Segurança do trabalho com base norma ISO/DIS 450001 com a metodologia PDCA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

A Organização Internacional de Normalização (ISO) elaborou uma norma de Segurança utilizando estruturas de outras normas bastante conhecidas no ramo empresarial, como a 9. que trata do sistema de gestão da qualidade (SGQ), e a 14. que aborda sobre o sistema de gestão ambiental (SGA). A estruturação da ISO 45. baseia-se no ciclo PDCA (plan, do, check, act), metodologia que, de maneira simples, significa planejar, fazer, monitorar e agir continuamente. Para fechar o PDCA, a norma possui o item 10, melhoria, associado ao act (agir) do ciclo. Nessa etapa são verificados os incidentes e não conformidades provenientes das auditorias e são definidas as ações corretivas para sanar os problemas diagnosticados. Esse item conta também com a melhoria contínua, cuja finalidade é garantir que o sistema de gestão de segurança não se estagne e que seja sempre melhorado e atualizado.

No interior do ciclo PDCA encontra-se a alta diretoria e demais colaboradores da empresa, os quais formam o item 5 da norma, liderança e participação dos trabalhadores, pelo qual são definidas as responsabilidades e comprometimento dos líderes da empresa, a política de segurança, que será a base para a empresa agir com o sistema de gestão da segurança, e a participação e consulta aos colabores de toda a organização, os quais serão fundamentais para que o sistema de gestão seja empregado com eficácia. Cabe destacar que ao adotar a metodologia do PDCA, a ISO 45. É evidente que essa ampla mudança não ocorre de um dia para o outro, isso requer tempo e aplicação dos envolvidos, entretanto, a norma possui mecanismos para tratar essas questões, por exemplo, na fase de melhorias contínuas podem ser traçados planos de ação para sanar os problemas encontrados.

A administração científica surgiu no final do século XIX com o engenheiro norte americano Frederick Winslow Taylor em virtude dos problemas produtivos das fábricas daquela época. Nesse contexto, ele propôs metodologias para melhorar a produtividade das organizações e alguns de seus princípios, ainda que adaptados, são utilizados até hoje, inclusive na ISO 45. como: incentivar os colaboradores a participar da gestão de SST para que os mesmos entendam o assunto e tenham a noção de que são atores fundamentais no sistema, definir claramente os procedimentos para melhorar a produtividade e proteger a saúde dos trabalhadores, apresentar relacionamento constante e sadio entre diferentes setores da empresa, não há gestão de segurança sem conversas com outros setores, a segurança depende da operação, da manutenção, do RH, do planejamento e de tantos outros setores, assim como a recíproca é verdadeira.

O conceito de diminuição de desperdícios da administração científica associa-se, no que tange à norma, à diminuição dos riscos que podem parar e interromper as atividades da empresa, à perda de materiais em incidentes e acidentes e ao afastamento de colaboradores.

39 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download