Trabalho incompleto sobre sustentabilidade financeira e gestão de recursos hídricos na região amazônica

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Finanças

Documento 1

O posicionamento em relação à temática tem como como base a própria sobrevivência das populações que habitam esta região, como também o respeito e o reconhecimento em torno desta temática. OBJETIVO: APONTAR PROBLEMÁTICAS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DA S. F NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Introdução: 1 lauda. Caracterização dos recursos hídricos na região amazônica. como e para que são utilizados Segundo Ab`Saber (2003), ´´ No cinturão de máxima diversidade biológica do planeta – que tornou possível o advento do homem – a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude´´.

problemáticas do uso da água em centros urbanos. Além disso, há a determinação da responsabilidade sobre o monitoramento do uso dos recursos hídricos aos grupos e governanças próximos de cada bacia hidrográfica em questão, assegurando uma organização que leve em consideração fatores e necessidades regionais. Devido a seu grande potencial, a Amazônia possui uma variedade extensa de usos da água: Há atividades no setor industrial, setor elétrico, pesca, transporte, abastecimento público, irrigação, entre outros. Salienta-se a importância de uma boa gestão em uma área de tamanha importância política, cultural e econômica internacionalmente. No entanto, nota-se inúmeros problemas no monitoramento e organização destes recursos, de forma a ameaçar sua disponibilidade e sua qualidade, como o desmatamento, a mineração, o uso de agrotóxicos, o uso indiscriminado da água subterrânea e problemas quanto ao saneamento básico, evidenciando falhas nos Programas Nacionais de Recursos Hídricos.

Além disso, as populações indígenas frequentemente sofrem despejos e retiradas de suas terras durante esse processo, sendo os grandes centros urbanos os maiores beneficiários da energia hidrelétrica (Fearnside 1999,2001). O desequilíbrio ambiental em conjunto com essa instabilidade social pode vir a ocasionar inúmeros danos em saúde para estes povos. Dessa forma, evidencia-se a importância de uma gestão de recursos que cumpra com o princípio da participação social e da integralidade. O que é sustentabilidade financeira -1 lauda O uso da água é indispensável não só para a vida e o meio ambiente, mas para a economia. Dessa forma, salienta-se a importância de um monitoramento eficiente e contínuo deste recurso. p. Eva, H. D. Huber, O. Proposta para definição dos limites geográficos da Amazônia: síntese dos resultados de um seminário de consulta a peritos organizado pela Comissão Européia em colaboração com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, CCP ISpra 7-8 de junho de 2005.

gov. br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao. php?id_noticia=90 8: acesso em 27 de fevereiro de 2009 Val, A. L. Almeida-Val, V. F. Randall, D. J. eds) Elsevier, London. Vol. A. N. Oliveira, H. Bacchi, M. A. Gestão da Produção, Operações e Sistemas. Bauru, São Paulo, Ano 11, n 2 p. MARTINELLO, D. Gestão Empresarial: A Importância Da Controladoria No Processo Decisório Em Uma Empresa Do Ramo De Confecções. Criciúma, 2011. R. COUTINHO, M. P. GREGÓRIO, L. T. Ab`Saber. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Miranda, R. G. Ambi-Agua, Taubaté, 4(2), 75-92. Recuperado em 13 agosto, 2017, de www. ambi-agua. net/seer/index. php/ambiagua/article/download/210/pdf_288 NEVES, K. N Fearnside, P. M. Social impacts of Brazil’s Tucuruí dam.

Environmental Management 24: 485-495. Fearnside, P.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download