Saia justa com o ateísmo

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Entre os religiosos, os judeus foram os mais bem colocados, seguidos dos mórmons. E por último ficaram os católicos hispanos. Nos comentários abaixo do vídeo havia os que elogiavam, outros acreditaram que o autor estava numa crise de fé, outros ainda debocharam da parte final em que ele dizia acreditar na volta de Cristo. E não faltaram os haters que o atacaram cruelmente. Para exemplificar a falta de conhecimento da massa religiosa o autor cita uma pesquisa encomendada em dezembro de 2014 pelo jornal londrino Daily Mirror (Espelho Diário) com a questão “Quem é Jesus Cristo?”. Nos Estados Unidos, onde apenas 4% da população se declara ateu ou agnóstico também foi feita uma pesquisa pelo Instituto Barna, em Greendale, Califórnia. Os resultados foram ainda piores: 93% dos entrevistados possuem um ou mais exemplares da Bíblia em casa; 12% garantiram que leem a Bíblia todos os dias; 38% recorrem a ela quando sentem necessidade; 57% confessaram que passam mais de uma semana sem ler a Bíblia; 31% acreditam que na Bíblia consta o dito “Deus ajuda a quem cedo madruga”; 48% acreditam que o livro de Tomé que é apócrifo está contido na Bíblia cristã; 52% não sabiam que existe o livro de Jonas; 58% não sabiam quem pregou o Sermão da Montanha.

Estabeleceu-se um padrão entre os religiosos que acreditam que os ateus negam por desconhecer, mas não é isso que mostram os resultados das pesquisas. E fica a questão: Seria a fé contemporânea sustentada num achismo e a descrença num exame real de fatos? Um tiro no pé Revelar os dados e admitir desconforto parece um tiro no pé, num livro supostamente escrito em defesa da fé. O autor alega que não pode fugir da realidade que o cerca, nem insultar a inteligência dos leitores supondo que eles nunca perceberão o óbvio. A criança passa por todo o horror e ainda lhe dizem que “deus se alegra disso”. Tudo o que Ayaan sabia sobre judeus e ocidentais: eram infiéis e deveriam morrer como animais peçonhentos.

E ao final de seus questionamentos existenciais não conseguia mais acreditar em Deus. E quem a convenceu disso foram justamente os religiosos radicais. O Budismo, apesar de conhecida como religião pacífica, tem uma ala extremamente violenta digna de estudos acadêmicos. • Comentários elogiosos, debochados e de haters. • Pesquisa Jornal Daily Mirror com crianças: Um em cada cinco entrevistados responde que Jesus Cristo é um jogador do Chelsea. E mais da metade responde que Papai Noel e Jesus Cristo nasceram no mesmo dia. • Pais dizem qualquer coisa para entreter crianças e se eximem da responsabilidade. Muitos desses jovens abandonam a fé ao entrarem na universidade. • Honestidade do autor ao lidar com falhas dentro da fé que segue. • Casos de falhas existem em diferentes religiões. • Islamismo: Ayaan Hirsi da Somália sofreu infibulação aos cinco anos.

Fugiu de um casamento forçado e foi para a Europa. Tornou-se ateia.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download