TCC - marketing do iFood

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Marketing

Documento 1

DELIMITAÇÃO DO TEMA DO ESTUDO 5 4. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA 6 5. SITUAÇÃO PROBLEMA 7 6. OBJETIVO DO ESTUDO 8 7. REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS 9 8. De modo mais específico, procurar-se-á explorar o marketing utilizado pela instituição durante a pandemia da COVID-19 no cenário brasileiro. Nesse contexto, pode-se afirmar que a pandemia proporcionou oportunidades marqueteiras de alavancagem empresarial. Notoriamente, a empresa iFood usufruiu eficientemente de tais oportunidades e alicerçou um sólido crescimento administrativo. Não obstante sua preponderância nacional, desafios e empecilhos são enfrentados em todas as organizações. Ademais, vale lembrar que as exigências demandadas para o mercado são morosas e, sem estabelecimentos concretos de metas e administração, nenhuma empresa consegue sobreviver (SANTOS; SILVA; NEVES, 2011). Ele pode colocar filtros na busca pelo tipo de comida que deseja, além de também escolher o restaurante pelo tempo da entrega e pelo preço.

Como a pesquisa é feita com base no endereço do consumidor, aparecem somente os lugares em que o indivíduo mora. Na contramão da crise, algumas empresas foram surpreendidas com o aumento do faturamento desde a chegada da pandemia. Uma delas é o iFood, maior foodtech da América Latina. Hoje, a companhia é responsável pela entrega de 40 milhões de pedidos por mês. Isso significa o mais alto nível de alerta da instituição, conforme o Regulamento Sanitário Internacional. A adesão ao delivery acelerou na pandemia, saindo dos 40,5% para 66,1%, apontou uma pesquisa da Agência Brasil feita em dezembro de 2021. Os restaurantes necessitaram, indiscutivelmente, atender por meio do delivery, pelo fato do consumidor atual querer praticidade, rapidez e conveniência, tendo isso como concreto estilo de vida.

Ainda sobre os tristes efeitos da pandemia, vale delimitar o tema sob uma perspectiva teórica de que as enfermidades são fenômenos a um só tempo biológicos e sociais, construídos historicamente mediante complexos processos de negociação, disputas e produção de consensos. Logo, torna-se objetivo comum das atividades deste eixo envolver, compreender e responder parcialmente aos desafios colocados pela pandemia, organizando uma rede de pesquisadores do campo das ciências sociais e humanitárias visando suprir as carências existentes na sociedade. Com isso, o trabalho justifica sua importância na difícil missão de conscientizar, lecionar e advertir os empreendedores em sua jornada gestora, de modo que as épocas de crise se transformem em oportunidades promissoras de negócios. Dentro disso, é fundamental estabelecer o marketing digital como utensílio cabal de alavancagem empresarial.

Logo, as demandas atuais de mercado justificam a composição desse trabalho, de forma que toda instituição consiga espelhar os prósperos exemplos marqueteiros do iFood em sua organização. SITUAÇÃO PROBLEMA Conforme uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o uso da internet pelos jovens com idades entre 16 a 24 anos teve um crescimento considerável no decorrer dos anos. Em 2010, 64% desta população era usuário de internet e, em 2017, esse percentual aumenta para 96%. OBJETIVO DO ESTUDO Ainda fora do âmbito digital, e portando o nome de Disk Cook, o iFood era um guia impresso de cardápios onde o cliente podia utilizar para fazer pedido por meio de uma central telefônica. Nessa época, a iniciativa realizava cerca de 12 mil pedidos por mês.

Com foco no cliente e inovação, uniu comida e tecnologia e conseguiu seu primeiro investimento milionário. Os drásticos efeitos da pandemia são notórios nos mais diversos aspectos, dentre eles, o econômico. Apesar das inópias, no entanto, o Ifood desenvolveu maneiras de suprir as carências existentes, de modo que sua sobrevivência não fosse descontinuada. Dessa forma, surge o posicionamento com uma clara missão do iFood: dispor, ou melhor, posicionar o produto (ou serviço) na mente do potencial consumidor, de sorte que cada demanda existente seja suprida por um dos setores em desenvolvimento da empresa. Autores importantes foram analisadas para a construção do caso. Vale destacar, a priori, Martins (2016), ao dizer que a internet tem inúmeras ferramentas de marketing gratuitas para fazer a gestão e propaganda dos negócios.

Deste modo, acredita-se que a internet é uma excelente opção para vender, tendo um baixo custo para as empresas, a venda online possibilita aos empreendedores alcançar um maior número de clientes e expandir seus negócios mundialmente (SANTOS; SILVA; NEVES, 2011). De acordo com Rinaldi (2013) o comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, trouxe para o Brasil uma grande transformação no consumo, tanto para compradores quanto para vendedores. Nesse contexto, Marques (p. também explana: O novo consumidor vive à espera de novidades. As ferramentas e estratégias promocionais são usadas para estimular o consumo e posicionar a marca diante do consumidor. A promoção de vendas é uma estratégia que vem obtendo reconhecimento a cada dia, devido seu sucesso com serviços específicos. Através dos autores analisados, há diversos conceitos sobre a definição do que é a promoção de vendas, quais ferramentas embasam a técnica, e a importância do planejamento e da comunicação para bons resultados.

descreve outra metodologia aliciante de verificação: As notificações push são operadas de forma diferente, pois este serviço cria uma ligação entre o cliente e o servidor, ficando esta permanentemente estabelecida. Esta ligação é apenas efetuada uma vez, normalmente definida na aplicação, após a sua instalação (Ex. pretende que esta aplicação lhe envie notificações push?). Caso se verifique a aceitação por parte do cliente, isto é, caso o utilizador do smartphone aceite que a aplicação que instalou lhe notifique consoante as definições programadas no servidor, a ligação ficará estabelecida e a partir desse momento, o smartphone ficará automaticamente independente do seu utilizador, pois este não terá de efetuar nenhum tipo de ação para que a aplicação comunique.

Em suma, a qualificação gestora do iFood é efetivada pelo entendimento prático do marketing em tempo real. Gil (2007, p. explana aprazivelmente sobre essa metodologia de pesquisa: Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe. Para Toledo e Shiaishi (p. Ao comparar uma pesquisa via Google Trends, identifica-se que o termo “cupom ifood” é o mais buscado em relação ao Uber eats e rappi.

Fonte: Marques (2019) O investimento do iFood em tecnologia também é um diferencial. Um dos grandes focos da sua gestão é a cultura conhecida pela frase I'm a Lover destrinchada nos seguintes valores: inovação, meritocracia, all together, empreendedorismo e resultados. Ademais, tem como missão ser a maior e melhor plataforma de delivery da América Latina, facilitando a vida do seu consumidor com mais opções e agilidade na hora de pedir comida. Para cuidar dos mais de dois milhões de usuários ativos, o iFood conta com mais de 1. Durante a pandemia, sem opção, a empresa precisou agir rapidamente para não interromper as operações e, ainda, sobrepujar-se mercadologicamente em um momento de crise. De imediato, a gestão do iFood consultou um infectologista para entender melhor os efeitos da pandemia e adaptar seus negócios de acordo com as recomendações de órgãos de saúde.

Tal feito merece destaque diferencial, visto que a maioria das instituições tiveram reações antônimas. A agilidade da organização também é realçada na criação de um plano estratégico para que a companhia seguisse ativa cumprindo todos os protocolos de segurança. Em seguida, começaram a repensar toda a operação e passaram a permitir entregas sem contato. Ademais, para manter a comunicação, interação e engajamento com os consumidores durante sua jornada de compra, o iFood investe no Real Time Marketing (Marketing em Tempo Real). Pode-se dizer que o foco da empresa, nesse quesito, é atender as demandas de um mercado continuamente ativo, de tal modo que inclua produção, comunicação, organização e infraestrutura em seu cotidiano. Pode-se dizer que a comunicação foi ponto crucial para o sucesso da empresa.

No que se refere ao seu trabalho no YouTube, o estudo de Alencar (2021) possibilita saber que ajustes em campanhas foram necessários no decorrer da pandemia, de modo que o público-alvo se mantivesse sempre por perto, ou seja, para que houvesse uma comunicação transparente entre demanda, necessidade e oferta. Por exemplo, a campanha Shoow de Ofertas no iFood é um vídeo lançado no dia 1º de março de 2021, com duração de 15 segundos, e apelo mercadológico, unindo as abordagens comportamental e sociocultural por trabalhar com influenciadores e promoções. Com isso, foi possível extrair os objetivos do trabalho, tendo como base um referencial teórico enriquecedor para alcançá-los. Posteriormente, as deliberações acadêmicas foram levantadas, sustentando-se no estudo minucioso do marketing digital do iFood, e, por fim, alçaram-se soluções para as situações-problema.

Com específica atenção a crise sanitária da COVID-19, a empresa precisou remodelar suas ferramentas, bem como alguns objetivos de trabalho. Em outras palavras, tornou-se foco do iFood crescer de modo sustentável e responsável e, para isso, campanhas com foco em produção, comunicação, organização e infraestrutura tiveram forte impacto no cotidiano institucional. O trabalho transpareceu, nesse sentido, metodologias ativas que aprimoraram o marketing do iFood, além de realçar a visibilidade da marca. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. ARAÚJO, Danilo Faria. MARKETING DIGITAL: REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE MARKETING. Associação Comercial de São Paulo. n. p. FERRACCIÚ, João de Simoni Soderini. Marketing promocional: a evolução da promoção de vendas.

São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. br/a-forca-do-delivery-pequenos-e-medios-crescem-no-ifood/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acesso em: 06/08/2022. Disponível em: https://educa. ibge. gov. MARQUES, Joyce Cryslei. Push marketing notification: uma análise da estratégia utilizada pelo iFood. MARTINS, Evandro. Ferramentas de marketing digital que vão impulsionar suas vendas online. Acesso em: 05/08/2022. RINALDI, Udin. Pengaruh Bauran pemasaran (7p) terhadap keputusan berbelanja di swalayan. Jurnal Aplikasi Manajemen , v. n. SANTOS, João Miguel Martins Marques dos. n. TROUT, Jack; RIES, Al. Posicionamento: a batalha por sua mente. Traduzido por José Roberto Whitaker Penteado, v. YouTube iFood.

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