rotinas da instituição. Levando informações a serem discutidas em conjunto com as famílias, atentando-se para informar e trabalhar de forma educativa e orientadora com os pais.

Aproveitando a já existente APMF e Conselho Escolar na instituição, a equipe gestora deve realizar um trabalho de avaliação sobre as metas propostas em reunião, definir ajustes necessários e prosseguimento de ações em conjunto, ao mesmo tempo que expõe de forma transparente os usos de recursos financeiros e toma sugestões destes grupos internos de aplicação destes recursos. Tendo as famílias informadas e sugerindo rumos dentro da escola a cada quinze dias possibilita uma contínua interação e participação no cotidiano da instituição. Sendo assim, a relação entre a Família e a Escola se tornam mais próximas e, pretende-se assim, que o aluno se sinta mais amparado, com autoestima mais elevada, engajado nas ações escolares e, portanto, espera-se que seu desempenho escolar e social se desenvolva positivamente.

Conclusão A realização do Estágio Supervisionado foi fundamental para entrar em contato com situações e práticas que são cotidianas na vida do profissional da educação e do gestor. Projeto de intervenção pedagógica na escola - PDE). Jacarezinho: UEPG, 2008. Disponível em <www. diaadiaeducacao. pr. G; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

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