RESENHA CRÍTICA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM RECURSOS HUMANOS

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

No passado, ocorreram as revoluções industriais, caracterizadas pela introdução de máquinas e técnicas de produção. O advento das pesquisas científicas no século XX contribuiu para a eclosão da Terceira Revolução Industrial e, mais tarde, pela Quarta Revolução Industrial, que é caracterizada pela disseminação de meios de informação e comunicação, e neste contexto está inserida a inteligência artificial. A presente resenha tem a finalidade de analisar os tópicos abordados na apresentação com tema Inteligência Artificial em Recursos Humanos, realizada pelos acadêmicos Alessandro Dominoni, Thiago Matos e Umberto Silva. São analisados neste estudo os seguintes aspectos: A definição das expressões empregadas na apresentação e sua clareza; a precisão das informações e a eventual necessidade de complementação; análise dos aspectos abordados sob bibliografia especializada e breve opinião acerca da realidade contemporânea e de perspectivas para o futuro.

A definição de inteligência artificial, atribuída a Morelli (2019) e introduzida no início da apresentação, resume o significado da expressão à sua finalidade prática. As finalidades descritas para machine learning no RH são apropriadas. Como complemento, pode-se mencionar também que machine learning pode ser empregado para recrutamento e seleção, que ainda é uma das funções essenciais do RH (ALVAREZ, 2019). Deep learning, ramo derivado de machine learning, é a expressão utilizada para definir o aprendizado profundo. Na apresentação, a definição é assertiva, pois sintetiza a finalidade do termo, como o aprendizado ocorre e de onde o conceito advém, bem como descreve como os dados são trabalhados. Kim (2016) especifica que o aprendizado complexo é decorrente da assimilação de dados mais simples, que são trabalhados através de uma hierarquia de conceitos.

Otimizar os períodos aplicados em tarefas é uma necessidade imprescindível para a o sucesso em um mundo globalizado e altamente competitivo. A inteligência artificial dispõe de ferramentas para aperfeiçoar processos, técnicas, e possibilita o desempenho de tarefas que seriam desgastantes para humanos. É imperativo que as empresas e os profissionais estejam abertos a essa realidade, especialmente no que tange o departamento de RH, que, além de ser a porta de entrada e saída de capital humano, é também setor estratégico no gerenciamento e vital para o sucesso das organizações. REFERÊNCIAS ALVAREZ, Milena.  Machine learning na gestão de pessoas: o que o RH pode esperar. set. Disponível em: http://datascienceacademy. com. br/blog/como-o-big-data-e-o-analytics-estao-transformando-o-recrutamento-e-o-rh/. Acesso em: 9 out.  Aplicação de Deep Learning em dados refinados para Mineração de Opiniões.

Orientador: Prof. Dr. João F. Valiati.  Revista académica: contribuciones a la economía, [s. l. ano 2018, out. MORELLI, Cássio.  Guia do Principiante: utilização de inteligência artificial em recursos humanos.

42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download