SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL APLICADO A UMA EMPRESA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Esses Sistemas de Gestão Ambiental são ferramentas de identificação de problemas e soluções ambientais baseadas no conceito de melhoria contínua (Perotto et al. Para Campos (2008), os principais modelos de sistemas de gestão ambiental são: Responsable Care - desenvolvido pela agência Canadian Chemical Producers Association; A Norma Britânica BS 7750; EMAS - Eco-management and Audit Scheme: Sistema Europeu de Eco-Gestão e Auditorias e a NBR ISO 14001. Sendo este último o mais difundido e utilizado pelas organizações no Brasil, portanto, será o enfoque deste trabalho, em que será feita uma breve revisão da literatura acerca desse SGA e na sua implementação nas organizações. A ISO 14001 é um conjunto de normas que auxiliam as empresas na tomada de decisão enfatizando aspectos importantes de cunho ambiental, como poluição, ruídos, descarte de resíduos sólidos, gerenciamento de riscos e desperdícios, sendo através dela o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento ambiental, aliado à auditoria ambiental, rotulagem e declarações ambientais, avaliação de desempenho ambiental.

  Segundo Barauna, et al (2011), “o SGA é uma ferramenta capaz de indicar os caminhos necessários para que uma organização possa estruturar e organizar as ações de minimização e controle dos riscos e danos ambientais dos seus processos. VANTAGENS E DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA NBR ISO 14001 Ademais, uma organização ter como uma das suas certificações a NBR ISO 14001 é uma comprovação de que esta tem uma preocupação com o meio ambiente (Pereira et al, 2013). Ao adotar as boas práticas ambientais decorrentes da aplicação da NBR ISO 14001, as organizações necessitam investir em treinamento e desenvolvimento de uma consciência ambiental de seus colaboradores, o que resulta em melhoria em seus processos (LAVORATO, 2004). A necessidade de treinamentos e auditorias constantes nas empresas que desejam a implementação da NBR ISO 14001, ao mesmo tempo que é uma vantagem, pois se tem colaboradores e processos padronizados e em constante avaliação, há a necessidade de investimentos em educação continuada, para a otimização dos processos.

Além disso, com a adequação aos requisitos do sistema de gestão ambiental, há uma redução nos resíduos gerados pelas operações, o que resulta numa redução de custos com tratamento desses resíduos e no transporte deles (D'AZEVEDO, 2002). Assim, para Lavorato (2004), há posturas que as organizações adotam frente aos desafios ambientais, tais quais:  1. n. CAMPOS, L. M. S. MELO, D. Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental: motivações, vantagens e instrumentos, 2002. PEREIRA, Anisio C. et al. Percepções de gestores sobre as contribuições do processo de certificação ISO 14001 nas práticas de gestão ambiental. Revista de Contabilidade e Organizações, v. Revista Produção Online, v. n. TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira.

ed.

112 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download