RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I GEOGRAFIA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A transposição didática é o processo pelo qual se dar do conhecimento cientifico ao escolar, esses processos ocorrem desde o plano ontológico onde se gera a necessidade perante a apropriação dos conhecimentos, suas habilidades, valores, bem como os hábitos que o ser humano elaboraram ao decorrer de seu processo histórico sendo esse um dos itens envolvidos no primeiro momento dessa transição de conhecimentos, os quais fazem parte de um processo histórico-social mediante suas objetivações, nesta perspectiva, Libâneo (1990, p. por sua vez, destaca que: O caráter essencial do ensino é a transmissão e assimilação ativa de conhecimentos e modos de atividades acumulados pela humanidade como produtos, isto é, como resultado do saber sistematizado no processo de conhecimento do mundo objetivo. Como tal, é um processo que se manifesta no movimento da atividade cognoscitiva dos alunos para o domínio de conhecimentos, habilidades e hábitos, no decurso do qual se desenvolvem as capacidades mentais e práticas, pela mediação do professor.

Libâneo,1990, p. Com isso a educação é um eixo fundamental na formação do ser humano independentemente de seus conhecimentos adquiridos ao decorrer de sua vida, sendo no espaço escolar a concretização de forma pratica de suas ações cognitivas. DADOS SOBRE A ESCOLA EM QUE REALIZOU O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO Durante a realização do estágio se dedicou uma carga horaria de 24 horas no acompanhamento e observação para a caracterização do espaço de atuação do pedagogo momento este que começamos a compreender o quanto é importante o papel do pedagogo no espaço escolar de forma a contribuir para o desenvolvimento da mesma, todos profissionais foram bem comunicativos e cada um compartilhou desses momentos por mim vivenciados, pois todos atuam em consonância desde a equipe pedagógica, diretoria, professores e todos funcionários interagindo um com o outro como uma verdadeira família, sendo este fato de convivência em harmonia importantíssimo para um espaço escolar fazendo com que cada um cumpra com seu papel em consonância com o próximo.

A Instituição nome da escola que situa-se rua, número, bairro, cidade, estado, CEP, Brasil , com data de abertura em data de julho de ano, oferece as modalidades de Educação Infantil Pré I e Pré II, Ensino Fundamental anos iniciais/finais e ensino da EJA – Educação de Jovens e Adultos para 700 (setecentos) alunos, funciona nos turnos da manhã, tarde e noite sendo uma instituição pública tendo como mantedora a Prefeitura Municipal de Caruaru, seu ambiente físico é composto de 14 (quatorze) salas de aulas, 01 (uma) secretaria, 01 (um) pátio interno para a realização de eventos da escola, 01 (uma) cozinha, 12 (doze) sanitários sendo 04 (quatro) masculinos, 04 (quatro) femininos, 02 (dois) dos professores e 02 (dois) exclusivo para alunos da educação infantil, 01 (um) laboratório de informática, 1000 (um mil) carteiras e a mesma quantidade de cadeiras.

Na área de materiais são 20 (vinte) quadros de pincel atômico, 01 (um) bebedouro, 18 (dezoito) televisores, 20 (vídeo) aparelhos de dvd, 80 (oitenta) computadores com acesso à internet, 04 (quatro) aparelhos de pesquisa didática, livros infantis, infanto-juvenil, dicionários, mapas, globo, jogos de leitura e matemática dentre outros. Na área profissional conta com 01 (um) diretor que atua na instituição há 03 (três) anos que tem como atribuições representar a escola, gerenciar a parte pedagógica e financeira da escola, 01 (uma) secretária que já atua na instituição a 02 (dois) pós graduada, 08 (oito) funcionários administrativos que auxiliam nos trabalhos da escola, 04 (quatro) vigilantes e 05 (cinco) de serviços gerais que zelam pelo ambiente escolar e bens do patrimônio público, além deste contam também com outros funcionários e atribuições tais como coordenadores de disciplina que ajudam na disciplina escolar é caso de 02 (dois) Pedagogo que contribui para o desenvolvimento pedagógico da escola, Conselho Escolar que colabora para a resoluções a serem tomadas, o corpo docente compreende-se em 32 (trinta e dois) com formação em magistério, graduação e especialização, No caso dos profissionais como Nutricionista, psicopedagogo, psicólogo e demais especialista são designados pela secretaria municipal de educação em visitas periódicas ou quando solicitados pela gestão da escola.

Os meios de acessibilidade da escola estão de acordo com qualquer que seja as necessidades do aluno dispondo de rampas, áreas e espaços reservados para pessoas de cadeira de rodas em sala de aula e ainda atua com a inclusão social no atendimento de alunos com necessidades especiais crianças encantadoras que nos leva a refletir o quanto é importante a comunidade escolar. Em virtude disso, a escola não pode deixar de discutir questões com inclusão, a injustiça e o individualismo. O PPP ainda se objetiva em garantir que a escola seja um espaço de reflexão, organização e atuação coletiva para que em consonância com os princípios norteadores adminsitrativo-pedagógicoe a participação de pais e alunos, se defina metas e ações que favoreçam o desenvolvimento, habilidades e competências no processo de ensino-aprendizagem tudo isso tratando do objetivo geral do mesmo.

Já no específico visa a desenvolver a consciência individual e coletiva para que percebam o seu papel enquanto cidadão de direitos, propiciar o acesso e a permanência de crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos à escolarização. Oportunizando a participação em atividades culturais e esportivas na escola além de: Estimular a reflexão, promover ações pedagógicas, criar estratégias de incentivo à leitura, propiciar a revitalização e capacitação permanente do professor, possibilitar a integração das diversas áreas de ensino e dos diversos setores, privilegiar o trabalho cooperativo, desenvolver metodologia de ensino e avaliação, revitalizar a prática pedagógica na ação libertadora promover a conscientização. Dentre as metas a serem desenvolvidas pela instituição todas são de suma importância para a comunidade escolar incentivar a integração da comunidade no processo, criar parcerias com representantes de associações de moradores do bairro e ONG, criar acordo de compromisso, conscientizar a comunidade, fortalecer o conselho escolar.

Apenas formação continuada com o setor pedagógico da escola. Último Curso realizado “Caatinga e seu relevo”. Visão sobre o ensino de Geografia no Ensino Fundamental. De suma importância pois é essencial para o dia a dia de cada um dos envolvidos pois a mesma se aplica desde sua saída de casa para a escola dentre outras dimensões que envolvem sua trajetória diária. Rotina de trabalho nas aulas de Geografia. Nome da Escola: 2- Série/ano: 3- Datas das 8 aulas observadas: (deve ser igual ao registrado na ficha de acompanhamento). Turno das aulas observadas: ( ) MAT ( ) VESP ( ) NOT 5- Aulas geminadas: ( ) SIM ( ) NÃO 6- Nome do professor regente: 7- Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas: 8- Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno? 9- Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/inibem o aprendizado dos alunos? 10- Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê? 11- Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente).

Quão próxima/distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida? 11. Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)? 13- Qual o papel do livro didático na aula? Comente. Duração: (número de aulas) Serão seis aulas de quatro horas cada. Justificativa: (Apresentar a importância do projeto) O presente projeto visa conhecer o relevo local e dessa forma levar os alunos a serem agentes pesquisadores com foco na geografia do relo local. Objetivos: (O que pretende alcançar) Identificar as transformações do relevo regional ao decorrer das décadas, quais alterações podem ser observadas. Conhecer as vegetações existentes; Localizar os pontos geográficos da localidade; Realizar mapas de mudanças e transformações do relevo.

Atividades: (Descrever as atividades a serem desenvolvidas, ou seja, os passos que professor e alunos devem seguir para o desenvolvimento do projeto). Rio de Janeiro: Record, 2001. SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas, 34ª ed. São Paulo: Editora Ática. CONSIDERAÇÕES FINAIS A realização do estágio sucedeu-se de forma proveitosa e coerente uma vez que tanto a direção da escola, equipe pedagógica e o professor regente foram compreensivos e atenciosos para comigo. B. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996. FIGUEIREDO MONTEIRO, C. Os quatro níveis da pesquisa geográfica. São Paulo: Laboratório de Cartografia, DG-FFLCH, USP, 1994. MACHADO, L. M. C. Disponível em:. Acesso em: 10 Out.

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