TEOLOGIA RENOVAÇÃO E IMPACTOS NA PRATICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Teologia

Documento 1

C. ABSTRACT Resumo. entre 150 e 500 palavras, entre linhas simples Palavras-chave: A. B. C. OBJETIVOS. TEOLOGIA REFLEXIVA. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO Este projeto busca analisar as interações, convergências e conflitos entre as noções e práticas teológicas, tendo por base a pesquisa bibliográfica, visando os conceitos teóricos, métodos e a pesquisa empírica, para avaliar suas aplicações, identificando as articulações e impactos entre tais conceitos. Para tanto, a pesquisa inclui a análise sobre as formas de relacionamento e interações entre as instituições religiosas-espirituais, teólogos e seus membros de diversos grupos sociais. Sendo assim, tem-se percebido que a teologia deixou de ser apenas um campo da teoria (saber, conhecimento etc. e passou a ser prática, ou seja, usada no cotidiano da pessoa, para o seu bem.

O membro da Igreja está interessado em como ter mais qualidade de vida, bem-estar, longevidade e como viver melhor. A influência da fé cristã em sua vida é notória quanto ao modo como enfrenta o mundo e suas relações com o seu próximo. Várias pesquisas científicas comprovam que fiéis de Igreja, cuja fé é exercida em Deus, possuem vidas mais saudáveis, correm menos riscos de AVC (setecentos por cento a menos de chance) e depressão; há maior felicidade conjugal, aumento de autoestima, dentre outros benefícios, que aqueles que não professam nenhuma crença (FAGAN, 1996). No entanto, será que os teólogos estão atentos a todos esses desdobramentos em que a evolução do saber atual se encontra? Ou ainda, estão com o pensamento de que a teologia é perene, isto é, a mesma ontem, hoje e para sempre? Outro ponto que deve se destacar é a necessidade de considerar a inclusão de novas áreas do conhecimento para dentro da Teologia a fim de que o membro viva com mais dinamismo e felicidade.

Em meio a essa nova concepção, os teólogos estão preparados para lidar com isso? 2. EVOLUÇÃO E INCLUSÃO DE NOVAS ÁREAS DO CONHECIMENTO Toffler (1971), escritor, sociólogo e futurista norte-americano, em seu primeiro livro “Future shock”, argumenta que desde o século XVIII mudanças tecnológicas ocorreram tão rapidamente que muitas pessoas estão sofrendo estresse e confusão excessiva. E o resultado disso é devido à incapacidade das pessoas de se adaptar rapidamente à mudança estratégica e estrutural, acabando por sofrer de sobrecarga informativa. Ele cunhou o termo "choque futuro" com base no conceito de choque cultural para descrever essa condição. Como resultado dessa evolução e novas áreas do conhecimento surgindo, os teólogos são desafiados a acompanhar esse ritmo acelerado a fim de atender com eficácia os problemas e dificuldades de cada membro.

Proporcionar uma qualidade de vida excelente e o cuidar do bem-estar da membresia é a questão que deve nortear o teólogo. Mas será que ele está preparado para cumprir essa demanda com sucesso? 2. NOVA MENTALIDADE DO TEÓLOGO Para novas necessidades de um mundo evolutivo, global, há a exigência de uma nova mentalidade do teólogo. É ineficaz utilizar os mesmos mecanismos, conhecimentos e aplicações do mundo antigo para o atual contexto. Abaixo está um breve conceito ao que se define qualidade de vida e bem-estar, a fim de compreender profundamente o seu impacto na vida, bem como seus benefícios: 2. Qualidade de vida Diante dos vários conceitos que existem a respeito da qualidade de vida, um que pode melhor sintetizar é a definição proposta pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde: “percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores em que vivem e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

” (WHOQOL, 1999, s/p. Pode-se afirmar, então, que essa definição considera a condição física e psicológica da pessoa em se tratando do seu nível de independência, das relações sociais, das crenças pessoais, do meio ambiente e da cultura. Como visto, parece ser subjetiva e multidimensional tal conceito, considerando as particularidades culturais, sociais e ambientais de cada pessoa. As estratégias para atingir o bem-estar ajudam as pessoas a alcançarem novas formas de compreensão e controle de suas vidas, tanto no âmbito individual como coletivo. Diante do exposto, tanto a qualidade de vida e o bem-estar dos membros podem fazer uso das ciências humanas para tal efeito, já que abrange áreas relacionadas a elas. A TEOLOGIA E AS CIÊNCIAS HUMANAS Helminiak (1996) retrata, muito bem, que o ser humano é intrinsecamente espiritual.

No entanto, para expressar essa espiritualidade, a atuação é vista em corpo humano: comportamento, atitude, ação. Para explicar, o autor divide o livro em quatro partes: Primeira parte: a mente implica em duas dimensões: psique e espírito, de modo que o modelo do ser humano como "corpo e mente" ou "corpo e alma" dão lugar a um modelo: corpo (organismo), psique e espírito (três dimensões). A discussão se faz pertinente ao questionar o quanto os teólogos veem essa necessidade de compreender esses aspectos usando para um fim benéfico de seus membros e de toda a comunidade, sociedade. A TEOLOGIA EM UM CONTEXTO GLOBALIZADO E CADA DIA MAIS INTERDEPENDENTE E ADAPTATIVO, COM PESQUISAS E INVESTIGAÇÕES SOBRE A ASSOCIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À medida que o mundo e o cristianismo evoluíram, acarretando diversas mudanças globais, a Teologia também deveria passar por uma renovação? Em caso afirmativo, como seria? E quais impactos refletiriam na vida do membro? Tennent (2007, p.

uma abordagem reflexiva: Embora as verdades da fé cristã sejam universais, novos contextos trazem novas questões, novas compreensões e novas expressões. O que isso significa para a teologia? A fé cristã não só é culturalmente traduzível, mas também teologicamente traduzível? O autor supracitado, presidente do Seminário Teológico de Asbury e professor, explica que examinar a fé com os olhos globais não só ajuda a expor os próprios pontos cegos e vícios involuntários, mas também revela ideias para a revitalização do cristianismo ocidental. Apesar dele lidar com assuntos sobre missiologia e como a Igreja está influenciando o mundo, ele lança poderosos argumentos de como a teologia pode ser contextualizada para o atual cenário global sem perder a sua essência.

Também há certa urgência em acompanhar a velocidade em que o conhecimento se desloca, a inserção de novas tecnologias e a exigência de dar conta de tanta nova informação que surge. Como resultado, os indivíduos "procuram identidades limitadas do tempo e do espaço constantemente" (KINNVALL, 2004, p. em um mundo que muda a cada segundo. Uma dessas identidades é a religião e/ou espiritualidade. Por consequência dessa globalização, eles se sentem inseguros quanto à vida que levam em meio a tanta disputa, concorrência e, ao mesmo tempo, mudanças rápidas. A conclusão apresentada foi que a espiritualidade, a religião e a crença pessoal estavam altamente correlacionadas às áreas físicas, sociais, psicológicas e ambientais, com sessenta e cinco por cento de variância.

Desse modo, é possível constatar que as contribuições da espiritualidade e crença resultam em uma melhor qualidade de vida nas pessoas. Abaixo destaco algumas referências de vários estudos apontando tal afirmação. • A felicidade é maior e o estresse psicológico é menor para aqueles que frequentam serviços religiosos regularmente. KOENIG; LARSON; LARSON, 2001). • O grau em que as pessoas rezam e participam de serviços religiosos afeta significativamente seu estado de saúde, independentemente da idade. FERRARO; ALBRECHT-JENSEN, 1991). • O impacto da prática religiosa sobre o comportamento sexual no adolescente também pode ser visto a taxas mais baixas de gravidez na adolescência. FROHWIRTH; MOORE; MANIACI, 2013). • O uso de drogas e álcool é o mais baixo nas denominações religiosas mais conservadoras e mais alto em grupos não religiosos.

Melhora a saúde, o aprendizado, o bem estar econômico, o autocontrole, a autoestima e a empatia. Reduz a incidência de patologias sociais, como partos fora do casamento, crime, delinquência, dependência de drogas e álcool, problemas de saúde, ansiedades e preconceitos. Vemos em muitos dos casos que ela beneficia o ser por inteiro dando mais significância ao propósito de vida. Mediante a isso, a Teologia exerce um papel crucial para que as Escrituras possam dar uma base, um fundamento mais sólido para que as práticas religiosas possam ser feitas de forma correta e em verdade, como manda a Palavra de Cristo. Por isso, ela precisa se remodelar ao nosso padrão de vida em que o membro de igreja e a comunidade local se encontra vivendo em uma modernidade cada vez mais suscetível a mudar.

Koenig (2012) traz algumas vertentes relacionando a espiritualidade como indicador de qualidade de vida. Eis alguns dados comprobatórios: • Lidar com adversidades: quatrocentos e cinquenta e quatro estudos onde a maioria das pessoas relatou que a espiritualidade as ajudou a lidar com uma ampla gama de doenças e variedade de situações estressantes; • Emoções positivas: bem estar e felicidade com 82% dos casos indicaram relações positivas; esperança com 73%; otimismo com 81%; significado e propósito com 93%; autoestima com 61%; sentido de controle com 61% e outros aspectos; • Depressão: 63% dos ensaios clínicos relatou intervenção da espiritualidade produzindo melhores resultados reduzindo a depressão; • Doença de Alzheimer e demência: dos vinte e um estudos relacionando a espiritualidade e religião com a qualidade de vida 48% relataram relações positivas significativas; • Fatores sociais: constatou-se que a espiritualidade-religião promove interações sociais e aumenta a confiança e o envolvimento da comunidade influenciando, assim, a saúde física.

Há muitos outros estudos detalhados relatados nesse artigo que indicam a associação da espiritualidade resultando em uma melhor qualidade de vida e bem estar. Ela promove melhores comportamentos para a saúde e está associada a menos consumo de álcool e drogas, menos tabagismo, mais atividade física, práticas sexuais satisfatórias, estabilidade conjugal, longevidade, dentre outros benefícios. Diante do exposto, exige-se que a Teologia saiba lidar com todas essas descobertas surpreendentes para o campo da crença pessoal e os resultados que produz. O objetivo explícito da teologia reflexiva não é uma declaração dogmática ou uma contribuição para a teologia acadêmica. Seu objetivo é pastoral e prático: visa a transformação de estruturas e instituições sociais e de integração e conversão pessoal mais completa.

Como resultado, os critérios de verdade e valor também são práticos. Essa reflexão teológica é "verdadeira" e bem sucedida quando liberta a vida dentro do seu contexto, dando uma resposta mais consciente ao que o Espírito de Deus está fazendo aqui e agora e convidando a fazer. REFERÊNCIAS BERGER, Peter L. Acesso em: 24 out. FAGAN, Patrick F. Why religion matters: the impact of religious practice on social stability. Disponível em: <http://thf_media. s3. p. FROHWIRTH, Lori; MOORE, Ann M. MANIACI, Renata. Perceptions of susceptibility to pregnancy among U. S. JOUBERT, Charles E. Wet or dry county status and its correlates with suicide, homicide and illegitimacy. Psychological Reports, v. n. p. nlm. nih. gov/pmc/articles/PMC3671693/>. Acesso em: 02 out. KOENIG, H. LARSON, S. S.

GARTNER, J. Families, relationships and health. Behavior and Medicine, p. p. MOBERG, D. O. BRUSEK, P. M. Review of Religious Research, v. p. TENNENT, Timothy C. Theology in the contexto f world christianity: how the global church is influencing the way we think about and discuss theology. Grand Rapids: Zondervan, 2007. Acesso em: 26 set. WRIGHT, Loyd S. FROST, Christopher J. WISECARVER, Stephen J. Church attendance, meaningfulness of religion and depressive symptomatology among adolescents. gov/pubmed/9672396>. Acesso em: 03 out. WHOQOL GROUP. A cross-cultural study of spirituality, religion, and personal beliefs as components of quality of life. Social Science Medicine, 2006. Social Science Medicine, v. p. ZUCKERMAN, D. M. KASL, S.

52 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download