Resumo sobre a contra-reforma e reforma no cristianismo faço curso de teologia

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Como resposta, a igreja católica romana viu a necessidade de mudanças para recuperar territórios que estava perdendo para a nova religião de Lutero, formulou estratégias, e reconquistou os territórios da Bélgica e da Polônia. A contrarreforma foi uma reação ao avanço protestante, provocou transformações profundas na igreja católica, gerou conflitos como a Guerra dos 30 anos (1618 – 1648) na Alemanha, e expandiu o catolicismo para regiões como a América Latina. I. A CONTRA-REFORMA a) Renovação e Reforma Criou-se um grupo denominado observatório do amor divino, formado por clérigos e leigos interessados em divulgar a fé cristã, entre os membros estava Giovanni Pietro Caraffa que posteriormente se tornaria o papa Paulo IV e Gaetano di Tiene. Este grupo propôs um documento que denunciava os abusos dos pontífices anteriores como a venda de ofícios e dispensações indiscriminadamente.

Por desejar proximidade com a Itália, sob a liderança de Tomás de Torquemada, iniciou um processo para extinguir hereges, inspirando o papa Paulo III a implantar a inquisição. Também foi um espanhol, o fundador da Companhia de Jesus e da missão jesuíta, Inácio de Loyola, os jesuítas, cujo o principal expoente e criador Loyola, fora combatente que teve uma perna inutilizada em um conflito bélico, decidiu se dedicar à fé e a igreja, este grupo que até hoje é responsável por instituições educacionais, teve vários missionários de destaque na história, e promoveu a pregação em regiões como as américas do sul e central; Este religioso pregava a importância de um logo período de meditações e regras como obediência cega ao papa, castidade e pobreza.

Ximenes, outro espanhol, foi responsável por publicações de escrituras e pela universidade de Alcalá, além de textos da bíblia em língua originais e latim da Vulgata. A inquisição teve origem na luta contra os albigenses no sul da França, e teve aproximadamente 12. pessoas executadas sob o comando de Torquemada e Ximenes (Espanha). A guerra dos 30 anos teve quatro fases, a etapa dos boêmios apresentou Ferdinando e Maximiliano da Baviera de um lado, e Frederico da Boemia do outro; o conflito terminou com a derrota dos protestantes em 1633. O combate teve a fase dinamarquesa de 1625 a 1629 e teve como resultado a expulsão dos protestantes das terras governadas por católicos, sendo que apenas os luteranos fossem tolerados. Na Suécia de 1630 a 1634, os protestantes venceram e conquistaram territórios como as margens do rio bálticos e o norte da Alemanha, porém no Sul a conquista não foi definitiva.

A fase final 1635 e 1648 envolveu a região da França, Suíça, Holanda e Suécia, os protestantes da Suécia e da Prússia conquistaram territórios da França, o calvinismo e o luteranismo foram reconhecidas como religiões e seus membros adquiriam o direito de ocupar cargos públicos. III.

26 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download