SEMINÁRIO DE GESTÃO ECLESIAL A FIGURA PASTORAL DE PAULO

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:História

Documento 1

Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. ” (AT 9:3-5). Por esse encontro, Saulo se torna um homem completamente. Ocorre em seu coração uma súbita conversão por essa gloriosa manifestação de Jesus, ele demonstra uma humilde entrega reconhecendo que Jesus é o Senhor (AT 9:5) e sua dependência Dele (AT 22:10) e, posteriormente, passa por experiências com Deus evidenciando, assim, sua conversão através de uma vida de oração (AT 9:10-11), pelo recebimento do Espírito Santo (AT 9:17) e pelo seu batismo (AT 9:18). Tudo isso contribuiu para mudar as prioridades de Saulo em sua nova vida, agora como Paulo, o perseguidor violento, foi chamado por Jesus, para ser perseguido por causa do Seu evangelho.

Por fim, Paulo era um fariseu, pertencente ao grupo religioso mais ortodoxo de Israel, tanto que o apóstolo afirmava ser perseguidor devido o seu zelo pela lei e que sua conduta foi irrepreensível diante da justiça que havia na lei (FP 3:6). OBJETIVO Paulo era um homem fiel aos seus princípios e zeloso na fé, por isso inicialmente seu grande objetivo era exterminar toda doutrina que fosse contrária ao judaísmo, logo se tornou um perseguidor implacável dos cristãos. Após sua conversão, todo o zelo que detinha foi direcionado para a fé cristã e imediatamente iniciou seus trabalhos de pregação (AT 9:20). Em sua missão sofreu muito pela causa pela qual se apaixonou. Sua prioridade era o Reino e por isso pregava com senso de urgência.

Nosso primeiro chamado é andar com Deus e fazer Sua obra no serviço aos homens, sem qualquer grandeza humana. • Compromisso com ele mesmo (AT 20:18,28): um líder espiritual precisa cuidar de si mesmo antes de cuidar do rebanho, isso é um sério compromisso, pois sua vida refletirá em sua liderança. O cansaço na obra e da obra só acontece quando esse cuidado não foi tomado e podemos refletir que antes de exercer liderança sobre outros, precisamos nos liderar; antes de exortar outros, precisamos exortar a nós mesmos; e até mesmo antes de confrontar o pecado de alguém, precisamos confrontar nossos próprios pecados. Paulo entendia que liderança não isentava o fracasso espiritual. • Compromisso com a Palavra de Deus (AT 20:20-27): um líder espiritual precisa ensinar toda a Bíblia pois toda Escritura é útil para ensino e correção.

• CONCEITO DE GESTÃO Liderança: Antes de liderar Paulo aprendeu a ser liderado. Quando Deus chamou a Barnabé e Paulo, Ele o estava ensinando a estar sob a autoridade de alguém para que então aprendesse a exercer autoridade sobre outros. Aprendeu assim o princípio de que nossa suficiência vem de Deus. CO 3. Métodos: Utilizar homens, para cuidar de deveres na congregação precisa de qualificações (1 TM 3:1-10, 12-13; TT 1:5-9). Ai de mim se não evangelizar!” (1 CO 9:16) Foi servo - Paulo não atribuiu a si mesmo o crédito pelos resultados obtidos, mas reconheceu humildemente que era um escravo e que toda a honra pelo crescimento devia ser dada a Deus (1 CO 3:5-7; 9:16; FP 1:1); Plano de sucessão: Deixa um sucessor, Timóteo, seu fiel cooperador.

Ele foi com Paulo como Josué foi com Moisés, ao lado de Paulo ele aprendeu muito sobre o ministério pastoral (AT 20:4; FP 1:1; 2:19-22; CL 1:1). Depois que Paulo morreu, a igreja de Éfeso permaneceu sob a supervisão de Timóteo até a sua morte. Primeira geração foi Paulo, que pregava o evangelho. A segunda geração foi Timóteo, que recebeu o evangelho de Paulo. Rio de Janeiro: Editora Central. LOPES, Hernandes Dias, Paulo, o maior líder do Cristianismo. ° Edição. São Paulo: Editora Hagnos, 2009.

375 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download