TÉCNICAS DE COACHING NA TRANSFORMAÇÃO DE LÍDERES TRADICIONAIS EM LÍDERES ARTICULADOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, uma vez que a intenção é apresentar conceitos encontrados sobre liderança e coaching sem a intenção de promover comparativos ou abrir discussões sobre diferentes pontos de vista dos autores. É possível concluir que o fator liderança tem significativa relevância no ambiente organizacional e o tipo de liderança pode contribuir diretamente para o sucesso ou fracasso de uma Organização. Por esse motivo e agregando-se as demandas contemporâneas de clientes cada vez mais exigentes, as formas de exercer a liderança vem sendo constantemente questionadas e revisadas. Palavras-chave: Coaching. Liderança. O presente estudo intitulado “Técnicas de coaching na transformação de líderes tradicionais em líderes articulados”, de acordo com o que o próprio título sugere, tem como objetivo esclarecer de que formas uma liderança pode ser mais bem sucedida ao adotar técnicas de coaching.

No decorrer da história muitas formas de liderança foram exercidas, desde as mais rígidas até as mais flexíveis, abrangendo não somente a área empresarial, mas também todas as demais áreas em que a sociedade está inserida, incluindo as áreas: social, religiosa, política, ambiental, entre outras. Independentemente da época e esfera em que tais líderes estavam inseridos, o que fez com que estas pessoas fossem apontadas como grandes líderes? Basicamente, dito de forma concisa, um grande líder é aquele que consegue disseminar e fazer com que as pessoas adotem suas ideias como filosofia. O objetivo principal do presente estudo é identificar de que formas uma liderança eficaz pode ser alcançada no ambiente empresarial com o auxílio das técnicas de coaching, impactando na formação de líderes cada vez mais articulados e inovadores.

É possível afirmar que existem pessoas que ocupam cargos de gestão sem no entanto serem bons líderes, ao passo que outras conseguem motivar seus subordinados, mesmo aqueles com dificuldades de relacionamento interpessoal e ainda existem pessoas que conseguem influenciar e mobilizar outras pessoas em busca de um objetivo comum, mesmo que não exerça nenhum cargo de chefia. Apesar do coaching ser uma ferramenta muito abordada na literatura e adotada pelas organizações, nem sempre os adeptos compreendem o que está envolvido na aplicação desta ferramenta e como usá-la de modo eficaz. Portanto, analisar os conteúdos de estudos realizados para esta temática é relevante e se faz necessário para que uma ferramenta promissora não se transforme em frustração. A metodologia de pesquisa será de forma quantitativa descritiva e exploratória, em consulta a artigos publicados em livros e revistas científicas nas áreas de liderança e coaching.

Algumas das plataformas consultadas serão o Google Acadêmico, Google Play (livros eletrônicos), Scielo e Bibliotecas virtuais, podendo incluir outras ferramentas. Os capítulos serão dispostos de forma a conceituar a importância da liderança nas organizações, os tipos de liderança, os principais conceitos sobre o coaching e suas contribuições na formação de líderes inovadores e por fim, alguns desafios encontrados pelos adeptos do coaching no interior das organizações. al. Um dos conceitos de liderança é que se trata de um esforço realizado com objetivo de influir no comportamento de outras pessoas e ordenar que se atinjam objetivos organizacionais, no viés organizacional e pessoal. LOTZ E GRAMMS, 2014). A liderança, no ambiente corporativo, é uma ferramenta estratégica. Liderar é o “ato e a capacidade de influenciar pessoas que estão a sua volta a exercerem atividades propostas, da melhor forma possível, garantindo assim a cooperação, bem como o alcance dos objetivos previamente estabelecidos”.

LOTZ E GRAMMS, 2014, p. Em suma, com base neste regime de liderança, o superior hierárquico dá as ordens e o subordinado obedece, não havendo espaço para questionamentos. Na sociedade contemporânea, porém, esse tipo de liderança vem perdendo espaço justamente por ter minimizado seus resultados positivos. No universo corporativo tem sido muito comum a presença de líderes mais flexíveis, dispostos a “ouvir” seus subordinados ou abrir espaço para sugestões na elaboração de estratégias. A liderança organizacional é uma cultura enraizada nas empresas de qualquer segmento. Os líderes tendem a ser conservadores em relação aos problemas de natureza técnica. BARRETO et. al. p. De acordo com a citação, a liderança vertical é mais burocrática e embasada em normas e padrões.

O fato é que ambos os tipos de liderança possuem pontos positivos e negativos e o sucesso de sua adoção depende significativamente da proposta, do perfil e das metas a serem alcançadas pela empresa. Em ambos os tipos de estratégia, o coaching pode contribuir para aprimoramento da gestão. Características dos Líderes Empresariais É muito comum que a forma de liderança exercida por uma pessoa, em qualquer que seja o ambiente, seja fortemente influenciada pela sua personalidade como ser individual. Embora tal prerrogativa não seja condenável, é preciso haver equilíbrio e isso é dito por que algumas habilidades natas são desejáveis numa gestão empresarial, ao passo que outras devem ser ajustadas ou melhor desenvolvidas para que igualmente sejam aplicáveis. Endossando tal afirmação, no interior das empresas, ao se analisar candidatos para preencher vagas de liderança como chefia, gerência ou supervisão, os entrevistadores analisam uma série de aspectos e um dos mais relevantes são os traços de personalidade.

Transformacional: neste estilo, o líder tem a habilidade de transformar o “ambiente e a realidade dos lugares por onde passa. Possui capacidade para solucionar problemas de qualquer complexidade, além de ser visionário, estrategista e comprometido com sua equipe”. SILVA E REIS, 2016, p. Uma das técnicas adotadas neste tipo de liderança é a descentralização das funções, ou seja, os colaboradores recebem suas tarefas podendo tomar suas próprias decisões sem necessidade de recorrer ao líder em várias situações. Transacional: esse tipo de liderança é limitador. O fato é que os tipos de liderança estão diretamente ligados ao comportamento do líder no exercício da sua função. LIDERANÇA INFLUENCIADA PELO COACHING – PRINCIPAIS CONCEITOS Durante muito tempo e mesmo na atualidade, uma das principais culturas inseridas no interior das organizações, é que um líder se diferencia dos demais devido às suas características pessoais.

Isso significa dizer que certos traços de personalidade como autoconfiança, integridade, honestidade e ambição diferenciam líderes de não líderes. BARRETO et. al. SILVA et. al. Conceituando de forma literal o termo coaching, trata-se de uma palavra em inglês, originária de “uma antiga palavra anglo-saxônica, ambas de mesmo significado, “carruagem”, e origem comum”. TEODORO E CRUZ, 2016, p. O termo usado para designar uma atividade profissional dentro das organizações foi adotado na década de 1980. Na década de 1990 o coaching atingiu seu auge. A partir desta data, foi consagrada a ideia de que todo gestor precisa ser coach, não importando seu nível de liderança ou competência de seus subordinados. É importante ressaltar que o coaching não se trata de um treinamento.

No coaching, “o próprio aprendiz é que organiza a agenda e ele é quem determina quais metais serão atingidas, ao contrário do treinamento, que é, em geral, organizado e executado conforme as necessidades da organização”. SILVA et. Com efeito, viciam-se em suas explicações e escolhem ser vítimas. SELMAN, 2010, p. O coaching promove uma liderança proativa. Os funcionários se propõem a se desenvolverem quais profissionais, aprimorando suas habilidades e desenvolvendo novas, não se limitando a cultura vitimada, ou seja, isentando-se de responsabilidades ou apontando desculpas para erros, devido ao fato de estarem sob a supervisão de um gestor. APLICAÇÕES DO COACHING – O QUE ESTÁ ENVOLVIDO? Conforme já mencionado anteriormente, o coaching, embora seja um termo muito conhecido e disseminado no interior das empresas, ainda não é totalmente esclarecido no que diz respeito aos seus conceitos e formas de aplicação.

O coach interno possui algumas vantagens, no entanto, é preciso cautela para que os envolvidos evitem conflitos, deixando claro o delineamento das funções. Para aplicação do coach interno, algumas vantagens são: o coachee interno tem conhecimento das necessidades da organização, conhece a cultura da empresa, conhece a hierarquia e acompanha melhor os resultados, além de representar baixo custo e menor burocracia. TEODORO E CRUZ, 2016). A aplicação do coaching empresarial, assim como os demais, deve seguir um passo-a-passo para atingir seus objetivos. Esse passo-a-passo inclui ferramentas e técnicas específicas, ministradas para alcançar um determinado cenário dentro da empresa e a partir de então, ministrar estratégias que se façam necessárias para melhoria. A partir da avaliação 360º, existem outros passos a serem executados pelo coaching.

Embora os resultados da avaliação 360º possa ser questionada pelo líder avaliado, talvez por não condizer, do seu ponto de vista, com a realidade, geralmente este tipo de avaliação contribui para a construção de líderes 360º - influenciado pelas técnicas do coaching. Os líderes 360º “compreendem que, para liderar, não é necessário estar no topo, pois a liderança é algo dinâmico e, muitas vezes, circunstancial”. SANTOS, MALAGUTTI E SILVA, 2017, p. Tal compreensão é uma das premissas do coaching. BORGES, GONÇALVES, PINTO, 2017). A aplicação desta técnica desenvolve no profissional, espontaneamente, reconhecer a necessidade de intervenções autocorretivas. Ele próprio identifica traços comportamentais que precisam de aprimoramento. Quanto ao mapeamento de valores, o coaching parte da premissa que todas as pessoas, sem exceção, possuem valores pessoais relevantes e norteadores do comportamento e estado emocional.

O coaching enfatiza e evidencia os valores mais relevantes para cada pessoa em específico associando esses valores às metas organizacionais. O coaching favorece e incentiva a criação de missões, em âmbito profissional e pessoal. Essa missão serve como motivação diária, auxiliando inclusive no enfrentamento de problemas e no aspecto individual, serve como uma espécie de filosofia, ou seja, cultiva no profissional a inquietação sobre que tipo de legado ele deseja deixar. O coaching contribui, nesta etapa, na construção de um plano de desenvolvimento adaptado de acordo com as necessidades pessoais ou profissionais de cada indivíduo em cada etapa da vida. Feedback O feedback é um recurso muito importante para a medição de resultados, pois ele apresenta um retorno avaliativo de um determinado processo.

Algumas organizações prestadoras de serviço, por exemplo, realizam um feedback pós atendimento aplicando um questionário que engloba notas de 0 a 5 e a partir da análise das notas, identifica se o serviço está sendo prestado de modo satisfatório ou necessita de aprimoramentos. A competência de liderar “é crucial nos treinadores de times de futebol, ou qualquer outro esporte, coordenadores de grupos e equipes dentro das organizações de trabalho, regentes de orquestras, professores e obviamente administradores de empresas”. TADEUCCI, 2011, p. Portanto, a liderança desempenha um papel de fundamental importância em todos os assuntos que envolvem a sociedade e suas atividades. Na intenção de formar líderes capacitados e melhor habilitados para exercer a liderança, técnicas e ferramentas vem sendo desenvolvidas e disseminadas no decorrer das décadas.

O coaching é uma ferramenta contemporânea muito utilizada neste sentido. Esses líderes têm como principal característica “analisar o que fazem, como fazem e quais os resultados obtidos. Têm como lema aprender com seus sucessos e fracassos e demonstram às suas equipes a necessidade de fazer o mesmo”. SILVA E REIS, 2016, p. Outra característica de um líder articulado é a identificação de talentos. Esse líder é um descobridor nato de talentos e desenvolvedor destes talentos. JUNIOR, PAULINO E MAGALHÃES, 2017, p. A liderança articulada promove o alcance de objetivos através do desempenho de um grupo, não somente um indivíduo. O coaching trabalha essa capacidade cultuando a capacidade de obter alta performance, rapidez na solução de problemas, inovação na aplicação de processos e desenvolvimento de potencialidades.

O líder articulado deixa de ser um chefe e passa a ser um mentor. Esse mentor faz com que seus colaboradores, de modo espontâneo, se espelhem em suas características e desejem imitá-las. O coaching transforma esses líderes tradicionais em líderes articulados, através do aprimoramento de suas habilidades. Ou seja, esses líderes já possuem habilidades no gerenciamento de atividades e pessoas. A proposta do coaching é desenvolver essas habilidades potencializando seu alcance. JÚNIOR, PAULINO E MAGALHÃES, 2017). Neste cenário, é como se o coaching se assimilasse a um processo de reciclagem. apresentam uma série de características do líder coach, a saber: • O líder tem as perguntas e mobiliza e envolve a equipe na busca de respostas; • O líder utiliza o capital intelectual da equipe para obter resultados; • Gerencia pessoas • Lidera por investigação colaborativa, atua como facilitador para o alcance do objetivo.

O líder coach é aquele que propõe uma espécie de desafio para os funcionários da empresa, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento destes mesmos funcionários para aceitar e cumprir esse desafio. Uma das principais características presentes em um líder coach é sua proposta humanizada. Este líder permite, deseja e contribui na prática para que seus liderados desenvolvam habilidades similares e adotem a cultura coaching, realizando suas funções com maior qualidade e motivação. Um fato relevante é que o líder coach não precisa ser especializado em várias áreas empresariais, nem tampouco expert na área do coachee (aprendiz). TEODORO E CRUZ, 2016, p. O intuito é melhorar os processos de tomada de decisões para o alcance dos resultados almejados. Diante do exposto, é fato é que na maioria dos casos, as empresas contratam o coach externo, aquele profissional que não faz parte do quadro de funcionários da empresa, mas é contratado para aplicar as técnicas do coaching em seus líderes e não simplesmente contratam novos líderes formados pelo coaching e dispensam os líderes anteriores.

APLICAÇÕES DO COACHING EMPRESARIAL – DESAFIOS E PERSPECTIVAS Muitas empresas, talvez por ainda não conhecer detalhadamente tudo o que está envolvido nos processos do coaching, ainda são resistentes quanto à adoção dessa técnica para habilitar seus profissionais. As empresas dão primazia e consideram relevantes ações que resultem em bens tangíveis, ou seja, aquilo que se pode ver, tocar e vender. TADEUCCI, 2011, p. De acordo com a citação, portanto, é possível construir um ambiente corporativo em que ferramentas conservadoras e ferramentas inovadoras possam trabalhar em conjunto propondo harmonia e não conflitos internos. Com o passar do tempo, de modo gradativo e até mesmo espontâneo, a liderança articulada pode ir ganhando cada vez mais espaço e aplicabilidade. Vencido o desafio da adesão do coaching, um novo desafio se faz presente: a forma de aplicação desta ferramenta.

Qual a intenção da empresa ao inserir técnicas de coaching entre seus funcionários? Essa intenção é evidenciada por meio do feedback aplicado, os quais se dividem basicamente em dois cenários: “para punir e reforçar a sensação de incompetência dos colaboradores ou para identificar as oportunidades de melhoria e desenvolvimento”. Não é possível afirmar que essa realidade se concretize. A questão é que o líder que aplica técnicas de coaching deve estar sempre atento às mudanças e aberto a novas ferramentas. Alguns autores sugerem que o coaching ainda sofrerá mutações no decorrer dos anos, visando potencializar ainda mais suas propostas e seu alcance. O autor Pellegatta (2019) sugere adição de conhecimentos de outras áreas ao coaching, o que, segundo o autor, poderia por exemplo associar a parte consciente a parte inconsciente nos indivíduos.

A PNL (Programação Neuro - Linguística) é uma das técnicas sugeridas. O coaching é uma ferramenta potencializadora. Isso significa que auxilia a ajustar competências, identificando e orientando quais destas devem ser cultivadas, aperfeiçoadas ou estimuladas. As técnicas do coaching desenvolvem as pessoas no viés de prepará-las para as constantes mudanças no ambiente corporativo, portanto, são de suma importância no ambiente organizacional. Indivíduos que ocupam cargos de liderança, tradicionalmente presentes dentro de uma empresa, são beneficiados duplamente, porque além de construir aperfeiçoamentos em si próprios, expandem essa possibilidade para seus liderados, ou sua equipe. Líderes formados sob a ótica do coaching são mais flexíveis e por esse motivo facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento de outras pessoas, incentivando que essas pessoas utilizem todo o seu potencial.

Para melhor aceitação e aplicabilidade da metodologia coaching no interior das empresas, ministrar palestras ou cursos que antecedem as práticas do coaching propriamente ditas, é uma estratégia adequada. O coaching não deve ser visto como uma ferramenta ameaçadora de cargos, nem tampouco demolidora de antigos líderes das organizações. Sua proposta é potencializar as habilidades destes líderes e de seus subordinados. Portanto, substituir líderes mais experientes e tradicionais por líderes mais jovens e articulados não é o foco do coaching. É preciso e coerente concluir que o coaching não é uma metodologia “milagrosa”, o que significa dizer que sua aplicação pode não surtir os efeitos desejados. SP, vol. n. p. Disponível em: <http://www. scielo. pdf> Acesso: 05/04/2020. JÚNIOR, Jair Fraga; PAULINO, Halisson Antônio Paulino; MAGALHÃES, Letícia Corrêa.

Coaching para líderes: um método eficaz para o desenvolvimento de competências necessárias aos gestores. Revista Pensar Gestão e Administração, vol. n. Coaching e mentoring (livro eletrônico). Curitiba: InterSaberes, 2014, 288p. MEIJERINK, Hermanus J. Liderança e gerenciamento, e dimensão horizontal e vertical nas organizações. Instituto para o desenvolvimento humano e organizacional (IMO Brasil). Revista Linguagem Acadêmica, vol. n. p. SELMAN, Jim. Liderança. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, vol. n. p. Disponível em: <http://www. scielo. br/seget/arquivos/artigos16/32724380. pdf> Acesso: 02/04/2020.

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