Revisão de 4 artigos ABSTRACT

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para tal, procuramos traçar um panorama acerca dessa temática, elucidando sobre o decorrer de seu desenvolvimento em âmbito nacional, enfatizando o papel do educador. Desse modo, observaremos que é relevante fazermos uma reflexão mais profunda acerca das práticas didáticas e possíveis mudanças, incluindo aí, por exemplo, a necessidade de uma formação continuada dos profissionais da Educação, que carecem de mais competências além das desenvolvidas nos cursos de pós-graduação. Reconhecemos por intermédio de pesquisa que estes profissionais necessitam de reforço teórico e prático nos métodos didáticos. Palavras-chave: Docência. Ensino Superior. Busca-se agregar valor às condições básicas do cidadão. Uma das metas para o aperfeiçoamento de uma série de indivíduos é o ingresso a uma instituição superior de ensino.

Para tratar deste ponto, é necessário discutirmos a qualificação de professores. Esta revela-se uma atividade complexa, uma vez que estes profissionais são responsáveis diretos pela formação de futuros educadores e pesquisadores. Para compreender a realidade da docência superior brasileira, é necessário um conhecimento histórico prévio a respeito da Educação em âmbito nacional. Vários projetos anteriores foram apresentados à coroa, que temia que a formação universitária na colônia pudesse acarretar em uma série de revoluções. Conforme podemos observar nos dizeres de Cunha, Com a proibição da criação de universidades na colônia, Portugal pretendia impedir que os estudos universitários operassem como coadjuvantes de movimentos independentistas, especialmente a partir do século XVIII, quando o potencial revolucionário do Iluminismo fez-se sentir em vários pontos da América.

CUNHA, 2000, p. Contudo, no ano de 1808, a visão sobre o Brasil foi alterada, já que a coroa portuguesa fez do país a sua residência. Segundo Moraes ( 2007, pp. alunos matriculados no ensino superior, de acordo com o MEC (2018), em 33 mil cursos, o que representa aproximadamente 4% da população. A partir daqui, pretende-se construir a evolução histórica do professor e seu posicionamento diante da instituição de ensino. É de suma importância destacar o papel deste indivíduo, pois ele ainda ocupa uma posição central no ambiente acadêmico. Além disso, este se compromete com a formação do alunado e assume para si as garantias constitucionais presentes no artigo n° 205 da Constituição Federal (BRASIL, 1988), sendo indissociável sua formação e opiniões da prática docente.

Em território nacional, não há um regimento específico que regule a titulação do professor, diferentemente do que ocorre na Educação Básica, regida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Com todos esses preceitos, é viável que busquemos deslindar a formação pedagógica do indivíduo professor, a quem cabem diversas responsabilidades. Para Oro e Bastos (2012, p. a exigência da formação dos professores universitários tem sido restrita ao conhecimento aprofundado de determinada disciplina que o individua lecionará, sendo um conhecimento adquirido por meio da prática ou da teoria, assim, ressaltando que não há exigências de formações pedagógicas. A respeito da falta de formação necessária, Oliveira coloca o seguinte: Muitos professores que atuam no ensino superior não tiveram experiências anteriores em sala de aula.

E, no caso dos professores que engressaram dos cursos de bacharelado, muitos não tiveram disciplinas de apoio didático-pedagógico, seja nos seus cursos de graduação ou nos de pós-graduação. No entanto, não se pode esperar que, o ofício de ensinar se aprenda em uma disciplina de no máximo 60 horas/aula. OLIVEIRA, 2015, p. No entanto, os cursos de pós-graduação têm sofrido uma reformulação: atualmente, alguns oferecem maior ênfase as disciplinas voltadas à Educação, visando o crescimento de vagas no ensino superior e necessidade de um contingente mais expressivo de professores na sociedade. Nos cursos de Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - há o objetivo de formar pesquisadores e professores de nível superior, mesmo que não haja a oferta de muitas disciplinas voltadas as técnicas de ensino e conhecimento da educação e formação do educando.

Desse modo, compreende-se que professores que partem de uma educação de bacharelado não se encontram preparados para a docência devido a sua formação. Prigol e Behrens comentam: Ao se tornarem docentes estes professores muitas vezes atuam de forma intuitiva, isto acontece ao logo de sua vida pessoal, escolar e acadêmica vivenciam e experimentam diferentes atividades no processo de ensino aprendizagem e desta forma aprendem por observação (PRIGOL E BEHRENS, 2014, p. Adotando tal comportamento, os professores revelam imaturidade e insegurança para ministrar aulas e estas fragilidades podem ser facilmente percebidas pelos alunos que, em ambiente acadêmico, já são detentores de um raciocínio crítico bastante apurado. O resultado disso é que suas aulas são vistas como monótonas ou não são dignas de tanta atenção.

Conforme Lourenço e Vagula (2017, p. “O processo formativo continuado faz com que o docente tenha confrontos entre o seu modelo pedagógico de referência com o modelo pedagógico do formador, resultando desse confronto um novo modelo pedagógico personalizado”. Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Disponível em: <http://portal. mec. gov. br/component/tags/tag/32044-censo-da-educacao-superior> Acesso em:15 de abril de 2019. In: 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. ª edição. Coleção História 6). GÓES, Natália Moraes,CORREIA, Larissa Costa. com. br/arquivo/pdf2017/23418_11749. pdf> Acesso em 16 de abril de 2019> INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Ministério da Educação, 2017.

LOURENÇO,Felipe Casonato; VAGULA, Edilaine. Docência no ensino superior: formação continuada e a prática pedagógica dos docentes. Disponível em: <http://www. uel. br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/IV%20Jornada%20de%20Didatica%20Docencia%20na%20Contemporaneidade%20e%20III%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/DOCENCIA%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR%20FORMACAO%20CONTINUADA%20E%20A%20PRATICA%20PEDAGOGIGA%20DOS%20DOCENTES. A formação didático-pedagógica do professor do Ensino Superior egresso do bacharelado. Evidência, Araxá, v. n. p. Disponível em: <https://www. PRIGOL, Edna Liz. BEHRENS, Maria Aparecida. A formação continuada do docente do ensino superior e sua relação com sua prática pedagógica. Disponível em: <http://xanpedsul. faed.

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