Tecnologia e educação - inovação nos processos de ensino e aprendizagem/ tecnologia e cenários de aprendizagem

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

É neste sentido que a escola acaba possuindo uma enorme responsabilidade quanto ao auxílio para que os alunos aprendam a utilizar a tecnologia de forma eficaz e eficiente dentro e fora da escola. Porém, de acordo com Valente [. em plena era digital, a questão que se coloca é: o que as instituições de ensino estão proporcionando aos seus estudantes? Nada muito diferente ou inovador. Pelo contrário, ainda oferecem uma educação tradicional, baseada na informação que o professor transmite e em um currículo que foi desenvolvido para a era do lápis e papel (VALENTE, 2018 p. No âmbito da tecnologia a crítica que Valente faz é sobre a capacidade da escola e mesmo de nossos legisladores em saber como utilizar a tecnologia como uma vantagem para o processo de ensino/aprendizagem e não como algo a ser combatido e proibido, a exemplo da proibição do uso de dispositivos digitais que já existem nas salas de aulas de alguns estados país.

Tecnologia e cenários de aprendizagem: uma abordagem sistêmica e socio-situada É possível notar que o avanço das tecnologias educacionais tem proporcionado uma mudança profunda na educação por meio do estabelecimento de novas formas de ensino/aprendizagem. Esta mudança, ocasionada pela expansão do acesso a internet, tem contribuído para um aumento na utilização de novas tecnologias e equipamentos no campo educacional. É possível afirmar que as tecnologias desenvolvidas nos últimos dois séculos têm mudado completamente a forma como as pessoas vivem e se interagem nos centros urbanos. As mudanças ocorrem não somente no campo social ou na forma com as pessoas se relacionam com o espaço, mais sim na forma como geram riquezas, trabalham, aprendem ou consomem conteúdo.

Porém, em relação a influência da tecnologia no campo educacional Baranauskas (2018) retrata a preocupação de Paulo Freire afirmando que a falta de acesso da maioria das crianças brasileiras à tecnologia pode ser prejudicial para o aprendizado destas crianças. Neste cenário, a tecnologia terá que ser adotada como instrumento que auxilia no processo de ensino/aprendizagem e como ferramenta para a criação de novas estratégias de ensino nos ambientes escolares. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional Nas últimas décadas as tecnologias no campo educacional têm passado por um intenso processo de transformação. Esta constante transformação requer que os profissionais estejam atentos as mudanças para que possam utilizar as tecnologias como ferramentas para a criação de estratégias de ensino, visando ajudar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizado.

As tecnologias digitais têm proporcionado o desenvolvimento de novas e inovadoras formas de comunicação e de divulgação de conhecimentos educacionais, a partir de diferentes linguagens e equipamentos. As transformações digitais no campo educacional ainda é um tema que precisa ser amplamente debatido para entender de que forma os profissionais da educação e também os alunos estão lidando com as mudanças tecnológicas que estão ocorrendo. No processo de aprendizagem das ferramentas disponíveis no Scratch os conteúdos matemáticos foram sendo trabalhados e realimentados por meio da linguagem de programação, contribuindo para a construção de um conhecimento avançado sobre os conteúdos trabalhados. Neste sentido, a formação continuada por meio da linguagem de programação Scratch demonstrou a importância do desenvolvimento destes tipos de atividades para o constante processo de formação docente.

No entanto, conforme Prado e Rocha (2018 p. vale ressaltar que esse processo de (re) construção do conhecimento é complexo e requer do professor um aprendizado contínuo. BARANAUSKAS, Maria Cecilia C. p. VALENTE, José Armando. Inovações nos processos de ensino e aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis Arantes (org). Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir.

54 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download