RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Com esse princípio novo abarcado pela Carta Magna de 1988, tanto a democracia quanto cidadania ramificaria para todos os setores importantes da sociedade. A educação foi uma delas. Esses dois elementos: cidadania e democracia foram amplamente buscadas devido a uma gestão de governo anterior a Constituição Federal de 1988, privativa de liberdades individuais e coletivas impostas pelo regime militar. Na escola incorpora-se a gestão democrática, que desperta em todos os significados e concepções da questão cidadania, a participação da sociedade e comunidade escolar na discussão do processo pedagógico e administrativo. Isso começou a ser discutido amplamente por muitos autores como Libâneo (2004), Lück (2009) e tantos outros que chancelariam um novo olhar e ações para os processos educacionais.  Organização e Gestão da Escola: teoria e prática.

ed. ver. ampl. – Goiânia: Editora Alternativa, 2004. Como tem públicos com referencias históricos, culturais e ideológicos diferentes, deve ter uma linguagem que além de respeitar todos esses elementos, tem a função de encaminhar sem prejuízo ou preconceito de qualquer um deles, o saber. Conforme Paschoal (2009) Entendo linguagem não apenas como a expressão do pensamento ou o instrumento de comunicação (transmissora de informações), mas sim como a mediadora entre o sujeito e a sua realidade. Mediante uso da linguagem é que damos sentido ao mundo vivido e, por isso ela se constitui em um canal pelo qual a aprendizagem pode acontecer. PASCHOAL, 2009, p. Destaca-se ainda por Paschoal (2009) que a linguagem é a ação promotora de relação entre as pessoas. da. S. dos; SANTOS, N.

M. P. IX Congresso Nacional de Educação. PUCPR. Paraná. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. O fracasso escolar vem se tornando cada vez mais preocupante à sociedade, governo e instituições de Ensino. Com a consciência, ou até uma sutil percepção de tal fracasso, começa-se um jogo de empurra-empurra para colocar alguém no alvo como o principal, ou como fonte forte e importante para que tal fracasso escolar esteja acontecendo. Uns dizem que os responsáveis ou culpados são os alunos, outros os pais, outros o governo, outros a escola. RODRIGUES E CHECHIA, 2017, p. Esse jogo e direcionamento de responsabilidades podem ser também prejudiciais para desenvolver ações que combatam o fracasso escolar.

Se apuradas responsabilidades, todos terão, mas ao certo é trazer para si qual seria a sua cota em todo o processo. et al. Família, Sucesso e Fracasso Escolar: Algumas anotações a Partir da Literatura. XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. s. Psicologia - Saberes & Práticas, n. v. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO (OBSERVAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO). Ao tratar a função da escola, do currículo e do ato mediador do professor em construir o conhecimento, pode-se encaminhar uma discussão de extrema pertinência para o sucesso do conhecimento, desde que observadas pelo professor que sua função assume um processo construtivo do conhecimento sem conceitos rasos do que é educação ou de incorporar princípios conservadores sobre sua postura.

Quando se fala de currículo e escola pode-se dizer que são dois organismos interligados. Basta-lhe, o que também possa dizer que não seja uma tarefa simples, buscar ferramentas para efetivar essas demandas. Se buscados em coletividade e com apoio de gestão pedagógica, isso será de forma mais fácil e real. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BULGRAEN. V. C. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL. As 10 competências da BNCC). Desde que a Base Nacional Curricular Comum foi implantada no ano de 2015, que vale lembrar que foi construída numa participação democrática e com diversos órgãos da sociedade, postula competências que serão desenvolvidas através dos conteúdos estabelecidos nos currículos.

Criar um parâmetro de aprendizagem e o que ela pode desenvolver no estudante, é validado por fortalecer as questões significativas da aprendizagem. A BNCC traz dez competências de aprendizagem que devem ser percebidas na hora da construção curricular, do Projeto Político Pedagógico e dos planos de ensino. Já a categoria procedimental é a própria construção da aprendizagem que se ergue em três pilares: lógica, pedagogia e área específica do conhecimento. Por fim, a categoria atitudinal é o cotidiano dos discentes na sua ligação com os valores do ser humano, atitudes normas e posturas. Tudo isso faz com que o processo de aprendizagem assuma um fluxo de construção voltado para a ideia crítica e social da educação e não mais aquela exponenciada no totalitarismo e conservadora.

Surgem novas ideais e novos pensamentos para a formação do sujeito. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA FAGUNDES, L. mec. gov. br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em 20 de dezembro de 2020. Acesso em 21 de dezembro de 2020. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL A educação não só brasileira, mas a mundial, apesar de suas peculiaridades e diversidades alinham-se quando abordam que a construção do aluno não deva estar basilada nas relações de aprender somente conteúdos, mas sim outras questões são importante como respeito, ética e relacionamento com outros colegas. Se as questões de ética e do relacionamento interpessoal devem ser um objeto de trabalho do plano do professor de modo que opere sobre os alunos o respeito e a valorização das ideias diferentes, também os são aos profissionais da educação.

Isso é necessário para dar segurança ao intuito educacional que é a formação de pessoas. Quando as relações são fragilizadas por um jogo de interesse e de desrespeito às individualidades de colegas de trabalho e alunos, colocam sob a mesa que o ensino oferece um campo adverso aos princípios legais e harmônicos de qualquer ação que desenvolva a aprendizagem. Em relação aos professores, estes segundo Felber (2010), devem estimular o apoio mútuo entre os seus alunos. Isso faria com que eles entendessem o outro como um ser que pensa diferente e age de forma não igual, mas nem por isso colocaria em risco qualquer pensamento alheio do outro, muito pelo contrário, o fortaleceria. De tudo o que poderia se enfatizado nessa discussão o mais importante é a construção dos espaços escolares que não sejam competitivos e preconceituosos, mas sim desenvolvam o foco principal da formação das pessoas: que é o ser crítico, cidadão, ético e de respeito aos outros.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA FELBER, A. B.

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