Tipos de Manutenção

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Inspeção nos Vasos de Pressão da Unidade Hidráulica. Realização de Filtragem e Inspeção na Qualidade do Óleo Lubrificante Unidade Hidráulica do Regulador de Velocidade. Inspeção e Calibração das Válvulas do Gerador Diesel de Emergência. Substituição dos Bicos Injetores. Sumário 1 1. Área da Manutenção: Pontos a Verificar. Área de Planejamento da Manutenção: Pontos a Verificar. Área de Atuação e Realização do Estágio. Conclusão. A SUBSTITUIÇÃO E MANUTENÇÃO DOS ROLAMENTOS DE UMA BOMBA HIDRÁULICA. ENERGIA, 2020). O Grupo originou-se em 2000, iniciando suas atividades com a construção das PCHs Antônio Brennand, Indiavaí e Ombreiras. O Grupo profissionalizou-se e desenvolveu uma expertise própria de implantação das centrais hidrelétricas de forma eficiente, racional e com sustentabilidade ambiental.

ENERGIA, 2020) A Brennand fornece energia ao mercado regulado e tem forte atuação no mercado livre, tendo se constituído no maior fornecedor de energia elétrica nacional, no segmento de consumidores potencialmente livres. Com o objetivo de melhor atender aos clientes o Grupo optou em situar a sua estrutura de comercialização de energia elétrica na cidade de São Paulo, onde atende aos seus clientes e agentes do setor elétrico, de todos submercados brasileiros. Evolução da Manutenção A manutenção começou a ser conhecida por volta do século XVI na Europa central, na mesma época em que surgiram os primeiros relógios mecânicos e em que se iniciaram as primeiras assistências técnicas. Com os avanços e a inserção de máquinas nas indústrias, surgiu-se a necessidade de reparos nos maquinários, com isso, nasceu a manutenção e ela foi se desenvolvendo de acordo com a necessidade gerada pelo crescimento industrial.

NETO, 2017). Nos últimos anos a concorrência entre os diversos fabricantes e fornecedores começou a aumentar, assim, os prazos de entrega dos produtos começaram a ter grande relevância. Com isso se fez necessário prevenir para que as maquinas não falhassem, para poder garantir prazos e busca por uma melhor qualidade dos produtos. No entanto, depois de passado um certo período em funcionamento, o equipamento volta novamente a estar mais propício à elevadas taxas de falha. SILVEIRA, 2012). A implantação da manutenção preventiva pode ser de várias formas, sendo ela desde uma simples lubrificação até grandes desmontagens para inspeção mais detalhada. Toda a aplicabilidade da manutenção preventiva está focada no planejamento da manutenção, ou seja, a relação da manutenção com o tempo.

A manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de prevenir a falha. Vale ressaltar que todo esse acompanhamento de parâmetros se realiza com o equipamento em operação, coisa que afeta significativamente na disponibilidade do mesmo. SILVEIRA, 2012) Através desses parâmetros pode-se estabelecer um prazo de vida útil máximo de determinado componente, assim indicando qual a hora certa da substituição. Com isso a manutenção deste será programada aguardando a melhor hora para execução, sendo analisada a disponibilidade do equipamento para parada, ou seja, quando se pode programar uma atividade com antecedência, com certeza ela é realizada de forma eficaz e com segurança tanto para o executante quanto para o equipamento. Algumas condições são necessárias para adoção da manutenção preditiva, são elas: Capítulo 2.

Fundamentação Teórica 8 ∙ O equipamento, sistema ou instalação devem permitir algum tipo de monitoramento/medição; ∙ Os mesmos devem merecer esse tipo de ação, em função dos custos envolvidos; ∙ As falhas devem ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua progressão acompanhada; Com a implantação da manutenção preditiva os acidentes oriundos de falhas catastróficas são reduzidos significativamente, também ocorre uma redução significativa na ocorrência de falhas não esperadas. Em processos onde máquinas operam em regime continuo existe um agravante, como exemplo de uma linha de produção que se um equipamento parar, a fábrica toda para, assim gerando colapsos, muitas vezes grande prejuízo. Quando uma empresa trabalha somente no modelo corretivo, a equipe de manutenção é comandada pelos equipamentos, e o desempenho empresarial da organização, não está adequado às necessidades de competitividades atuais de mercado.

A manutenção corretiva planejada é definida como a correção de um desempenho que é menor que o esperado ou correção da falha por decisão das partes mais altas, como gerentes. Essa decisão vem baseada nas modificações dos parâmetros. KARDEC, 1998). Fundamentação Teórica 10 A principal diferença nesse sistema está no nível de automatização. Em comparação a manutenção preditiva onde se faz o diagnóstico a partir de parâmetros, na manutenção detectiva esse diagnostico se dá através do processamento gerado nas informações obtidas junto a planta. Área de Concentração 2. Área da Manutenção: Pontos a Verificar ∙ Manutenção Preventiva; ∙ Manutenção Preditiva; ∙ Manutenção Corretiva; ∙ Execução das Atividades de Manutenção. Área de Planejamento da Manutenção: Pontos a Verificar ∙ Acompanhamento de aplicação de ferramentas de análise do processo de manutenção; ∙ Planejamento da manutenção, baseado em conceitos de manutenções preventivas, preditivas e corretivas.

Concluo que os objetivos do estágio foram essenciais para meu crescimento pessoal e profissional, através dos métodos adotados nas manutenções preventivas, corretivas, preditivas e detectiva, consegui colocar em prática o quanto se faz necessário os procedimentos executados. Através do estágio, constatei quanto é eficaz programar intervenções e análises periódicas nos equipamentos, evitando avarias, tempo ocioso e custos desnecessários para a empresa. A Substituição e Manutenção dos Rolamentos de Uma Bomba Hidráulica Figura 3 – Substituição e Manutenção dos Rolamentos de Uma Bomba Hidráulica Fonte: Autor 13 B Instalações da Pch Ibirama Energética S/A Figura 4 – Instalações da Pch Ibirama Energética S/A Fonte: Autor 14 C Inspeção nos Vasos de Pressão da Unidade Hidráulica Figura 5 – Inspeção nos Vasos de Pressão da Unidade Hidráulica Fonte: Autor 15 D Realização de Filtragem e Inspeção na Qualidade do Óleo Lubrificante Figura 6 – Realização de Filtragem e Inspeção na Qualidade do Óleo Lubrificante Fonte: Autor 16 E Unidade Hidráulica do Regulador de Velocidade Figura 7 – Unidade Hidráulica do Regulador de Velocidade Fonte: Autor 17 F Inspeção e Calibração das Válvulas do Gerador Diesel de Emergência Figura 8 – Inspeção e Calibração das Válvulas do Gerador Diesel de Emergência Fonte: Autor 18 G Substituição dos Bicos Injetores Figura 9 – Substituição dos Bicos Injetores Fonte: Autor 19 Referências CYRINO, L.

Manutenção Detectiva. Disponível em: <https: //www. br/site/index. php?c=1>. Acesso em: 15-05-2020. Citado na página 3. GROM, M. A. Manutenção Função Estratégica. S. l. Qualitymark, 1998. webartigos. com/artigos/ a-historia-da-evolucao-do-sistema-de-gestao-de-manutencao/75650>. Acesso em: 26-05-2020. Citado na página 5. SILVEIRA, C.

69 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download