Tecnologias da Informação e comunicação

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Tecnologias da informação e comunicação 4 2. Tecnologias da informação e comunicação na educação 4 2. Computadores na educação 4 2. Celulares e Tablets na educação 6 2. Ensino a Distância (EaD) 7 3. No início, a forma básica para a comunicação eram as cartas, as quais eram escritas a mão para a troca de informações, mais tarde sendo escritas por máquinas de escrever que tornavam o processo de elaboração mais rápido. O Fax também foi um grande avanço para agilizar a entrega das cartas ou documentos, mas o que realmente revolucionou a comunicação foram os computadores e a internet, que no início eram usados para troca de informações por bases militares ou Universidades e posteriormente foi automatizado para ser usado na rotina das pessoas.

Com isso, ao invés das cartas enviam-se e-mails, no lugar do fax os documentos são anexados e enviados pela internet e os telefones fixos são menos utilizados. Surgiram também os celulares e tablets, que facilitaram a locomoção e continuidade do uso dos recursos tecnológicos em mais lugares pelos usuários, facilitando atividades do dia a dia, como pagamentos de contas, compartilhar documentos, acompanhamento de notícias e até fazer negócios ou estudar. As atividades que podem ser feitas ao se ter acesso a internet são várias, e é por isso que em vários lugares do mundo as pessoas tem acesso a rede sem fio em praticamente todos os locais. Por meio dessa ferramenta, o aluno também consegue se conectar a fatos do mundo que estão distantes dele, podendo abrir sua mente para novos conhecimentos, novas culturas e novas realidades, com a possibilidade de flexibilização do currículo escolar.

VALENTE, 2018) Ferramentas como o Word, Powerpoint, Excel, entre outras, podem auxiliar o professor na elaboração de atividades ou apresentação de assuntos, assim como contribuem na construção de atividades criativas e de maior complexidade por alunos. Também é possível que por meio dos computadores e acesso à internet, os professores aprendam junto com os alunos, podendo atualizar constantemente seus saberes. Em relação ao papel do professor como mediador do uso do computador pelo aluno, ele é essencial para que os estudantes tenham acesso a informações que garantam a construção do saber de forma responsável e autônoma. PONTES; PONTES; SANTOS, 2012) 2. O Tablet também oferece a oportunidade de ter acesso a livros online, o que pode contribuir muito com o meio ambiente ao diminuir o uso de papel, além de que a publicação eletrônica também diminui o custo e universaliza as informações, sendo que os livros físicos são mais caros.

Esse equipamento também motiva os alunos, pois faz parte da modernidade que tanto os interessa e os conecta a um mundo de informações atualizadas, despertando o interesse e criatividade. Inclusive, pode os deixar mais próximos dos professores ou de serviços oferecidos para tirar dúvidas, assim, tornando mais eficiente os estudos de casa. BOTTENTUIT JUNIOR, 2012) 2. Educação a Distância (EaD) Diante das novas tecnologias, ficou mais fácil a realização de cursos a distância, os famosos EaD. Por exemplo, o chat pode ser usado em grupo ou só pelo aluno para poder sanar dúvidas, sendo necessário a presença de um tutor ou professor no meio para poder direcionar o foco do grupo para o estudo e aprendizado, propondo questões que incentivem o compartilhamento de conhecimento, além de que as conversas ficam registradas e pode ser vistas por quem não estava participando no momento.

Existe também os fóruns de discussão, que possuem o objetivo de promover debates acerca de assuntos específicos, com a troca de experiências em grupo, promovendo um espaço de diálogo importante para a construção do conhecimento em conjunto. Os blogs são outra ferramenta utilizada, que consistem em páginas da internet que contém postagens sobre temas diversos, dependendo do foco do site, e aparecem em ordem da data de postagem, os quais possuem espaço para interação entre o escritor do blog e seus leitores. Além desses, o e-mail é amplamente utilizado para troca de informações e envio de arquivos, também oferecendo a possibilidade de salvar arquivos online no OneDrive e a vídeo conferencia é utilizada para realização de aulas ou sessões de tutoria aos alunos, oferecendo ensino em tempo real.

FARIAS, 2013) Recentemente, o Word e o Power Point online também se tornaram ferramentas essenciais para que alunos EaD pudessem realizar trabalhos em grupo, sendo que ao mesmo tempo, cada aluno pode ter acesso ao arquivo compartilhado e ver as edições de todos em tempo real.  Do Computador ao Tablet: Vantagens Pedagógicas na Utilização de Dispositivos Móveis na Educação. Disponível em: <file:///C:/Users/eliza_000/Nova%20pasta/Downloads/291-814-2-PB%20(2). pdf>. Acesso em: 03 out. FARIAS, Suelen Conceição. revista. ueg. br/index. php/temporisacao/article/viewFile/3830/3473>. Acesso em: 03 out. revista. ueg. br/index. php/temporisacao/article/viewFile/3830/3473>. Acesso em: 28 set. pucrs. br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/USOINTELIGENTE. pdf>. Acesso em: 24 set. NOME COMPLETO DO ALUNO Educação Prisional: Jovens em privação de liberdade São Paulo 2018 SUMÁRIO 1.

Os apenados diferentes – minorias 8 3. CONCLUSÃO 9 Introdução No Brasil, o direito à educação está estabelecido por lei há muitos anos, sendo de extrema importância para garantir a cidadania das pessoas, por meio do acesso ao conhecimento, capaz de transformar a natureza, organizar-se socialmente e culturalmente. Portanto, reconhecer esse direito à população gera a necessidade de que todas as pessoas tenham acesso à educação de forma igualitária, inclusive os presidiários, para que possam acessar, permanecer e concluir seus estudos, independente das origens do indivíduo. OLIVEIRA et al. A educação e a formação profissional são muito importantes para que os cidadãos possam ser incluídos na sociedade, uma vez que ao ter uma profissão e um emprego existe uma chance bem menor da pessoa iniciar a vida do crime.

REZENDE, 2012) A intenção do sistema brasileiro, embora muitas vezes não ocorra desta forma, é de buscar alternativas, como a educação e o trabalho, de modo que ele possa ter uma vida digna quando sair do presídio, sem retornar a vida do crime e sem fazer mal a qualquer outro cidadão. NOVO, 2017) 2. Educação a distância para apenados A educação é um direito de todos os brasileiros como forma de garantia de sua cidadania, sendo estabelecido em lei há muitos anos. Todavia, nem sempre esse direito se afirma na prática, uma vez que a grande desigualdade existente no país é um obstáculo para que todos tenham acesso integral ao ensino. Em relação aos presos, a educação também é garantida a eles, visto que na norma jurídica do Brasil não existe restrição quanto a esse direito amplamente assegurado por lei.

Já no Brasil, as prisões foram instituídas no período da colonização, onde não se tinha esperança que os criminosos poderiam se recuperar e voltar à sociedade normalmente, sendo abandonados nesses lugares sem saber quando seriam sentenciados. Ao longo dos anos, as condições nas prisões não melhoraram, sendo ainda lugares sujos e fétidos, com mais o agravo da superlotação. Em 1941, foram criados os presídios femininos no Brasil, o que separou homens de mulheres e evitou que as mulheres fossem estupradas ou forçadas a prostituição para sobreviver no Brasil. GRINCHPUM; MARTINS, 2018) Na contemporaneidade, as prisões possuem a função de recuperar os criminosos, ao mesmo tempo que punem, ao privá-los de liberdade, e os vigiam. Possuem o objetivo de fazê-los refletir seus crimes e se arrependerem dos delitos cometidos ao deixar eles isolados.

Por outro lado, a sociedade atual não valoriza a condição humana, o que pode ser um fator gerador de violência e que prejudique a recuperação dos condenados, visto que até as cadeias que surgiram hoje com o intuito de humanização da pena se tornaram um “acumulado de lixo humano”, oferendo condições cruéis de permanência. Isso ocorre porque muitos ainda encaram a pena como somente um ato de vingança em prol da vítima, voltando o sistema carcerário para o castigo dos detentos, sem a oferta de oportunidades que realmente o fariam se recuperar e voltar para a sociedade sem cometer os mesmos crimes. Por outro lado, aqueles que defendem os Direitos Humanos para os presos, são vistos por muitas pessoas como quem defende criminosos e para acalmar a sensação generalizada de insegurança diante da alta criminalidade que o Brasil vive, aumenta o desejo da população por penas mais rigorosas.

Toda a falta de humanidade encontrada nos presídios pode esclarecer um pouco do porquê o Brasil ainda não resolveu seu problema com a criminalidade, pois a maioria dos criminosos acabam mudando de vida por falta de oportunidades, fruto da desigualdade e das injustiças sociais. NOVO, 2017) 2. Em relação à execução da pena, existe a Lei de Execução Penal, que garante boas condições para o condenado ou internado cumprir sua pena. Dessa forma, o Estado exerce o direito de punir por meio da privação de liberdade do preso e com medidas de segurança dependendo do nível do crime cometido, com intuito de inibir novos delitos. No Brasil, em maior parte do processo a execução penal é jurusdicional. Existe o Direito de Execução Penal, que trata de assuntos além do âmbito penitenciário, se diferenciando, assim, do Direito Penitenciário.

Não existem penas de morte, de caráter perpétuo, de trabalho forçado, de banimento ou cruéis, respeitando a integridade física e moral do preso. Pôde-se entender melhor como é o sistema prisional do Brasil e como a educação pode contribuir para a ressocialização do preso, sendo que a ressocialização permite que o preso não só seja punido, mas que possa se recuperar e quando voltar para a sociedade esteja apto a desenvolver funções sociais ao invés de crimes. A educação é uma ferramenta essencial para a recuperação dos detentos. Em relação à educação a distância, pôde-se perceber como ela também é benéfico para o aprendizado, visto que possui inúmeras ferramentas de contribuem para o estudo e entendimento.

Além disso, a educação é capaz de possibilitar novos horizontes para os presidiários, dando novas oportunidades que talvez eles nunca tivessem acesso. Dessa forma, eles terão mais conhecimento e mais qualificação para poder ter um lugar na sociedade quando forem ressocializados novamente. Acesso em: 03 out. DIREITONET.  Noções gerais sobre execução penal. Disponível em: <https://www. direitonet. com. br/resources/anais/1500251768_ARQUIVO_FazendoGenero-VersaoNova. pdf>. Acesso em: 01 out. GRINCHPUM, Ana Paula Lemos; MARTINS, Vera Lúcia. inep. gov. br/index. php/emaberto/article/viewFile/2313/2276>. Acesso em: 28 set. Disponível em: <http://tede. unioeste. br/bitstream/tede/2421/1/Francieli%20_Motter%20Ludovico. pdf>. Acesso em: 28 set. dhnet. org. br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_acao_educativa_direito_educacao. pdf>. Acesso em: 28 set. nexojornal. com. br/ensaio/2017/Criminaliza%C3%A7%C3%A3o-de-jovens-negros-e-pobres-um-retrato-do-sistema-penitenci%C3%A1rio-brasileiro>.

Acesso em: 03 out. REZENDE, Nair Vieira de.

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