RESÍDUOS SÓLIDOS - DEFINIÇÃO / CLASSIFICAÇÃO DE CINZAS DE MADEIRA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Biologia

Documento 1

de 2 de agosto de 2010, resíduos sólidos são materiais inservíveis no estado sólido ou semissólido proveniente de atividades humanas que devem receber destinação final adequada para minimizar os impactos ao ambiente e à sociedade. Os resíduos sólidos ainda são formados por gases compreendidos em recipientes e líquidos que, em decorrência de suas características, não podem ser lançados na rede de efluentes ou nos corpos hídricos. BRASIL, 2010). Outro conceito de resíduos sólidos é descrito na Norma Brasileira (NBR) nº 10. publicada em 31 de maio de 2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que considera esse tipo de material como: [. Os resíduos classe I são aqueles que apresentam características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Os resíduos classe II A são os que não se encaixam nem nos perigosos nem nos inertes. Já os resíduos classe II B são aqueles que quando em água destilada: “[. não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor [. ” (ABNT, 2004, p. e normas correlatas, as cinzas podem apresentar classificações diferentes, que é comum em virtude das diferenças dos materiais incinerados e processos utilizados para a queima. Em estudo realizado com cinzas de biomassa por Lima et al (2009 apud GONZALES, 2014), o resíduo foi classificado como classe II A, não perigoso e não inerte, ressalta-se que foi constatada a presença de metais pesados, mas eles não acabaram influenciando para tornar a amostra como um resíduo perigoso.

Já em análise realizada por Grando, Rogeri e Schmitz (2016), as cinzas de madeira foram classificadas como classe I – perigoso em virtude do teste de corrosividade cujo pH foi superior a 12,5. Desta maneira, faz-se necessária a avaliação da cinza que será gerada em cada estabelecimento para classificar adequadamente. Impactos causados pelas cinzas de madeira Como foi visto anteriormente, as cinzas de madeira podem ser de dois tipos distintos, a de fundo e a volante. Entretanto, se as cinzas forem destinadas de maneira inadequada e despejadas sem critério no solo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA, 2004), elas podem causar desequilíbrios no metabolismo dos vegetais em virtude do excesso de nutrientes que dificultará a assimilação de outras substâncias pelas plantas. Outro impacto negativo associado ao descarte inadequado de cinzas é a eutrofização.

As cinzas ricas em nutrientes podem ser carreadas até um corpo hídrico por atividades erosivas, assim, o excesso de nutriente favorecerá o surgimento do referido problema, que consiste no crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas em virtude da alta disponibilidade de nutrientes. Segundo Brasil (2006), o principal agravante da eutrofização é quando as plantas morrem, demandando uma alta taxa de oxigênio dissolvido para a decomposição da matéria morta. Além disso, eutrofização pode provocar a mortandade de peixes, maus odores e a intoxicação da água devido à alta quantidade de algas. Revista Principia, João Pessoa, n. p. Disponível em: <http://periodicos. ifpb. edu. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. BRASIL. Lei nº 12. de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.

R. Cinzas da Queima de Biomassa: Aplicações e Potencialidades. Revista Virtual de Química, Sorocaba, v. n. p. br/ar/poluentes/> Acesso em 01 set. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja. Deficiências e toxicidades de nutrientes em plantas de soja. Londrina, 2004. ufpr. br/bitstream/handle/1884/44381/R%20-%20E%20-%20JACQUES%20GIMENES. pdf?sequence=1> Acesso em 31 ago. GONZALEZ, A. D. A. SCHMITZ, R. Avaliação de resíduos industriais provenientes da queima de madeira de eucalipto no solo. In: SIMPÓSIO DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA EM ALIMENTOS, 3, 2016, [S. l].

28 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download