RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO PROJETO PRÁTICO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

Através das intervenções é possível compreender que os alunos conseguem absorver melhor todo o conteúdo que é exposto nas aulas expositivas que demandam uma grande quantidade de conteúdo a ser decorado, sendo um dos fatores desmotivadores. Na aquisição do conhecimento, a atração por partes dos alunos desencadeia nos docentes a elaboração de projetos pedagógicos que buscam solucionar conflitos no âmbito educacional. Para a realização do projeto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a disciplina de química, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, livros e materiais impressos. PALAVRAS-CHAVE: Matemática. Jogo. Intervenção Pedagógica – Jogo Kakuro 9 3. Intervenção Pedagógica – Uso do Software Excel 11 4. CONCLUSÃO 11 5. REFERÊNCIAS 12 1.

INTRODUÇÃO Desde os tempos remotos a matemática se faz presente no cotidiano do ser humano, por meio de vendas, compras e recebimentos para manter suas necessidades básicas. afirma que independentemente da sua real importância, a matemática da vida corrente, como ele à denomina, é caracterizado como fator comum na vida da sociedade, por seu convívio e aprendizado fora da escola da mesma forma que aprendemos outros conhecimentos que nos são essenciais. No ensino a importância da matemática é destacada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: É importante, que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

BRASIL, 1997, p. Lopes (2006) citado por Maciel (2009, p. adverte que ao se examinar o ensino de matemática com certa profundidade de reflexão, nota-se o quanto ela é capaz de contribuir à formação social e profissional dos alunos, proporcionando-lhes desenvolvimento. Assim, a grande quantidade de conteúdo e a exigência de memorização, não permite ao aluno o conhecimento de como chegou ao resultado, o que lhe tira o conceito para dar continuidade nos estudos da disciplina acumulativa, o que se confronta com os PCN’s que reforçam que importa que os alunos sejam estimulados na busca de explicações, finalidades e utilidade da matemática, construindo soluções através da disciplina, com o despertar do espirito de investigação (BRASIL, 1997, p. Portanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que: O conhecimento matemático formalizado precisa, necessariamente, ser transformado para se tornar passível de ser ensinado/aprendido; ou seja, a obra e o pensamento do matemático teórico não são passíveis de comunicação direta aos alunos.

Essa consideração implica rever a ideia, que persiste na escola, de ver nos objetos de ensino cópias fiéis dos objetos da ciência (BRASIL, 1997, p. E, é neste sentido que a tecnologia e os jogos matemáticos podem ser utilizados, como ferramentas de estímulo para o engajamento dos alunos na disciplina, como ferramenta facilitadora e de renovação no ensino aprendizado (BRASIL, 1997, p. A Matemática, os Jogos e as TICs As inúmeras tecnologias disponíveis atualmente, são geradoras de possibilidades no ensinar matemática, além de proporcionar a vivência da incorporação de uma nova variedade de formas no ensinar e no aprender, o que reflete diretamente na atuação do docente, como forma de uma formação continuada, devido as evoluções constantes no ramo tecnológico (KENSKI, 2008 apud BATTISTI e SCHEFFER, 2016, p.

RELATO DE ESTUDO O relato de estudo se caracteriza como três intervenções pedagógicas, sendo compostas por dois jogos matemáticos, à saber: Sodoku e Kakuro e o uso do software Excel como ferramenta didática na matemática. Intervenção Pedagógica – Jogo Sudoku O popular jogo de quebra cabeças japonês Sudoku baseia-se no posicionamento lógico de números. Figura 1 - Sudoku Fonte: Sudoku. com Nº Horas Aulas Jogo Matemático 02 Quebra-Cabeça Sudoku Material Cartela – Tabuleiro, lápis. Problema Qual número utilizar sem repetir em suas direções? Objetivos Trabalhar a matemática desenvolvendo habilidades de concentração, interpretação e raciocínio lógico. A primeira aula hora o professor irá abordará a temática do desenvolvimento do raciocínio lógico por meio da matemática, com a introdução de jogos matemáticos, apresentando as dificuldades encontrada na realização do primeiro jogo – Sudoku, posteriormente será apresentado as regras do Kakuro e suas pistas, de forma que os alunos compreendam o jogo.

A segunda hora aula é aplicado o jogo para todos os alunos, permitindo que entre os próprios alunos interajam entre si, informando sua dificuldade, seu entendimento e sua leitura de jogo. Aqueles que conseguirem alcançar o resultado do jogo, será envolvido na disciplina a auxiliar no entendimento, para aqueles que possuem maior nível de dificuldade apresentado. Avaliação Avaliação formativa. Intervenção Pedagógica – Uso do Software Excel Horas Aulas 3º Experimento 02 Uso do Software Excel Material Computador / Laboratório de Informática. REFERÊNCIAS BATTISTI, Sabrina; SCHEFFER, Nilce F. A utilização de TIC no ensino da matemática em escolas estaduais da cidade de Erechim-RS: um diagnóstico. ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo, p.

Julho 2016. BRASIL. A Importância da Metemática no Cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. Ano 02, n. p. Julho 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Guaratinguetá, 2013. GIEHL, Bruna H. GRIEBELER, Lourdes C. WELTER, Maria P. A importância do saber matemático na vida cotidiana. somatematica. com. br/artigos/a1/p5. php. Acesso em: 12 Agosto 2022. A importância do ensino da matemática na formação do cidadão. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Uruguaiana, 27 Junho 2009. MULLER, Gessilda C. Compreendendo os procedimentos de adição de 4ª série: um estudo a partir da Epistemologia Genética. Dissertação de Mestrado - UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Fevereiro 2003.

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