TCC - Engenharia Civil - Aterro Sanitário

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

Portanto o projeto discorrerá a respeito dos estudos que possibilitarão a escolha de um projeto adequado para a área. Palavras-chave: Aterro sanitário; Manual; Degradação; Projeto; Uso futuro. ABSTRACT A problem little discussed in today's society is what to do with the area of ​​a sanitary landfill after the closure of its activities, since it is necessary to have a concern with the future use of the area, taking into account the possible impacts caused by its degradation, due to this and the peculiarities of the soil, specific projects will have to be done in the landfill. In accordance with this need, this document was prepared, which aims to guide companies and public bodies to find a correct way to allocate this area for future use. The rehabilitation of a sanitary landfill takes into account several issues that are associated with the health of the soil, the climatic conditions of the place, the presence of pathogenic microorganisms that can interfere with the quality of the soil, therefore, it is extremely important to evaluate these points to understand how the sanitary landfill can have a defined functionality.

Sistemas de controles 15 3. METODOLOGIA 16 4. ANÁLISE DOS RESULTADOS 17 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20 REFERÊNCIAS 21 APÊNDICE 1 23 1. INTRODUÇÃO O lixo de forma geral, define-se como qualquer resíduo proveniente de atividades humanas, que não possui mais utilidade, ou seja, que não possa ser reciclado ou reutilizado para outros fins. Neste método os resíduos eram colocados em covas de grande porte cobertas por diversas camadas de terra. Com o passar dos anos o chorume liberado pelos materiais armazenados nestas covas atingiu o nível d ́água do solo e consequentemente contaminou o lençol freático poluindo então as fontes urbanas de água, o que acabou resultando em epidemias para a população e também no aumento da taxa de mortalidade infantil naquela época. De uns anos para cá, é nítido a necessidade de realizar um tratamento mais adequado destes resíduos, visto que houve um grande apelo mercadológico direcionado ao consumo, e um aumento da cultura de objetos descartáveis, ao passo que a preocupação com o meio ambiente também aumentou, assim como a conscientização da população referente a este assunto.

Com isso, foram criadas algumas destinações para os resíduos em geral, como o aterro sanitário, o aterro controlado, o incinerador e a compostagem. Cada novo local tem um tratamento específico e um preparo para a alocação, diante dos resíduos que possam trazer contaminantes e propagar doenças. Ainda existe um sistema de drenagem de águas pluviais que mitigam as infiltrações no interior do aterro. Todo aterro sanitário passa por um processo de monitoramento para verificar as emissões de gases e possíveis danos durante a sua existência. O aterro sanitário tem um período de vida útil de aproximadamente 10 anos, e após esse curto período de funcionamento, o local deve ser monitorado por mais 10 anos, para assim controlar qualquer impacto que o mesmo possa sofrer após a compactação do solo.

CETESB, 2020) Socialmente, este projeto segue com o intuito de promover a sustentabilidade e de buscar as melhores situações e soluções para gerenciar as áreas que foram degradadas devido às ações humanas nos aterros sanitários, portanto, é importante neste meio explorar as melhores condições para trazer para a sociedade formas de cuidar desta área degradada. Objetivo Geral O objetivo deste projeto é a elaboração de um manual referencial para o estudo de reabilitação de áreas degradadas de aterro sanitário, considerando as propriedades do solo. Todavia, a serventia se mostra diferente no conceito de cada pessoa, ou seja, o que serve para um não necessariamente serve para o outro, o que descreve então um resíduo sólido (VGRESÍDUOS, 2017). Solo Segundo a NBR 6502/1995 elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define-se solo como: “Material proveniente da decomposição das rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não conter matéria orgânica.

” (1995, p. De acordo com ZIMBACK (2003), o solo é um corpo natural, possuindo comprimento, largura e profundidade, e constitui a camada externa da litosfera que está em contato com a atmosfera. A formação do solo se dá através um material que lhe dá origem, com ação de fatores climáticos e biológicos. Além disso, para VAN ELK, o aterro sanitário pode ser comparado com o comportamento de um reator dinâmico, que realiza a produção, através de reações químicas e biológicas, de emissões de efluentes e biogás a partir da decomposição da matéria, ou seja, uma série de processos a serem realizados. O CONAMA, através da resolução nº404/2018, vem dispor a respeito sobre os critérios para realizar a construção de um aterro sanitário, considerando um aterro sanitário de pequeno porte, com capacidade diária de 20 toneladas, que é referente a pequenas cidades, diferente de metrópoles.

Portanto, no Art. da resolução, o CONAMA diz: “Art. ° Estabelecer que os procedimentos de licenciamento ambiental de aterros sanitários de pequeno porte sejam realizados de forma simplificada de acordo com os critérios e diretrizes definidos nesta Resolução. com. br/cartilha4/manual. pdf Tabela 2 – Critérios Econômico-financeiros Critérios Observação Distância ao centro de coleta Menor percurso de ida ou volta do veículo de coleta, visando a redução do desgaste do material Custo do terreno Caso não seja da prefeitura, deve ser área rural (baixo custo) Custo de infraestrutura Local deve possuir infraestrutura adequada, evitando gastos com sessões de coleta, tratamento e fornecimento de energia Custo do sistema de drenagem Deve ter um relevo na área para minimizar a erosão do solo e reduzir gastos com manutenção da drenagem e limpeza.

Fonte: Adaptado de Manual do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – MONTEIRO (2001) - http://www. resol. • Sistema de drenagem de lixiviado MIRANDA (2008), diz que o lixiviado é derivado da hidrólise dos compostos orgânicos oriundos dos resíduos depositados no aterro, portanto, deve-se ter uma preocupação com estes materiais afim de evitar que os mesmos penetrem lençóis freáticos e lagos próximos a região, além de transmitir doenças aos seres humanos, como a Hepatite A. Portanto, implanta-se um sistema de drenagem, visando com que se conduza estes líquidos para posteriormente tratamento. • Sistema de tratamento de gases De acordo com CEMPRE (2010), para realizar o tratamento dos gases liberados pelo aterro, o meio mais usual é a queima do biogás nos próprios drenos coletores de gases.

Todavia, este sistema requer uma tecnologia muito avançada, por isso, há diversos projetos que visam uma melhoria deste tratamento, principalmente em relação a exploração do metano, que está em maior quantidade de liberação. Isso, está relacionado a capacidade de produção e recuperação, e também sobre o controle de parâmetros dos elementos que são liberados, no caso do metano, a umidade, pH, temperatura e presença de substâncias inibidoras. Posteriormente, informações levantadas pelo checklist e os dados destas análises serão cruzados com as com as informações do local e dos arredores. Neste momento, será importante observar dados como: localização da área, núcleo populacional e residencial ao redor e empreendimentos. Com base no preenchimento do questionário será possível a análise dos dados de maneira mais objetiva, com o intuito de apresentar possibilidades de uso futuro para o terreno que antes era utilizado como aterro sanitário.

Tendo em vista as possibilidades, é necessário analisar a viabilidade das mesmas levando em consideração todos os aspectos importantes para aquele local. E por fim, elaborar um projeto de readequação para a área antes degradada pelo aterro sanitário. A elaboração de um projeto de reabilitação necessita da verificação de muitos fatores, supondo que a ideia mais viável encontrada seja a implantação de Praças Sustentáveis, ressalta-se a necessidade de abrangência em dois focos: ambiental e de urbanização, e deverá conter memorial descritivo, plantas, orçamento, memória de cálculo, cronograma físico-financeiro. Após o encerramento das atividades do aterro sanitário, o seu controle e monitoramento continuaram junto ao planejamento e desenvolvimento do projeto de uso futura da área.

As atividades que deveram ser monitoradas são: • Tratamento de efluentes líquidos; • Estabilização da geração ou aproveitamento do biogás; • Estabilização geotécnica; • Monitoramento ambiental. Desse modo, quando as atividades forem encerradas, o local ficará restrito a procedimentos de pesquisa e educação ambiental. Depois que todos os estudos necessários forem realizados, de acordo com o controle e monitoramento da área, será determinado o uso futuro da ocupação conforme a proposta de desenvolvimento desse manual. Com base em todo o estudo realizado nesse projeto, conclui-se que é possível transformar uma área não utilizável em uma área verde, seja ela para os mais diversos fins de acordo com cada necessidade. Ressaltando então que, para a possibilidade de sucesso do projeto, a aplicação de cada opção, assim como a viabilidade de cada uma depende da exploração de suas condições territoriais a partir das informações direcionadas pelo manual.

REFERÊNCIAS CEMPRE. Lixo municipal. Manual de gerenciamento integrado. gov. br/biogas/aterro-sanitario/>. Acesso em19 de setembro de 2022. CONAMA. RESOLUÇÃO n° 404, 2008. com/mundo/os-riscos-de-construir-sobre-lixoes/>. Acesso em 20 de setembro de 2022. MIRANDA. ReCESA. Projeto, Operação e Monitoramento de Aterros Sanitários, nível 2, 2008. Disponível em: <http://www. resol. com. br/cartilha4/man ual. pdf> Acesso em 20 de setembro de 2022. Projeto de um Aterro Sanitário de Pequeno Porte. Rio de Janeiro: UFRJ/ Escola Politécnica, 2016. IV, 81 p. Disponível em: < http://www. monografias. br/estruturas/srhu_urbano/_publicacao/125_publicacao 12032009023918. pdf>. Acesso em 20 de setembro de 2022. VGRESÍDUOS. A diferença entre lixo, resíduo e rejeito e como é feito o seu gerenciamento. br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em 19 de setembro de 2022. ZIMBACK, C. R. L. Qual a geração de resíduos no município? _________________ Impossível verificar 1.

Qual a porcentagem da cobertura do serviço de coleta de resíduos no município? _________________ Impossível verificar 1. Qual a quantidade de resíduos é coletada diariamente no município? _________________ Impossível verificar 1. Dessa quantidade de resíduos coletados, qual a porcentagem é encaminhada ao aterro em estudo? (Caso o município possua mais de um local para destinação dos resíduos). Impossível verificar 1. Se sim, há quanto tempo ele está operando? _________________ 1. Se sim, existe previsão para desativação? Quando? Sim Não 1. Se não, há quanto tempo ele está desativado? _________________ 1. Se não, o aterro foi utilizado durante quanto tempo antes de ser desativado? _________________ 1. O perímetro do aterro é completamente cercado, impedindo que a população tenha acesso à área? Sim Não 1. Se sim, qual a finalidade do uso dessa água? _________________ 2.

Se sim, qual a localização destes pontos em relação ao aterro? Cota maior ao lixão Mesma cota aprox. Cota menor ao lixão 2. Existem pontos de captação de água subterrânea a menos de 2000 metros do aterro? Sim Não 2. Se sim, quantos? _________________ 2. Existem nascentes a menos de 1000 metros do local? Sim Não 2. Se sim, qual a distância? _________________ 2. Se sim, qual a localização destas nascentes em relação ao aterro? Cota maior ao lixão Mesma cota aprox. Cota menor ao lixão Sob resíduos 2. O aterro está localizado dentro ou a menos de 1000 metros de alguma Área de Preservação Permanente? Sim Não 2. Se sim, qual a distância? _________________ 2. Se sim, o aeroporto opera de acordo com as regras de voo por instrumento (IFR)? Sim Não 2.

Qual a estimativa da permeabilidade do solo na região do aterro? (cm/s) k < 1*10-6 1*10-6 < k < 5*10-4 k < 1*10-6 Impossível verificar 2. Qual a estimativa da permeabilidade do lençol freático na estação chuvosa na região do aterro? _________________ Impossível verificar 2. O aterro situa-se em uma região onde ocorrem pontos de alagamento? Sim Não 2. Qual a propriedade da área? Pública Particular 4. Qual a área ocupada pelo aterro? _________________ Impossível verificar 4. Existem animais no local? (Urubus e outros tipicamente encontrados em lixões). Sim Não 4. Qual a estimativa da quantidade de resíduos dispostos no aterro? _________________ Impossível verificar 4.

300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download