Relatórios Quimica Experimental e Geral

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Química

Documento 1

A. Material de Avaliação Prática de Aprendizagem RELATÓRIO – QUÍMICA EXPERIMENTAL Nome: RA: SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. OBJETIVOS 4 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5 3. Solvente é a substância que dissolve o soluto. Elas podem ser insaturadas, saturadas ou supersaturadas, segundo a quantidade de soluto dissolvido (ATKINS, 2006). • Solução insaturada: É uma quantidade de soluto dissolvido inferior à sua solubilidade nesta temperatura (SOLUÇÕES, 2012). • Solução saturada: É uma quantidade de soluto dissolvido igual à solubilidade nesta temperatura. Uma solução saturada pode (ou não) mostrar corpo de fundo (excesso de soluto precipitado) (SOLUÇÕES, 2012). Que são: Concentração: Que é a relação entre o número de soluto e o número de solvente ou solução. As concentrações mais utilizadas são concentração em grama por litro, concentração em quantidade de matéria, molaridade, fração em mol e densidade (d) (BROWN; LEMAY; BURSTEN, 2005).

Concentração em gramas por litro: É a relação entre a massa e soluto e o volume da solução (BROWN; LEMAY; BURSTEN, 2005). C= Concentração comum (g/L) m1= massa do soluto (g) V= Volume da solução (L) Concentração em quantidade de matéria: É a quantidade de matéria consiste na relação entre a matéria do soluto em mols e o volume da solução em litros (BROWN; LEMAY; BURSTEN, 2005). m1= massa de soluto em solução (g) M1= massa equivalente a 1 mol do soluto Molaridade: É o número de mols do soluto dissolvido por litro da solução (BROWN; LEMAY; BURSTEN, 2005). Logo após, adicionamos a quantidade de Cloreto de Sódio obtido no cálculo, em mistura com água e misturamos vigorosamente, até o sal se dissolver.

RESULTADOS E DISCUSSÃO No procedimento 1, foi possível observar que quando só tínhamos água o número de concentração estava zerado, quando iniciamos a adição do Cloreto de Sódio, formula molecular NaCl com massa molar de 58,44g/mol, onde sabemos que a massa molar tem sua importância nos cálculos das soluções pois a mesma é a massa que está presente nos elementos e seu valor é dado como massa atômica do mesmo. O número da concentração foi aumentando, ao nível que adicionávamos o cloreto, até chegar num ponto que já tínhamos mais cloreto que água deixando assim a solução saturada, essa solução apresentou n1=0,615 mol (figura 1). n1= 0,615mol Figura 1: Solução Saturada. Desse modo temos, também que o número da massa é 35,94g como podemos ver: m= 35,94g Foi possível perceber que, a solução chegou a certo ponto que não houve mais como se dissolver.

Princípios de Química. Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Tradução de Ricardo Bicca de Alencastro. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2006. D. Q. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Preparo de Soluções e Titulação. Disponivel em: <http://www. blogspot. com/2012/05/preparo-de-solucoes. html>. Acesso em: 10 setembro 2020.

36 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download