Resenha Crítica do filme "Assassinato em Primeiro Grau" 1995

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Tal sistema penitenciário tem reconhecimento mundial, devido à repercussão de seus métodos rígidos e desumanos no trato com os detentos. Nesse aspecto, Campos (2018) destaca que Alcatraz e seus métodos se caracterizavam como total ato de transgressão contra a dignidade humana, e que em primeira instância ela representa uma face da sociedade na época, que tentava mostrar uma imagem de controle, poder e marginalização de tudo que fugisse ao padrão, assim o modelo de sistema prisional deveria mostrar-se com uma imagem impecável, onde tentativas de fugas eram impensáveis e ademais o sistema tinha que justificar os altos custos investidos na penitenciária. No contexto do filme, Henri é levado à solitária após uma tentativa de fuga e seu período de permanência, acontece initerruptamente entre os anos de 1938 a 1941.

O diretor adjunto Milton Glenn (Gary Oldman) apresenta para mídia a penalidade da solitária como método de reabilitação. Todavia, o que se vê são sessões recorrentes de tortura que inclui violência física, mantê-lo algemado, nu, banhos gelados, alimentação precária, isolamento total em uma sala escura, sem entrada de ar, totalmente fechada, e sem condições apropriadas para que realizasse suas necessidades fisiológicas. Assim, o que se vê é uma sucessão de fatores como, por exemplo, seu incômodo pelo barulho das falas e dos talheres, o medo quando o guarda grita com ele para que coma a refeição, e o estopim acontece quando um guarda fala ao seu ouvido (supostamente uma alucinação), que a culpa de ter ficado na solitária era de seu antigo parceiro de fuga que o delatou.

Nesse instante, em um rompante de fúria Henri mata o detento. O filme do início ao fim, tanto nos aspectos diretos de falas do roteiro, quanto nas mensagens simbólicas, configura-se como uma forte crítica ao sistema penitenciário, e como uma organização comprometida pode afetar imensuravelmente um sujeito subjugado a ela, ao ponto de promover traumas tão profundos, passíveis de corromper sua capacidade de identidade, e tomadas de decisão consciente. A composição do sistema judiciário como um todo é apresentado de forma crítica. De modo que, percebemos essas questões quando o advogado de defesa (público) designado ao caso, é escolhido pela suposta inabilidade por ser um recém-formado e o seu próprio supervisor alega isso, justificando que o caso está ganho, apontando Henri incontestavelmente como culpado.

REFERÊNCIAS CAMPOS, Mario. Análise do filme "Assassinato em Primeiro Grau" à luz do Direito Brasileiro. In: Jus Brasil [online], 2018. Disponível em: https://mcaampos. jusbrasil. org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH. pdf. Acesso em: 29 Abr.

59 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download