RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO PROJETO PRÁTICO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

Através das intervenções, é possível compreender que os alunos conseguem absorver melhor todo o conteúdo que é exposto nas aulas expositivas que demandam uma grande quantidade de conteúdo a ser decorado, sendo um dos fatores desmotivadores. Na aquisição do conhecimento, a atração por partes dos alunos desencadeia nos docentes a elaboração de projetos pedagógicos que buscam solucionar conflitos no âmbito educacional. Para a realização do projeto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a disciplina de química, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, livros e materiais impressos. PALAVRAS-CHAVE: Matemática. Tecnologia. Intervenção Pedagógica – Geometria Espacial e Figuras Planas 9 4. CONCLUSÃO 11 5. REFERÊNCIAS 12 1. INTRODUÇÃO A matemática é considerada a disciplina mais complexa tanto no ensinar quanto no aprender, com fórmulas, cálculos, funções entre outros, que exigem concentração, compreensão, leitura, interpretação e raciocínio logico.

Portanto, é de fato, uma das mais importantes disciplinas, a ser aprendida devido suas soluções em problemas diários que passam desapercebidos, porém o ensino de matemática enfrenta diversas barreiras, onde alunos desenvolvem o medo, as dificuldades na compreensão, onde até mesmo são promovidos para a série seguinte sem dominar conceitos básicos da matemática. Contudo, no ensino da matemática, a grande quantidade de conteúdo, não se caracteriza como um bom ensino da matemática, a memorização pode ser até mesmo causadora de uma diversidade de problemas para o ensino, assim o conteúdo exposto, tem como dever apresentar uma matemática equilibrada e indissociável na formação do indivíduo: É importante, que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

BRASIL, 1997, p. Cabe destacar que o ensino da matemática deve despertar o aluno para novas habilidades: [. a formação do aluno prioriza o saber pensar e este deve ser o liame da construção das diversas atividades que permitam ao aluno se identificar com as situações criadas; participar com as características e habilidades que lhe são próprias; perceber as diversas aplicações no dia a dia; atender ao desenvolvimento de suas competências; e despertar para novas habilidades (CASTEJON e ROSA, 2017, p. Contudo o ensino atual da matemática enfrenta diversas barreiras, entre elas o medo da disciplina, a necessidade da automatização do conhecimento adquirido, juntamente com a quantidade de conteúdo, onde os alunos não conseguem absorver por completo (CUNHA, 2017). relata que a tecnologia no ensino da matemática, não tem função de substituir ou complementar os alunos, mas de contribuir para a organização do pensamento.

Portanto, a tecnologia aliada a matemática deve favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo crítico para lidar com as novas tecnologias dentro e fora do ambiente escolar (CRUZ, 2012, p. De acordo com Gonçalves e Gonçalves (2018, p. o intuito da utilização das novas tecnologias, é de facilitar o ensino de matemática com atividade dinâmicas verificando as propriedades e representações do seu objeto de estudo já que tal pode ser manipulado, arrastado e modificado. Para que o processo de integração da tecnologia juntamente com a matemática necessita que o docente esteja comprometido com uma educação de qualidade, assim exige-se uma formação que aprofunde mais o conhecimento prático, juntamente com o teórico que já é exposto, viabilizando novas metodologias de ensino com o investimento cabível (RIBEIRO e PAZ, 2012, p.

Avaliação Avaliação formativa, juntamente com correção dos exercícios obtidos. Intervenção Pedagógica – Uso do Software Excel – Estatística A estatística é um campo dentro da disciplina de matemática que abrange fatos e números composto por um conjunto de métodos, possibilitando analisar, coletar e interpretar dados. Horas Aula Uso de Software Excel 03 Trabalhando Estatística Material Papel, Planilhas no Excel, Lousa, Data show. Objetivos Propor aos alunos a compreensão da construção e interpretação de tabelas e gráficos a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, compreendendo os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo nas resoluções. Metodologia A intervenção será distribuída em 03 horas aulas, onde a primeira aula hora o professor de forma expositiva aborda a temática estatística, interpretação de dados, cálculos de medidas, com levantamento de dúvidas e dificuldades dos alunos.

Por ser mediador do conhecimento o professor tem a responsabilidade de não se enquadrar naquele que somente transfere o conhecimento, mas sim naquele que facilita a compreensão do conteúdo exposto. Assim vale para a inclusão da tecnologia no ensino-aprendizagem, onde o docente quando preparado, consegue elaborar aulas dinâmicas que estimulam os alunos no desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e resoluções de problemas por meio da matemática. Para esta pesquisa foram realizadas três intervenções práticas, sendo que as duas primeiras com o uso do Aplicativo Geogebra e do Software Excel, auxiliaram os alunos a compreensão de cálculos, medidas, levantamentos de dados, de forma que vivenciam as dificuldades expostas pela disciplinas, visando soluções dentro do próprio contexto, a terceira intervenção Geometria Espacial e Figuras Planas, permitiram os alunos a se aproximar dos dados exatos da geometria, servindo de auxílio do professor, em analisar as dificuldades que cada aluno encontrou.

Através das intervenções é possível aproximar os alunos e docentes do campo prático, o que serve de engajamento, estímulo a pesquisa e a interação, trabalha o raciocínio lógico e redução o medo da própria disciplina, o que gera uma melhora na própria maneira de ensinar matemática, além de facilitar a compreensão do conteúdo, sem a necessidade de memorizar conteúdos em grandes escalas. REFERÊNCIAS BRASIL. Anais do 7º Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia e. Itapiranga: FAI - Faculdades de Itapiranga, 2016. CRUZ, Flaviani C. D. S. nucleodoconhecimento. com. br/matematica/matematica-no-cotidiano. D'AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates - SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília, p.

RIBEIRO, Flávia M. PAZ, Maria G. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos - FACOS/CNEC, Osório-RS, v. nº2, Ano 2.

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