SOCIOLOGIA E APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Aprendizagem Cooperativa nas Escolas Publicas de Ensino Médio Um clima de apatia e de desinteresse paira entre os alunos de uma escola pública parra a qual fui designado. Essa situação desmotivante é causada principalmente por uma metodologia tradicional que consiste apenas em copiar o conteúdo e fazer exercícios do livro texto. Segundo Soares: A relação professor-aluno tem sido uma das principais preocupações do contexto escolar. Nas práticas educativas, o que se observa é que, por não se dar a devida atenção à temática em questão, muitas ações desenvolvidas no ambiente escolar acabam por fracassar. Daí a importância de estabelecer uma reflexão aprofundada sobre esse assunto, considerando a relevância de todos os aspectos que caracterizam a escola. Segundo Lopes, 2009; a aprendizagem cooperativa consiste na reunião de pequenos grupos de alunos (3 a 4 pessoas) com a finalidade trabalharem juntos em prol de um objetivo comum (tarefa ou prova).

Sua característica principal reside em 5 fatores críticos: 1. Interdependência positiva; 2. Responsabilidade Individual; 3. Interação Promotora; 4. Através do sentimento de responsabilidade, cada aluno sente-se responsável pelo seu sucesso e pelo sucesso dos demais companheiros, adotando uma postura diferente daquela de apenas copiar e fazer exercícios do livro. Começa a surgir agora uma certa criticidade em julgar o que é necessário aprender para o próprio sucesso e o sucesso do grupo. Interação promotora é a prática que permite com que os alunos exercitem as suas competências sociais ao debaterem entre si os assuntos pertinentes ao conteúdo, defendendo os seus pontos de vista e respeitando os dos demais companheiros do grupo. Como o próprio nome diz, ela promove o aparecimento dos esforços cooperativos no grupo, pois segundo Fernandes: Considera-se que algumas atividades cognitivas e interpessoais só podem realizar-se quando cada educando promove a aprendizagem dos seus companheiros, explicando verbalmente como resolver os problemas (falar ajuda a pensar) ao analisar conceitos que estão sendo aprendidos, ou ainda ensinar o que sabe aos seus companheiros.

Competências ou Habilidades Sociais constituem as ferramentas sociais necessárias para o funcionamento de cada grupo. Objetivos específicos: Identificar suas formas de manifestação na sociedade e através de debates e pesquisas buscar formas de lidar com essa mazelas dentro do contexto social atual de nossa sociedade. Conteúdos: Preconceito, discriminação e segregação. Cronograma das atividades: Cada atividade começará e encerrará na s primeiras e últimas semanas do mês de abril. Assim a Atividade 1 começa no início da 1ª semana do mês de abril e encerra ao final da mesma e assim sucessivamente até a Atividade 4. Percurso metodológico: Atividade 1: Após breve exposição do professor (5-10 min), os alunos em seus grupos cooperativos fazem a leitura do tema proposto em seus livros textos e elaboram um resumo sobre o material lido.

Atividade 3: De acordo com a participação dos grupos no debate, será atribuída uma nota para cada grupo que refletirá na nota individual dos seus membros. Atividade 4: Após a elaboração textual(individual); uma de cada grupo cooperativo será sorteada e refletirá a nota de todo o grupo. Anexos: Vídeo Cidade dos Homens: https://megafilmestorrents. net/cidade-dos-homens/ Vídeo Mississípi em Chamas: https://www. youtube. br/portal/wp-content/uploads/2014/04/PilarAprendCooperat. pdf. Acesso em: 22 abr. JOHNSON, David et al. Aprendizagem Cooperativa Retorna à Universidade. br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1. pdf. Acesso em 21 abr. SOARES, Rita. A Relação Professor Aluno e o Processo Ensino Aprendizagem.

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