RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO Na realização do estágio nos possibilita observar e ser um agente moderador de discussão ao decorrer do mesmo, pois no desenvolver das atividades e no acompanahmento das mesmas chega-se a tais e determinados pontos que são relevantes para a uma melhor construção no desenvolvimento da Educação Infantil. O tema Higiene foi escolhido em comum acordo com professora da turma onde se desenvolve o estágioo onde após realizarmos um debate referente aos pontos do projeto para que assim ouvesse um bom aproveito do mesmo, de forma a atender e incentivar a participação de todos que fazem parte da comunidade escolar. Até mesmo por se tratar de um tema importante para que seja trabalhado desde cedo na sala de aula principalmente na educação infantil fazendo com que dessa forma as crianças possam perceber desde cedo a importância da higiene no seu dia a dia tanto na escola bem como fora dela.

O Projeto Político Pedagógico da instituição foi elaborado de acordo com base na LDB 9394/96 e da Resolução do Conselho Nacional e Estadual de Educação vigentes, configurando-se em uma exigência legal. É neste contexto, que a escola Municipal Maria Felix de Lima, promove discursões em sua vivência pedagógica com a comunidade, em busca de um projeto educacional coletivo, o mesmo busca ainda traduzir o exercício permanente de reflexão de uma comunidade escolar, sobre a realidade e as necessidades a partir destas, apontar ações e estratégias conjuntas, que favoreçam uma prática educativa humanizada. Em relação ao ensino aprendizagem os projetos vão surgindo de acordo com os estudos significativos e as necessidades de aprendizagem que podemos citar como exemplo os seguintes projetos: Vendo o Mundo Através da Leitura e da Escrita, Acessibilidade Sócio Digital, A Infância da Cultura Afro Indígena no Brasil, Descobrindo a Matemática Através do lúdico e Projeto São João, que devem ser desenvolvidos durante todo ano letivo de forma interdisciplinar, como promoções de sessões de estudos, reflexão e troca de experiência na prática pedagógica com seleção de conteúdos para série, priorizando a leitura e a escrita, plantão pedagógico, feiras de conhecimentos, gincanas além de funcionamento permanente de laboratórios e bibliotecas.

Os conteúdos Curriculares contidos nos planejamentos das disciplinas curriculares da escola, são pautados nas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA bem como na Matriz Curricular do Município, onde englobam-se a seguintes áreas Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas. No que se diz respeito a avaliação do educando é o resultado de reflexão sobre todos os componentes do processo de ensino aprendizagem que deverá ser diagnosticada, contínua e cumulativa mediante verificação de aprendizagem de conhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades. Do turno da manhã horário qual foi a realização do referido estágio. Com a organização de tempo todos podem realizar suas atividades dentro do previsto, pois cada um realiza suas funções em consonância com o outro fator importante na sala de aula entre uma disciplina e outra fazendo com que o professor em seu planejamento possa ministrar suas aulas dentre do tempo que lhe permite.

Toda essa organização é fundamental para garantir a seguridade do ensino de forma a comtemplar a carga horária. PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA PROJETO DE REGÊNCIA 1. INTRODUÇÃO Muitos fatores levam alunos a serem contaminados por bactérias sendo necessárias ações preventivas no meio escolar para o esclarecimento e entendimento desde cedo de cada criança em compreender os riscos que se tem na falta de higienização. Em um segundo momento será realizado oficinas dividindo os envolvidos por grupos onde irão debater em grupo temas e propostas para contribuir com a execução, acompanhamento e continuidade do projeto de forma a subsidiar as atividades já desenvolvidas dentro da matriz curricular da escola. Recursos: Serão utilizados equipamentos de som, Data Show, microfone, Papel a 4 kg, Painéis expositivos, Pincel para quadro branco, caneta, lápis, mídias referentes ao tema, borracha, quadro branco dentre outros materiais necessários.

Avaliação: A avaliação dos envolvidos será feita na participação, colaboração e contribuição nas palestras, oficinas temáticas e grupos de estudos além de ser continua mesmo após a realização do projeto para que se possa obter um melhor resultado de forma individual e em grupo. REFERENCIAL TEÓRICO Ter uma boa higienização de equipamentos, objetos pessoais, legumes, verduras dentre outros são fundamentais para uma melhor qualidade de vida. A escola é, muitas vezes, a extensão de casa principalmente para as crianças na educação infantil. Pois os hábitos de higiene na escola devem ser reforçados vão, desde ensinar as crianças a lavarem as mãos, escovarem os dentes até explicar a importância de lavar as frutas antes de comê-las.

Cuidados com a água e com os alimentos da cantina escolar também são importantes quesitos quando se fala em higiene na escola.   Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO,http://portal. mec. gov. RECURSOS METODOLÓGICOS: Lápis, papel ofício, cartolina e pincel atômico. PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Participação individual e em grupo. Plano de Regência III - CONTEÚDO: Cuidados de Higiene ao utilizar um Sanitário. OBJETIVOS: Fazer com que a criança se torne um agente conhecedor dos cuidados que devem serem tomados após o uso do sanitário. DURAÇÃO: 4 horas - METODOLOGIA: Depois de realizar uma roda dialógo para obter o conhecimento prévio de cada criança o professor fará uma simulação de uso do sanitário com cada criança e observar como cada um irá se comportar diante do tema exposto.

RECURSOS METODOLÓGICOS: Papel A4, lápis, borracha, computador com impressora para a impressão das avalições e tinta. PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliar individualmente de forma escrita e oral o conhecimento obtido pelas crianças. Plano de Regência VI - CONTEÚDO: Higiene e Escola - OBJETIVOS: Realizar um seminário para que as crianças exponham suas aprendizagens adquiridas através das atividades desenvolvidas em sala de aula. DURAÇÃO: 4 horas - METODOLOGIA: Será realizado um seminário onde serão convidados a comunidade escolar e pais de alunos, onde os mesmo irão demonstrar para o público presente o que aprenderam na escola e que irão levar os conhecimentos obtidos desenvolvendo e utilizando-os no seu dia a dia mostrando a importância da relação de escola e família não apenas nesse momento mais em toda trajetória escolar de seus filhos.

RECURSOS METODOLÓGICOS: Cartolina, pincel atômico, nootbook/computador, data show. REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação a Distância. Salto para o Futuro: Construindo uma escola cidadã, projeto político-pedagógico. Brasília: SEED, 1998. ISBN VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. ed. GORDON, Noah. S. l. ROCCO, 1996. l. Todolivro, 2006. Coleção Boas maneiras].

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