SAÚDE DO IDOSO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

INTRODUÇÃO 6 2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 7 2. HISTÓRICO DO ESPAÇO DA GENTE 7 2. ESTRUTURA FÍSICA 7 2. ESTRUTURA RH 8 3. Ademais, agradeço aos colegas, que, juntos também tiveram toda essa experiência ímpar. À Coordenadora do Curso de Psicologia, professora de estágio e supervisora, a Psicóloga Marcela Lobão, que soube repassar a todos suas experiências, seu auxílio, atenção e capacidade de mostrar cada ponto, de forma bem clara. Aos profissionais do Espaço da Gente, que acolheram de forma agradável, ajudando a cada estagiário da melhor forma possível. Enfim, à Faculdade Pitágoras pelo apoio técnico e preocupação em formar os melhores profissionais para o mercado. INTRODUÇÃO Como objetivos do estágio, pode-se citar a atuação em diversas áreas dentro do Espaço da Gente, realizando atividades concernentes a ele e ao aprendido durante o curso, dentre as quais, destacam-se o acompanhamento de idosos nas salas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia e pude ter muitas noções no que tange ao cuidado de idosos, observando como os profissionais que ali trabalham realizam suas atividades.

É a capacidade de adaptação e a vontade de viver novas experiências que faz a pessoa seguir em frente e ter uma vida mais digna, ainda que a sociedade lhe diga que tudo já se consumou. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 2. HISTÓRICO DO ESPAÇO DA GENTE O Espaço da Gente iniciou seus trabalhos em outubro de 2013 e é um complexo de gerenciamento de saúde direcionado para os idosos e para pessoas em processo de envelhecimento. Nesse contexto, temos a palavra GENTE como uma sigla, que significa: Gerenciamento do Envelhecimento Natural, Terapêuticas e Educação. O objetivo desse trabalho é proporcionar ao público a autonomia e a independência em busca da longevidade. Profissionais: educadora física, fisioterapia, arte terapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e professor de artes.

Coordenação: psicólogo e assistente social. Academia da Memória: programa de estimulação cognitiva. Existem 4 tipos de grupo: 1) Ginástica Cerebral: pacientes com demência instalada ou demência, 2) ECE (Estimulação Cognitiva Especializada): pacientes com demência inicial ou lentificação cognitiva pelo envelhecimento; 3) Memorative I: pacientes com cognição preservada. Grupo inicial para esse tipo de paciente; 4) Memorative II: pacientes com cognição preservada com mais 3 anos no Programa. Gema Galgani: espaço de investigação laboratorial com experiência de mais de 30 anos em análises clínicas. Cedite: espaço especializado em doenças tropicais e imunização. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Minha primeira impressão ao chegar ao local do estágio foi a de um cuidado e atenção com os idosos ali presentes que me chamaram a atenção.

Logo no primeiro dia, observei que a enfermeira afere a pressão arterial de cada idoso antes de ele ser encaminhado para sua sala. Na sala com a fisioterapeuta, uma vez por semana, observava todos os exercícios e atividades que ela fazia com os idosos. Segundo a World Health Organization (apud SMITS e cols. “os fatores psicológicos, que incluem a inteligência e capacidade cognitiva, são indícios fortes de envelhecimento ativo e longevidade”, logo, ela é ferramenta indispensável à manutenção da saúde do idoso. Outra aula bastante informativa e produtiva foi a da terapeuta. Ela falou sobre a importância e a estória de São João para os idosos. Em um momento dessa aula, também teve uma dança aludindo a uma festa de São João.

Meu supervisor municiou-me de todas as informações necessárias ao cumprimento das tarefas a serem realizadas, dando todo o suporte de que precisava. Gratificante foi conviver com todos no Espaço da Gente. Pude aprender com eles desde os idosos até os profissionais que ali trabalham e nesse aspecto não foi difícil trazer à mente a disciplina Desenvolvimento Humano 3 que trata do processo de envelhecimento. Da mesma forma, presenciei e está incutido em minha mente que para um envelhecimento bem-sucedido – que compreende a anulação de doenças, incapacidades a ela relacionadas, a manutenção das funções cognitivas e psicológicas e o engajamento constante em atividades sociais –, corroboram para o bem-estar do idoso. CONSIDERAÇÕES FINAIS As atividades realizadas durante o período de estágio foram muito valiosas para a formação e o aprendizado de um administrador.

A seguir, deixo alguns versos de minha autoria para ilustrar mais este relatório: A Psicologia ajuda ao idoso, O acompanha, cuida e orienta. Tudo se torna mais prazeroso, Ela ainda o incentiva e o acalenta. Fundamental ela é para o idoso, Eleva sua autoestima e alegria de viver, Planta em seu ser um espírito jocoso, E permite sua história reescrever. REFERÊNCIAS Candeloro, JM, Caromano, FA. Efeito de um programa de hidroterapia na flexibilidade e na força muscular de idosas. Nutrição no Idoso. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Disponível em < https://www. researchgate. net/profile/Julio_Marchini/publication/228481895_Nutricao_no_idoso/links/00b7d514d935fcbc0b000000. Acesso em 22/06/2017. SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O Envelhecimento na Atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Instituto de Geriatria e Gerontologia. Porto Alegre: 2008. psicologia. pt/artigos/textos/A0747. pdf>. Acesso em 23/06/2017. SOUZA, Sandra Regina Pelisser. p. il. Título original inglês: Active ageing: a policy framework. WHO/NMH/NPH/02. ISBN.

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