Relatório de Prática Contábil

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Objetivos 4 1. Ojetivos Específicos 5 2 ESCOPO DO PROJETO 6 2. Entregas do Projeto 6 3 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP) 8 3. Cronograma do Projeto 8 3. Orçamento do Projeto 9 3. Além disto nota-se como fatores externos positivos a ampliação da busca do consumidor por bem estar e qualidade de vida associada à atividade, o crescimento da demanda por produtos individualizados e o aumento do mercado online (SEBRAE, 2019). Como fraquezas e ameaças que a empresa pode enfrentar destacam-se a necessidade de adaptação constante, própria deste ramo de atividade, a dificuldade de padronização, a dependência de mão de obra especializada, a perecibilidade do produto, a economia em crise, as dificuldades logísticas, as possibilidades de concorrência estrangeira e da emergência de novos players. O ano de 2020 trouxe desafios e oportunidades inéditas, com avanço da pandemia de Covid-19, que produziu uma reorientação profunda nos hábitos e necessidades de consumo de toda a sociedade, impactando diretamente os negócios da G Flores.

Neste contexto, propõe-se aqui a elaboração de uma análise estratégica, com o objetivo de comparar as oportunidades e desafios emergentes na atualidade com a realidade vivenciada em 2019. O projeto visa, em conformidade com PMI (2013), prospectar os interesses das partes envolvidas, bem como propor planos de gerenciamento e controle do engajamento das mesmas. Os indicadores a serem avaliados são a lucratividade do negócio e o potencial de crescimento, com a meta de apresentar uma análise estratégica de longo prazo, com base em dados realistas do setor. A análise foi desenvolvida pela autora deste relatório entre outubro e novembro de 2019. Ojetivos Específicos Para atingir o objetivo principal de elaborar uma análise estratégica para o mercado de flores online, conforme PMI (2013), em relação ao gerenciamento das partes do projeto, cabe também atingir os seguintes objetivos específicos: • identificação das partes; • planejar a gestão das partes; • gerir o engajamento das partes e • controlar o engajamento das partes interessadas.

PMI, 2013, p. ESCOPO DO PROJETO Conforme as diretrizes do PMBOK®", 5ª ed. Entregas do Projeto As entregas do projeto, conforme o “Guia PMBOK®”, são definidas com base na forma de execução, resultados esperados, ou capacidade de realizar um serviço exclusivo especificado no plano de gerenciamento do projeto. A entrega deve ser verificável e criada como um método de marcação, que permita identificar conclusão de cada fase do projeto. Para a análise estratégica aqui apresentada são consideradas fases de execução do projeto a identificação das partes; planejamento da gestão das partes; gerir o engajamento das partes e controlar o engajamento das partes interessadas. A Tabela 1 indica as datas e entregas esperadas para o projeto: Tabela1: entregas do projeto Entregas Data Relatório de identificação das partes; 15/11/2020 Plano de gestão das partes; Plano de gestão do engajamento das partes e Plano de controle do engajamento das partes interessadas.

Fonte: elaboração própria (2020) 3 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP) A construção da estrutura analítica do projeto – EAP visa representar a linha de base do projeto por meio da associação entre as fases dos trabalhos, evidenciando os pacotes de tarefas necessárias para a conclusão da análise. Neste projeto, estima-se os valores dos recursos que podem vir a ser consumidos até a conclusão do projeto de análise estratégica G Flores. Os recursos são agrupados, em referência a cada etapa do projeto, tendo como base de cálculo os honorários sugeridos1 pela Federação Nacional de Administradores – FENAD, conforme tabela vigente em 2019 para o valor médio, aplicável a empresas com faturamento entre 360 mil e 4,8 milhões de reais.

A unidade básica de cálculo é a hora técnica (HT) e a quantidade de horas foi calculada em consulta ao cronograma de execução (Tabela 2), anteriormente apresentado. Os valores estão discriminados na Tabela 3 e referem-se a serviços do Grupo A: “Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização, na área pública e privada. ” O valor da hora técnica utilizado no cálculo é de R$367 (trezentos e sessenta e sete reais). TOTAL 39 R$ 14. Fonte: elaboração própria (2020) 3. Contatos Externos Para execução do projeto requer-se a integração entre atores da Universidade, da empresa analisada e a pesquisadora. A Tabela 3 apresenta os respectivos contatos dos envolvidos: Tabela 3: identificação dos atores envolvidos no projeto Contatos Externos Oraganização Contato Pesquisadora Contato Representante da Universidade Contato Representante da Empresa Contato Fonte: elaboração própria (2020) 3.

Estrutura Interna A estrutura interna do projeto é composta por três atores, a pesquisadora, a gerente do projeto na empresa e a responsável pelo acompanhamento na Universidade. para quem as empresas estão cada vez mais se beneficiando de ferramentas que transformam aspectos e sistemas conceituais em forma visual. É o caso do modelo Lean Canvas, que é um método usado para associar visualmente os principais aspectos de um projeto. Canvas é um mapa com recursos visuais que podem ajudar a planejar e refletir projetos. Eles apoiam a visualização do projeto e simplificam as tomadas de decisões estratégicas. A tecnologia Canvas foi iniciada em 2005 como o Business Model Canvas de Osterwalder, que mais tarde foi adaptado para o modelo Lean Canvas de Ash Maurya, desenvolvido em 2011 para simplificar os aplicativos utilizados em startups.

Uma fase é um conjunto de atividades relacionadas logicamente que permitem concluir uma ou mais entregas. Quando a natureza do trabalho a ser executado é exclusiva de uma parte do projeto, as fases do projeto serão usadas, geralmente vinculando essas fases com o desenvolvimento de um projeto específico. Normalmente, essas etapas são concluídas em ordem, mas em algumas situações do projeto podem se sobrepor. Estágios diferentes geralmente têm durações ou cargas de trabalho diferentes, compondo o ciclo de vida do projeto. Ao final do ciclo de vida ocorre a última fase, o encerramento, que deve ser previsto desde os primeiros planejamentos. REFERÊNCIAS FENAD. Tabela de Honorários. CRA-SP - Tabela de Honorários. Disponível em: https://www. crasp. Acesso em 25 set. SEBRAE. Agronegócio: O mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais.

N. I. Mindset digital e Lean Canvas. PUCRS Online. UOL Edtech. ANEXO 1 – Termo de Ciência TERMO DE CIÊNCIA – TRABALHO ACADÊMICO Organização / empresa: Giuliana Comércio de Flores e Arranjos LTDA Endereço completo da empresa: Rua Monte Alegre, 127 - Santo Antônio - São Caetano do Sul - São Paulo Representante da organização / empresa: Funcionária Cargo ou função: ______________ E-mail de contato: sac@giulianaflores. com.

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