Teoria Freudiana dentro da Filosofia

Tipo de documento:ABNT

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Mais concretamente a respeito da relação e da interdisciplinaridade dentre a teoria freudiana e a grande área da filosofia. Assim, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de identificar a relação entre elas duas, expondo a psicanalise dentro da filosofia e comparação/relação entre a psicanálise de Freud com a filosofia e ambas influencias. Para realizar a pesquisa foi preciso utilizar a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho simples. Trata-se de um simples escrito que abordará a temática em alguns de seus principais aspectos relacionais. FILOSOFIA E FREUD, FREUD E FILOSOFIA Ao longo da graduação em Medicina, o jovem Freud esteve e adquiriu um grande conhecimento acerca da filosofia, e o mesmo mais tarde com suas ideias psicanalíticas, pôde transformar algumas interpretações e influenciar de maneira significativa dentro de algumas ideias defendida por alguns filósofos, o que passou a causar uma relação entre aquilo que era sua teoria com a filosofia.

Ainda assim com essa relação, a psicanálise não era conhecida como uma vertente da filosofia exatamente porque tentativa e buscava uma certa aprovação cientifica, o que alguns psicólogos negam por tratar de questões do inconsciente. Ainda assim de acordo com Birman (2003) em algumas realidades existia uma tentativa distanciar a psicanalise da filosofia exatamente porque a psicanálise estaria voltada para a ciência. Conforme salienta Birman (2003) existia um certo receio da comunidade da Alemanha com relação a filosofia, exatamente por conta que a filosofia era uma área que não se encaixava com muita precisão no que se refere a ciência bem vista da época, do qual se prezava via positivismo por uma ciência baseada em química, física e entre outras áreas do qual a presença das pesquisas quantitativas tem um grande peso.

Guido (2015) expõe uma grande relação da teoria freudiana com a filosofia, principalmente ao apresentar algumas contribuições de Wilhelm Reich e sua escola para o qual relaciona um pouco de psicanalise, marxismo e filosofia somando a uma influência intelectual no período da guerra mundial. A partir dessa vertente ficou evidenciado que não se deveria endeusar os mais ricos, mostrou também a relação entre as pulsões do id e superego como se fosse algo contra a sociedade padronizadora e manipuladora das massas, assim, passou a existir uma relação entre a teoria freudiana com a filosofia. Freud também salientava que evitava ler Nietzsche, justamente para que sua teoria não fosse influenciada por terceiros. Porém, na prática é visto que muitos dos seus escritos Freud cita algumas ideias de Nietzsche.

SANTOS; OLHOA, 2019). Isso demonstra que alguns aspectos da psicanalise também possivelmente puderam ser influenciados por algumas ideias da filosofia, tal qual a psicanálise também criou e cria até a contemporaneidade uma imagem de que contribuiu, o que de fato fez em vários aspectos, com relação a filosofia. Segundo Silva (2019) a psicanálise freudiana utiliza de termologias e de teorias que fazem com que outros autores investiguem e indaguem a partir de uma visão crítica, tanto a sociedade em geral como a cultura que está inserida nela. É importante destacar e reiterar que elas se relacionam, se confrontam e a psicanálise faz uma influência dentro da filosofia, como pode ser visto nos exemplos supracitados, logo, elas possuem essa relação ao mesmo tempo que encontram algumas limitações dentro dos contextos.

REFERÊNCIAS BIRMAN, Joel. Freud & a filosofia. Zahar, 2003. GUIDO, Rosario Herrera. recantodasletras. com. br/ensaios/> Acesso em setembro de 2020. PEREZ, Daniel Omar. A identificação, o sujeito e a realidade. Philósophos-Revista de Filosofia, v. n.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download