RESENHA DISSERTATIVA EXPOSITIVA DO TEXTO: CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Prof. Cidade 2017 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. RESENHA DISSERTATIVA EXPOSITIVA. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO. A TEORIA. Vale ressaltar que o principal foco do trabalho está nos pressupostos téoricos relacionados com a educação integral. Os principais temas tratados neste currículo é a interdisciplinaridade, o tempo e o espaço escolar, direitos humanos , o saber do aluno entre outros temas de relevância para a confecção de uma revisão bibliográfica acerca. RESENHA DISSERTATIVA EXPOSITIVA Texto resenhado:  SILVA, Edileuza Fernandes da; LIMA, Erisevelton Silva (Org.  CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS. Brasília: Gdf, 2014. Tais afirmações e possíveis soluções foram baseadas, a priori nos seguintes dilemas ou perguntas encontradas e vividas no ambiente escolar : Para que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? O que e como avaliar?.

A TEORIA Como toda prática pedagógica e ou experiência escolar, deve-se levar em consideração alguns pressupostos teóricos, ou ainda uma revisão bibligráfica acerca do assunto proposto. No caso “CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS” fora utilizado o caráter intervencionista, no qual como a própria palavra diz tem um caratér de mudança de paradigmas através do Estado e sua principal ferramenta, a política pública. Utilizou-se em questão, neste currículo em questão a teoria crítica e pós crítica consequentemente. A teoria crítica, segundo dito no currículo em análise, tem um viés dialético marxista, ou seja, baseada principalmente na luta de classes, onde na educação invoca os seguintes paradigmas: como: desigualdades sociais, hegemonia do conhecimento científico e etc.

O conceito chave por traz desta categoria é o da ressignificação do espaço escolar, utilizando-se da comunidade para tal ato. Todos esses conceitos de espaço ou espaços escolares está atribuido no texto a Paulo Freire principalmente. Quando fala-se de oprtunidades no espaço-temporal da escola, visa-se principalmente, segundo o livro a inserção do aluno em uma socieade justa e por consequência democrática, isto é, uma escola que no período integral tirasse as crianças de certo modo das ruas, sendo assim trazendo perspectiva de vida e também de conhecimento próprio. Para assegurar tais pressupostos, no currículo disposto seis (6) princípios básicos: Integralidade, Intersetorialização, Transversalidade, Diálogo Escola e Comunidade, Territorialidade, Trabalho em Rede. CURRÍCULO INTEGRADO Uma das propostas do livro é o do currículo integrado, que em linhas gerais significa a junção da teoria com prática, da interdisciplinaridade, da contextualização e da flexibilização, de tal forma que o aluno se emancipe de um modelo autoritário de ensino, onde o mesmo possa refletir e pensar através de suas ideias e através de sua singularidade e principalmente da realidade em que os discentes estão inseridos no contexto escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GAZOLA, André.  Como escrever uma resenha crítica. Disponível em: <http://www. lendo. org/como-fazer-uma-resenha/>. Brasília: Gdf, 2014. p. Disponível em: <https://issuu. com/sedf/docs/1-pressupostos-teoricos>. Acesso em: 16 nov.

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