RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

RELATÓRIO. PLANO DA AULA OBSERVADA. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. ANEXO. No que tange a sua localização e infraestrutura, a escola encontra-se em uma região de fácil acesso e conta com uma área ampla, onde os alunos têm acesso à biblioteca, quadra aberta, quadra fechada, pátio, laboratórios de informática e ciência, sala de multimeios e cantina. Através das pesquisas e discussões realizadas percebeu-se que a formação inicial do docente é um desafio que, de certa forma, resume um pouco dos três grandes problemas da educação no Brasil, a saber: governança, regulação e falta de visão prática na formação de professores. A ausência de formação prática destes profissionais se deve, muitas vezes, pelo foco teórico excessivo, não havendo tempo suficiente para vivenciar a prática na sala de aula.

No mais, vale salientar que a didática é uma habilidade essencial para a prática docente, onde a vivência do contexto escolar se torna a base para a formação efetiva do professor, dando suporte para que o profissional possa desenvolver os aspectos necessários para a construção da identidade e dos saberes imprescindíveis para o seu dia-a-dia. RELATÓRIO A Escola Marista Sagrado Coração foi fundada em 1974, tendo suas raízes na chegada dos Irmãos do Sagrado Coração (canadenses) à cidade de Fortaleza, em 1972. A formação inicial, bem como a formação continuada de professores visando à inclusão de todos os alunos e o acesso deles ao ensino superior, precisa levar em conta princípios de base que os instrumentalizem para a organização do ensino e a gestão da classe, bem como princípios éticos, políticos e filosóficos que permitam a esses profissionais compreenderem o papel deles e da escola frente ao desafio de formar uma nova geração capaz de responder às demandas do nosso século.

No que consiste à educação, o cotidiano da escola e da sala de aula exige que o professor seja capaz de organizar as situações de aprendizagem considerando a diversidade de seus alunos (FIGUEIREDO, 2009, p. Sendo assim, vale ressaltar que a proposta da instituição observada está pautada no Projeto Educativo do Brasil Marista, que valoriza a formação integral, a diversidade, o protagonismo, a sustentabilidade, a promoção das relações fraternas e solidárias, as especificidades culturais e regionais e as demandas educacionais contemporâneas, conforme os princípios que seguem: • educação de qualidade como direito fundamental; • ética cristã e busca do sentido da vida; • solidariedade na perspectiva da alteridade e da cultura da paz; • educação integral e a construção das subjetividades; • infâncias, adolescências, juventudes e vida adulta, como um compromisso com as subjetividades e culturas; • multiculturalidade e processo de significação; • corresponsabilidade dos sujeitos da educação; • protagonismo infanto-juvenil como forma de posicionamento no mundo; • cidadania planetária como compromisso ético-político; • processo educativo de qualidade com acesso, inclusão e permanência; • currículo em movimento.

O Ensino Fundamental destina-se às crianças e jovens a partir dos 6 anos de idade completos ou a completar na forma estabelecida em Portaria específica. Este é estruturado em 3 Ciclos de Aprendizagem e Desenvolvimento, a saber: Ciclo de Alfabetização, Ciclo Interdisciplinar e Ciclo Autoral. Quanto à formação docente, existe um Plano de Ação para formação continuada de professores (PEA – Projeto Especial de Ação), onde são debatidos temas inerentes à prática docente como, por exemplo, a inclusão, as práticas curriculares, a interdisciplinaridade, a criação de projetos autorais e sociais, os processos cognitivos e avaliativos dos educandos, entre outros. A Secretaria Municipal de Educação oferece, periodicamente, cursos para os mesmos e são realizadas reuniões pedagógicas, de acordo com o calendário letivo escolar, com dispensa das crianças, sendo este – também – um espaço de formação fundamental para a escola, pois é possível através destas discutir problemas, planejar atividades, definir metas e formas de alcançá-las e avaliar as ações desenvolvidas por toda a equipe.

Estas são realizadas, normalmente, a cada bimestre. Quanto à regência das atividades elaboradas no plano de aula, percebeu-se que alcançaram o esperado e procuram tratar de assuntos que fazem parte do cotidiano das crianças, bem como do trabalho desenvolvido pela professora da sala – em consonância com o planejamento da escola – respeitando as atividades da rotina. No geral, o período de observação e regência confirmou a importância de experimentar a prática docente. Por fim, ao se pensar na elaboração do plano de aula, é fundamental considerar o tempo de cada indivíduo, ou seja, o estágio em que este se encontra e suas particularidades, onde o docente pode contar com os estudos realizados por teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky, Foucault, Dewey, Montessori, Freire, Gardner, Durkheim, Ferreiro, Gramsci, entre outros.

PLANO DA AULA OBSERVADA SÉRIE/ANO: 3º Ano DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 3 horas CONTEÚDOS: Separação e Contagem de sílabas das palavras; Observação de elementos do texto e Ordenação dos fatos. OBJETIVOS Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o número de sílabas que a compõe; Destacar os números ordinais e cardinais da poesia; Observar a leitura da poesia feita pela regente; Ordenar os trechos da poesia entregues, de acordo com a ordem dos fatos narrados pela regente. METODOLOGIA Será entregue uma folha com atividades, onde o aluno – inicialmente – verá figuras e, ao lado das mesmas, quadrados para que sejam separadas as sílabas. Na sequência, haverá uma lista com algumas palavras e, do lado, quadrados com números, onde o aluno deverá pintar aquele que representa a quantidade numérica de sílabas da palavra.

Para isso, é essencial que os educadores busquem a formação contínua, visto que o mundo está em constante transformação. No mais, vale ressaltar que a experiência da prática escolar, tanto observando quanto regendo, são eixos basilares da formação docente. Todos os procedimentos de desenvolvimento da observação realizada foram de suma importância, enriquecendo ainda mais o aprendizado. REFERÊNCIAS ALARCÃO, I. Org. Disponível em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/L9394. htm. SCHOTTEN, Neuzi. Processos de Alfabetização. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.

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