Sociologia:"Os fluxos na periferia: cultura, economia e trabalho"

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Logo após será abordada a influência socioeconômico dos fluxos na sociedade, uma vez que essas festas movimentam pessoas de todas as partes da cidade e inclusive de cidades vizinhas, desenvolvendo o turismo e movimentando a economia da cidade, proporcionando oportunidade de emprego e renda para os moradores da região dos fluxos. Posteriormente, será abordada a influência do funk para a sociedade brasileira, uma vez que este contribui para a formação de cultura e inclusão social. Logo após isso será abordada a influência dos fluxos na geração de emprego e renda, uma vez que ocorre a geração de emprego diretamente relacionada ao funk e indiretamente, como os vendedores que utilizam a região como fonte de trabalho. Após isso, será abordada a função da escola como agente de inclusão social e promotor da igualdade entre as classes sociais e as diferenças culturais.

Por fim, será apresentada uma conclusão com o fechamento das ideias aqui trabalhadas. A relação existente entre as comunidades e seu ambiente pode ser mediada pelas festas, por ser um momento de cooperação entre todos os envolvidos, objetivando um bem maior que é a satisfação coletiva. As festas ocorridas na periferia, como o baile da 17, trazem mudanças socioeconômicas significativas para a região, uma vez que o aumento do número de pessoas que frequentam as festas possibilita que os moradores empreendam, vendendo bebidas, lanches e até mesmo alugando parte de sua casa, como laje, para servirem de ponto estratégico para que os frequentadores tenham uma visão melhor da festa, como lajes servindo de área VIP. As periferias são áreas esquecidas pelo Estado e não possuem uma infraestrutura adequada, boa parte de Paraisópolis não possui sequer saneamento básico, o que mostra que o Estado não possui uma preocupação muito grande com relação aos moradores, mas com o aumento dos adeptos ao fluxo e a circulação do dinheiro na economia da cidade fazem com que a região tenha uma atenção maior e alguns investimentos sejam realizados.

O fluxo contribui para o desenvolvimento econômico da região e tira muitos moradores da miséria. Os moradores da localidade não têm oportunidades iguais a quem mora em uma região mais nobre da cidade e isso faz com que muitos estejam desempregados. Mas, para se ter uma ideia, um levantamento de 2008 da Fundação Getúlio Vargas apontou que só no Rio de Janeiro o funk gerava cerca de 10 mil empregos diretos. As bilheterias de 879 bailes rendiam R$ 7 milhões. Funcionários e artistas, com os eventos, movimentavam outros R$ 1,4 milhão. Com tanta informação, é nítido que o funk proporciona o convívio com diferentes culturas e que é uma temática que não deve ser ignorada, uma vez que pode trazer benefícios para a sociedade, como a interação social, promoção da cultura, movimentação da economia e geração de emprego e renda.

Assim sendo, a escola pode abordar a temática e utilizar o funk como exemplo de interação social e respeito às diferenças na sociedade. Conclui-se que os fluxos promovem possibilidade de emprego e renda, atraem pessoas de todas as regiões da cidade e cidades vizinhas, promovendo a interação social e o convívio entre pessoas de diferentes classes e culturas, contribuindo para a diminuição dos preconceitos relacionados às regiões periféricas da cidade. Além disso, constata-se que os fluxos movimentam a economia e dão visibilidade à região, que ainda é desvalorizada pelo Estado, contribuindo para o investimento em políticas públicas que beneficiem a população. As festas ocorridas na periferia, como o baile da 17, trazem mudanças socioeconômicas significativas para a região, uma vez que o aumento do número de pessoas que frequentam as festas possibilita que os moradores empreendam, vendendo bebidas, lanches e até mesmo alugando parte de sua casa, como laje, para servirem de ponto estratégico para que os frequentadores tenham uma visão melhor da festa, como lajes servindo de área VIP.

Todos os objetivos propostos pelos professores foram atingidos, através de uma pesquisa em materiais bibliográficos e a reflexão acerca das situações apresentadas pela situação geradora de aprendizagem. A elaboração deste trabalho contribuirá grandemente para a atuação profissional, uma vez que traz uma reflexão acerca de um assunto atual, mas que possui forte impacto na sociedade brasileira, demonstrando sua importância e demonstrando que existem diferentes perspectivas acerca de uma mesma realidade, mas que tudo deve ser analisado com humanismo e compreensão das razões e motivações que levam as pessoas a utilizarem os fluxos como única fonte de entretenimento. Disponível em: <https://tab. uol. com. br/fluxo>. Acesso em: Mai.

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