RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Durante o período de estágio, foi possível observar como funciona a escola e como os funcionários atuam com os alunos. Além disso, também constatou-se como se dão as relações dos pais dos educando com a escola e os professores, o que corresponde a uma etapa essencial no processo de ensino-aprendizagem. A atuação da docente, baseada em uma didática interacionista, faz com que os alunos aprendam de forma lúdica, isto é, por meio de brincadeiras e de atividades que fazem com que eles participem ativamente de todo o período da aula. Por conta disso, a maneira de como ela atua foi similar à empregada neste estágio, a fim de não romper com aquilo que os alunos já vinham aprendendo. Dessa forma, este relatório objetiva demonstrar todas etapas do estágio, conforme o modelo da Instituição.

Entre os seis professores que atuam no ensino da escola, existem quatro graduados em Pedagogias, um em Matemática e um em Letras, os quais são foram efetivados por meio de concurso público. Na composição de auxiliares de educação infantil, por sua vez, há 8 efetivos e 5 contratados, sendo que 12 deles possuem a habilitação para o exercício do magistério e um possui graduação em Pedagogia. Conforme a direção, tanto os professores quanto os ADIs participam constatemente de cursos de capacitação e formação continuada no CFP. Em relação à formação dos demais funcionários, tem-se que o auxiliar administrativo e três merendeiras possuem ensino médio completo, enquanto uma tem o ensino fundamental completa. Dentre esses, apenas uma das merendeiras é efetiva.

O Projeto ainda prevê a missão dos educadores, quais sejam: educar para a vida; construir um ser humano melhor; motivar para o futuro; evoluir os conhecimentos; criar um ambiente acolhedor; proporcionar momentos de felicidades tentando suprir o que que falta em casa para os educandos; aprender a ouvir acolhendo os sentimentos. Alguns objetivos contidos na missão do PPP evidencia a atribuição à escola de um papel que não deveria ser dela. Por exemplo, “proporcionar momentos de felicidades tentando suprir o que que falta em casa para os educandos” estimula a assunção de uma responsabilidade que são dos pais dos alunos. Em contrapartida, a visão apresenta ligação com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica ao definir que objetiva ministrar um ensino de qualidade, fomentando a formação de cidadãos críticos, competentes e capazes de tomar decisões que contribuam para o convívio social.

Na organização do ensino, a professora com a qual estagiei mostrou-se comprometida com as etapas pedagógicas. Em seguida, a docente transmitiu o vídeo “Lava a mão, lava o pé”. Neste encontro pude perceber que as crianças já estão tão habituadas a aprenderem por meio de brincadeiras que quando são postas diante do método tradicional se sentem desmotivadas. Observação n° 4 (19/03) – 4 horas: Nesta aula, a docente fez contação de histórias com as crianças. As histórias selecionadas foram “Fantasias” e “Pegando a aranha”. Após isso, elas brincaram com a bola no gramado. No que tange à forma como a EMEI orienta o processo de avaliação da formação na turma em que a professora atua, ela aponta que é orientada a fazer anotações diárias e relatórios bimestrais, além de a própria escola promover discussões entre gestores e professores.

A respeito da interação entre as crianças durante a aula, ela diz ser muito boa, uma vez que todos interagem muito bem uns com os outros. Já em relação à familia ou responsável com a escola e com a turma em que ela atua, a docente destaca ser de muito comprometimento e carinho, visto que eles procuram sempre ouvir e trocar experiências. Para ela, as oportunidades e os desafios ligados ao seu trabalho “são inúmeros, principalmente no que diz respeito à relação com os pais, pois até criar uma confiança demora. E as oportunidades sempre haverão, depende é claro da sua dedicação e objetivos”. Diante disso, a fim de atender às orientações postuladas nesses documentos para o ensino, cabe destacar a importância de uma prática que não busque somente fazer com que as crianças consigam formar palavras, mas que principalmente entendam o significado que estas possuem.

Para tanto, a ação pedagógica que incentive o desenvolvimento de habilidades novas se torna a ideal. Ao se definir isso, os exemplos utilizados tanto para alfabetizar quanto para trabalhar as perspectivas concernentes à compreensão de texto oral e escrito se relacionarão diretamente com o cotidiano dos alunos, uma vez que a educação passa a considerar, dentre outros fatores, a condição histórica, social, política, econômica e cultural. De acordo com a BNCC (2017), o ensino de linguagens deve valorizar os conhecimentos externos que os alunos trazem consigo das relações sociais e familiares. Desse modo, essa visão se aproxima à necessidade de que as propostas pedagógicas norteiem o aprendizado sem desconsiderar as experiências das crianças, o que demonstra uma relação intrínseca com a tese de Vigotsky de que a aprendizagem de linguagem é, sobretudo, resultado das interações entre os indivíduos.

Questionamos o que eles achavam mais interessante no desenho, à medida que alguns frisavam as cores, as antenas e as asas. Ao final, propomos uma releitura por meio da recriação do desenho feito por cada um. Recursos: papel a4, pincéis e tintas. Avaliação: a avaliação foi processual, sendo analisadas as falas e os desenhos de cada criança. Plano 4 Nome da instituição: Escola Municipal de Educação Infantil Maria Gonçalves Rodrigues Diretora: Elda Lopes de Almeida Conceição Estagiária: Amanda de Cássia Gonçalves Fogaça Golvêa Professor Regente (Supervisor de Campo): Nível: Período: 4 horas Número de alunos: Data: 11/04/2019 Tema da aula: Regras de convivência Objetivos: - Praticar ações pautadas nas regras sociais, como respeito e tolerância; - Desenvolver o hábito de saudar com "bom dia/boa tarde/boa noite", bem como agradecer com "obrigado", além de utilizar termos cordiais, como o "por favor".

Os resultados das observações foram passados à professora regente. Plano 6 Nome da instituição: Escola Municipal de Educação Infantil Maria Gonçalves Rodrigues Diretora: Elda Lopes de Almeida Conceição Estagiária: Amanda de Cássia Gonçalves Fogaça Golvêa Professor Regente (Supervisor de Campo): Nível: Período: 4 horas Número de alunos: Data: 15/04/2019 Tema da aula: Selecionando as cores Objetivos: - Desenvolver o raciocínio de identificar as principais cores; - Saber distinguir as que se assemelham. Metodologia: foram colocadas sobre a mesa diversas placas e objetos de diferentes cores. Os alunos tinham a missão de juntar cada um dos objetos e apontar a que cor eles pertenciam. Recursos: placas coloridas e brinquedos. Diário de regência n° 4 Ao tratar das regras de convivência, notei que grande parte dos alunos não sabiam o significados delas.

Assim, entendi sobre a importância desse tipo de atividade na escola, pois os alunos precisam desenvolver hábitos que são essenciais para a sua formação humana. Diário de regência n° 5 A alfabetização por meio de atividades lúdicas é uma das orientações que encontramos na BNCC. Estimular o educando a formar o nome por meio de letras impressas os ajuda a fixarem a escrita e a que letra pertence. Para muitos, esta atividade foi desafiadora, pois não sabiam totalmente formar o nome, no entanto fui auxiliando até que conseguiram concluir. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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