REVESTIMENTOS EXTERNOS:ARGAMASSA THERMO-X

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) XXXXX, dia de mês de 2023 VIAN, Sérgio Franco. Revestimentos Externos: argamassa THERMO-X. p. CONFORTO TÉRMICO 12 3. CONFORTO ACÚSTICO 13 4. REVESTIMENTO EXTERNO – ARGAMASSA 14 4. ARGAMASSA TÉRMICA E ACÚSTICA THERMO-X 14 4. Conforto acústico e térmico 14 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18 REFERÊNCIAS 19 1. O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 40 anos. As palavras-chave a serem utilizadas nas buscas serão: conforto térmico, conforto acústico, revestimento externo. O PLANEJAMENTO COMO FATOR FUNDAMENTAL PARA O DESEMPENHO A construção civil é o segmento que mais impulsiona o desenvolvimento econômico do país, sendo responsável por gerar muitos empregos justamente pela movimentação de outros segmentos gerando renda e impostos no atendimento da sua alta demanda (SCALCO, 2019, p.

Para o atendimento de suas demandas são incorporadas estratégias que reduzam os custos e desperdícios, além de permitir a agilidade na execução. Contudo, devido à preocupação em atender a alta demanda, alguns projetos visam o design e a entrega rápida, e em parte menospreza o desempenho que busca atender as exigências humanas, medidas que devem ser implantadas já no planejamento. Portanto, o planejamento quando elaborado corretamente, consegue identificar uma gama de critérios como a vida útil e a durabilidade de cada material sendo um requisito da função do desempenho, exigindo uma análise em relação ao ambiente que será exposto, as condições de degradação que influenciarão de maneira direta na sua vida útil (JOHN, 2006 apud MATTOS, 2013, p. De acordo com Palhota, o planejamento é caracterizado como um processo de tomada de decisão, visando antecipar uma ação futura, por meios eficazes para concretizá-la (PALHOTA, 2016 apud SILVA e ZAFALON, 2019, p.

Para Laufer e Tucker, o planejamento de caráter operacional tem sua importância em minimizar as falhas e reduzir gastos desnecessários com materiais e equipamentos, porém as empresas de construção enfatizam o planejamento só para o tempo e posteriormente aos recursos disponíveis e sua qualidade (LAUFER & TUCKER,1987 apud LISBOA e CASTRO, 2018, p. A importância que é dado ao planejamento deve-se ter em vista a priorização das soluções, no antecer as falhas, com correções sobre medidas preventivas: No ato de se planejar, soluções mais eficazes ficam mais expostas quando há previsões de situações desfavoráveis e indícios de falhas, pois permite aos gerenciadores, ações de correção a tempo, adotando medidas preventivas e minimizando custos e prazos com os impactos (LISBOA e CASTRO, 2018, p.

Desta maneira o planejamento permite a averiguação e a realização de uma previsão da condição e durabilidade ao longo prazo da edificação, frente ao clima do local da construção, tal atitude já era estudada no início do século XIX, onde os arquitetos observavam seus projetos junto as condições climáticas locais, como a exposição ao sol, chuva, frio e a deteorização de cada material, se havia aproximação de vegetação, bem como a circulação dos ventos sobre o ambiente interno e externo com objetivo de trazer satisfação aos usuários daquele ambiente (RIBEIRO, 2013, p. conforto ambiental é um conjunto de condições ambientais que permite ao ser humano sentir bem estar térmico, visual, acústico e antropométrico, garantindo a qualidade do ar e o conforto olfativo.

A ação simultânea das variáveis climáticas terá influência no espaço arquitetônico construído, sendo assim, antes de iniciar o projeto arquitetônico, deve-se ter como premissa um estudo do clima e do locar do projeto da edificação, sendo tão importante quanto o programa de necessidades e exigências das necessidades humanas (LAMBERTS, DUTRA e PEREIRA, 1997, p. CONFORTO TÉRMICO O conceito de conforto térmico se refere ao estado mental que expressa a satisfação do homem com o ambiente térmico que o circunda. Entretanto, a ausência da satisfação é causada pela sensação de desconforto por parte do calor e/ou frio, devido o balanço térmico não estar estável, havendo divergências entre o calor produzido pelo corpo e o calor perdido para o ambiente (LAMBERTS, 2016, p.

De acordo com Frota e Schiffer (2001, p. REVESTIMENTO EXTERNO – ARGAMASSA O revestimento de argamassa é uma das partes integrantes das vedações do edifício, além de apresentar um conjunto de propriedades que auxiliam nos cumprimentos de suas funções. O revestimento de argamassa tem dentre as suas funções de vedação o isolamento termoacústico (MACIEL, BARROS e SABBATINI, 1998, p. A argamassa que será analisada nesta pesquisa é a argamassa térmica e acústica THERMO-X. ARGAMASSA TÉRMICA E ACÚSTICA THERMO-X A argamassa THERMO-X, tem sua composição isenta de amianto, constituída de argilas minerais, celulose, mica e micaxisto isolante, sendo indicada como isolamento térmico devido à alta incidência solar e invernos rigorosos. Sua aplicação pode ser em paredes de alvenaria, placa cimentícia e gesso acartonado (Drywall), serve como reboco para lajes e pisos, superfícies metálicas cilíndricas e planas (inox ou aço carbono).

k) a temperatura de 75,0°C. nos testes foram utilizados os seguintes critérios: THERMO-X 12kg/m² com 2cm de espessura Reboco comum – 36 kg/m² com 2cm de espessura. THERMO-X - TÉRMICA, 2014, p. Figura 1 - Teste THERMO-X Eficiência Térmica Fonte: (THERMO-X- TÉRMICA, 2014) Figura 2 - Comparativo THERMO -X REBOCO COMUM Fonte: (THERMO-X- TÉRMICA, 2014) Figura 3 - Gráfico Comparativo entre THERMO-X e Reboco Comum Fonte: (THERMO-X- TÉRMICA, 2014) Na indústria a THERMO-X pode ser utilizada para isolamento térmico em forjas, fornos, tanques e caldeiras, aplicada como revestimento que reduzirá o consumo de energia, devido isolar e reduzir a troca de calor com o ambiente externo. Sua aplicação na indústria permite o acesso ao alto nível de calor, sua aplicação é permitida em superfícies de caldeiras - metálicas cilíndricas, em superfícies metálicas planas como chapas de torrefação de grãos.

NBR 15575: Edificações Habitacionais – Desempenho. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Rio de Janeiro, 19 Fevereiro 2013. CARVALHO, Talita Andrioli Medinilha de. Conforto ambiental: térmico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018. Working with the performance approach in building. CIB Working Comission W60 - CIB Report - Publication 64, Rotterdam - Netherlands, p. January 1982. GREVEN, Hélio A. FAGUNDES, Hilton A. Eficiência energética na arquitetura. São Paulo: PW Editores, 1997. Eficiência Energética na Arquitetura. ed. Rio de Janeiro: ELETROBRAS/PROCEL. com. br/upload/pdfs/thermo-x-aplicado-em-caldeiras. pdf>. Acesso em: 23 Outubro 2021. FICHA TÉCNICA. Grupo GRX São Paulo, 2014. Disponivel em: <https://www. grxsp. com. br/upload/pdfs/thermo-x-estimativa-de-reducao-energetica-predial.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download