Relatório de Pesquisa Referente as Políticas Públicas Adotadas a 3º Idade

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Um fator que demonstra esse crescimento é, basicamente, o aumento no número absoluto de idosos; segundo o IBGE, o sistema etário brasileiro se encontra em profunda transformação; visto que em 1940 a proporção de pessoas com 65 anos de idade ou mais era de 2. da população, em 2010 chegava a cerca de 7%, sendo assim previsto que em 2050 atingirá cerca de 19%, de forma que o número de idosos superará o número de jovens. Portanto, urge a necessidade de se estudar as principais políticas públicas adotadas no Brasil para que a cidadania idosa não seja ameaçada a se marginalizar da coletividade. Segundo estudos realizados pelo IBGE, a população idosa se localiza concentrada nas urbes, sendo dessa forma de vital importância que o Estado, responsável por cuidar daqueles que para sua continuidade contribuem ou já contribuíram, tem como obrigação mister criar políticas que atendam as necessidades dos idosos.

Finalmente, faz-se necessário o instrumento acadêmico de pesquisa, responsável por analisar e entender o quantitativamente e qualitativamente os fatores que envolvem a gestão dos cuidados referentes aos indivíduos da 3ª idade. Em 1940 a proporção de pessoas com 65 anos de idade ou mais era de 2. da população, em 2010 7% e é previsto que atingirá cerca de 19% em 2050, provavelmente o número de idosos irá superar o de jovens. A população no Brasil está envelhecendo em ritmo acelerado e num contexto de disparidades socioeconômicas e regionais históricas. Nas últimas décadas, o país desenvolveu importantes políticas e mecanismos legais para garantir o direito dos idosos a envelhecer bem e com dignidade. A implementação dessas políticas e leis, no entanto, tem sido lenta e prejudicada pela falta de coordenação e recursos.

É importante reconhecer que a implementação de programas e esquemas para a adequação ao novo modelo demográfico pode ter custos de curto prazo. Não obstante, os benefícios sociais de longo prazo para a população provavelmente excederão esses custos de curto prazo e melhorarão a saúde fiscal, macroeconômica e de modo geral, a sociedade. Conclusão Dessa forma, a pesquisa bibliográfica realizada revela a necessidade de criação de políticas públicas que se adequem a realidade brasileira, mais especificamente a realidade piauiense. A faixa etária aqui analisada sinaliza as necessidades de políticas especiais O presente estudo buscou cobrir as causalidades e perspectivas consideradas relevantes para melhor compreensão das temáticas que envolvem a parcela etária senil da sociedade, buscando assim contribuir para maior cobertura do tema, visto que a referenciação técnica e acadêmica é o primeiro e principal passo para a melhora da sociedade, e mais especificamente, para a criação de políticas que realmente envolvam os idosos de maneira pragmática.

Referências ANCHIETA, J. Disponível em: https://nacoesunidas. org/acao/pessoas-idosas/. Acesso no dia 11 de fevereiro de 2019. IBGE Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil. Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica, 2000.

13 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download