Sociologia organizacional

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A partir abordagem qualitativa, e um levantamento bibliográfico dos autores com renome e conceitos firmados sobre a socialização organizacional e a aprendizagem situada. Os critérios de escolha foram trabalhos que apresentem relevância para área. Portanto foi possível observar, que pode haver uma junção entre a organização e aprendizagem situada podendo desenvolver resultados favoráveis, para o sujeito. Palavras – Chaves: Aprendizagem Situada, Sociologia Organizacional, Educação. ABSTRACT The socialization process is presented through the learning that will determine the structuring and organization, of the individual in front of the restrictions and prohibitions of his wishes, so that the internalization of the values and standards for adequacy before the organization can last. De acordo com várias correntes teóricas, é de fundamental importância que exista a reprodução do universo simbólico, a partir estratégias de coerência por meio de valores e comportamentos que deverão ser transmitidos ou incorporados no método de socialização dos novos membros (GONTIJO, 2003).

Segundo Leavitt (1991), socialização pode apresentar diversos sinônimos, entre eles aculturação, lavagem cerebral, treinamento e até mesmo educação. Ela tem como foco principal o convencimento por etapas das pessoas para que apresente atitudes e crenças a partir de exemplos, relações e questões sociais tendo assim um reforço positivo sobre os comportamentos que devem ser adequados. Na visão situada, podemos perceber a separação da cognição do mundo social por meio da ideia existente do conhecimento, que consiste em unidades coerentes e isoladas assim existindo uma independência do indivíduo. A aprendizagem situada vem para descrever esse incremento por meio do contexto de abordagens socioculturais, fazendo assim com que exista uma distribuição na mente, corpo e nas atividades presentes nos ambientes organizados culturalmente.

Socialização – processo pelo qual, ao longo da vida, a pessoa aprende e internaliza os elementos socioculturais de seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências e agentes sociais significativos, adaptando-se, assim, ao ambiente social em que ela vive (SILVA, 2010, p. Já Brito e Pereira, (1996), afirma que existem influências na construção do campo teórico, quando o enfoque está na Sociologia Organizacional. O mesmo é visto através de um viés do funcionalismo estrutural. Além disso é importante mencionar a ascendência da sociologia que vem das teorias das organizações conectadas às obras de Max Weber e Emillie Durkheim. Faz se imprescindível salientar que a Socialização organizacional tem como objetivo proporcionar um perfil ideal para a orientação dos seus funcionários.

Segundo Vygotsky o homem tem seu aumento por médio de uma perspectiva sociocultural, ou seja, ele irá construir sua essência por meio da interação com o meio em que estará inserido. Desse modo nasce o Sociointeracionismo, a teoria onde Vygotsky afirma a existência da relação dialética entre o homem e o meio, onde o indivíduo não vai só incorporar, mas se transformar assim sempre há uma troca, fazendo com que o indivíduo não seja só um ser passivo, mas sim um ser que cria a cultura, criando a si mesmo (LUCCI, 2006) Dessa forma, os artefatos culturais vêm para auxiliar a aprendizagem e o desenvolvimento, uma vez que os seres humanos possuem a capacidade de dominar o seu comportamento. Pois até que o sujeito compreenda a existência de outras ferramentas disponíveis para o seu aprendizado, ele irá se restringir ao que está disponível para ele o mais rápido e mais fácil possível ao seu redor.

Quando há quebra desse paradigma, o sujeito vira seu próprio mestre aprendendo de forma mais objetiva e seletiva fazendo com que exista uma transformação do seu cognitivo, e assim, aproveitando do meio social o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores (MORALES; MAGGI; et al. Em virtudes de encontrar condições que sejam favoráveis para o indivíduo e para o meio que ele está inserido, é necessário que haja o desenvolvimento de identidades, que podem ser desenvolvidas na prática do âmbito organizacional. A aprendizagem que consegue façanhas práticas e não epistêmica, com desenvolvimento de identidade, fazendo assim com que o aprender e o conhecer sejam comumente aceitos como atividade social de forma contextualizada. Já que possuem linguagem e ponto de vista na participação da comunidade de pratica especifica (AMÉRICO, 2012).

Desse modo, o conceito da aprendizagem situada envolve a existência de uma base no caráter, nos conhecimentos tácitos, explícitos com o pensamento na transação do significado. Além disso, a precisão de compreender a atividade da aprendizagem pelo pressuposto das pessoas que estão envolvidas. Com essa busca pelo entender o indivíduo, pensando na perspectiva de mero receptor de conhecimento sobre o mundo, para uma perspectiva de sujeito que participa do mundo e precisa ser o agente ativo influenciando o que está ao seu redor e sendo também influenciado. Faz se necessario a existencia de pilares voltados para o pensamento, pilares esses como as funções biológica que são um sistema aberto e mutável, e foram modificados e melhorados ao longo da historia do homem no seu desenvolvimento individual, o pscológico que tem em seu alicerce as relaçãoes sociais a partir de um contexto historico, o cultural sendo essa a parte essencial do processo, pois é a construção da natureza humana e por fim a relação existente entre o homem e o mundo (SENGER, 2017).

De acordo com Vygotsky (1987) existe no método de formação de conceitos, uma construção de significados pelos sujeitos a partir da questão cultural, e processos de internalização que será passado pela escola na comunicação do conhecimento, que é diferente dos conhecimentos que são transmitidos na vida cotidiana. Assim ele sugere uma visão com bases psicológicas que serão desenvolvidas ao longo da historia social do homem por meio ao mundo. Portanto, os processos de apendizagem na visão dele perpassa as funções psicológicas referindo a processos volutarios e ações pontuais de mecanismos propositados. CONSIDERAÇÕES FINAIS O levantamento erguido aborda uma visão integrada que contribui para a melhor compreensão dos conceitos de Sociologia Organizacional e Aprendizagem Situada. Estudos organizacionais de aprendizagem e conhecimento á luz das abordagens situada e da tecnociencia.

Cadernos EBAPE. BR, v. n. p. D. G. Socialização Organizacional: A Iniciação na Cultura Militar. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. n. Vygotsky e a Pedagogia. São Paulo: Loyola, 2003. DIDIER, J. M. D. L. Socialização, Cultura e Constituição do Sujeito Organizacional: Um estudo de caso. Dissertação á Universidade Federal de Lavras. Curso de Mestrado em Administração. Minas Gerais, p. LUCCI, M. A. A PROPOSTA DE VYGOTSKY: A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. Revista de Currículum y Formación del Professorado, v. n. Organizational Knowledge in the Making: How firms create, use and institutionalize Knowledge. United States: Oxford University: [s. n. SENGER, C. M. In FLEURY, M. T. L; FISCHER, R. M Cultura e poder nas Organizações, São Paulo, 1989. VYGOTSKY, L.

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