TRANSTORNO ESPECÍFICO DA LINGUAGEM E DA FALA - O QUE É? E SUAS CARACTERÍSTICAS.

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Para os objetivos específicos temos: apresentar um breve relato sobre os Transtornos de Aprendizagem, conhecer quais os tipos de Transtornos de Linguagem e Fala, e atuação do fonoaudiólogo. Para a metodologia da pesquisa buscamos utilizar os conhecimentos da pesquisa básica para resolver nosso problema, devidos aos objetivos é uma pesquisa exploratória. Como busca de pesquisa bibliográfica temos como base livros, artigos científicos e revistas digitais. Sua abordagem é qualitativa, pois busca resposta a um fenômeno. Podemos concluir que a pesquisa possui uma grande importância dentro de sua área de pesquisa, mais também na comunidade educativa. We can conclude that the research has a great importance within its area of ​​research, but also in the educational community. And we observed that the presence of speech therapy professionals in schools is necessary.

KEYWORDS : Disorders. Language and Speech. Learning. Por ser uma pesquisa bibliográfica assume também um viés exploratório, mostrando familiaridade como o problema. Sua abordagem será qualitativa, pois busca respostas de um fenômeno. BREVE RELATO SOBRE OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGENS Não podemos iniciar um relato sobre Transtorno de Aprendizagem sem antes definirmos aprendizagem. A aprendizagem é um processo dinâmico, bilateral e constante que necessita presteza, maturidade para que se aconteça adequadamente. Porém, certos fatores podem prejudicar ou ajudar na aprendizagem como, por exemplo, os socioculturais, psicoemocionais e neurobiológicos que são resultantes de causa genética ou ambiental (BRITES & BRITES). As crianças que apresentam déficits sensoriais ou desvantagens sociais não são incluídas nessa definição. Consequentemente, em alguns casos podem acontecer de existir outras comorbidades, como alteração na visão, audição, transtornos psiquiátricos, doenças neurológicas, doenças sistêmicas, como asma.

A possibilidade das dificuldades aparece naquele aluno que não estava capacitado no desenvolvimento de questões iniciais,. da aprendizagem mais complexa do que aquele situada na pré-escola. CARVALHO, CRENITTE, CIASCA, 2007, p. Essa, porém, é uma tarefa que depende bastante do envolvimento de vários profissionais, como, professores, fonoaudiólogos, psicopedagogos. Vê-se, pois, que o autor deixa claro que a linguagem ocasiona de forma consciente um aperfeiçoamento psíquico proporcionando uma reestruturação nos recursos de entendimento de mundo. Tipos de Transtornos de Linguagem e Fala É importante ressaltar que os Transtornos de Linguagem são frequentes na infância, prevalecendo nos meninos, mas, a cima disso, "essas crianças são risco elevado para dificuldades residuais persistentes de linguagem e alterações do comportamento e da conduta" (OHLWEILER, ROTTA, RIESGO, 2006, p.

Finalmente, é importante destacar a importância de uma intervenção intensiva e precoce. No entanto, a linguagem é dependente do processamento do sistema nervoso nesse sentido, é relevante que se tenha conhecimento do funcionamento dessa estrutura. A gagueira é a dificuldade de automatizar a palavra, ou seja, ocorre uma quebra no ritmo da fala. É um distúrbio que atinge na comunicação, prejudicando as relações interpessoais. É comum acontecer também problemas respiratórios, alterações psíquicas, movimentos involuntários na face. Temos também as afasias e disfasias. A afasia é um transtorno da comunicação, que acometem também o cérebro, que envolve o processo linguístico, também não é um transtorno comum nas crianças devido ser necessário antes ter adquirido a linguagem. O sistema semântico respeita o significado da palavra e a própria palavra e o gramatical concebe as regras sintáticas e morfológicas para formar as frases e como o fonológico imprime forma a linguagem (SCHIMER, FONTOURA, NUNES, 2004).

As crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam prejuízos em habilidades acadêmicas, que também estão associados a outras tarefas que envolvem as funções cognitivas. O Transtorno de Aprendizagem escolar só pode ser detectado quando a criança está em contato com a educação formal. Entretanto, o fato dessa condição 'aparecer' na escola não quer dizer que o problema tenha surgido nessa fase, quer dizer que o transtorno também se manifesta na aprendizagem da leitura, escrita e matemática, mas poderia estar presente mesmo antes da fase de escolarização, manifestando-se por problemas de linguagem oral, sendo associado a distúrbios de linguagem (ARAÚJO, LIMA, D'OTTAVIANO, 2013, p,154). O autor deixa claro, que Transtorno de Aprendizagem não surge somente no período escolar, ele apenas é identificado no momento em que a criança entra em contato com sua dificuldade, durante a educação formal.

Com a convivência no ambiente escolar, ela aprende novos conceitos e vivem novas experiências, e em muitos casos essas experiências vividas nas escolas é a única forma de estímulo que recebe, pois a família não possui 'condições' de oferecer. MARANHÃO, PINTO, PEDRUZZI, 2008). Na escola a criança encontra um local ideal para aquisição da linguagem e para o fonoaudiólogo tem na escola sua atuação primária. Na educação infantil, o fonoaudiólogo encontra um grande espaço de atuação, visto que a criança está otimizando sua linguagem oral e escrita, sendo assim um campo de grande atuação com resultados produtivos. A obtenção fonológica normal é definida por "processos fonológicos considerados simplificações realizadas pela criança, visando facilitar aspectos complexos da fala dos adultos" (SPÍNDOLA, PAYÃO, BANDINI, 2007, p.

O autor deixa claro, que a capacidade da criança de analisar a palavras a nível da sílaba acontece antes de entrar na escola, a capacidade para analisar a palavra ela precisa de ter conhecimento do alfabeto. O autor afirma também que as habilidades fonológicas são as últimas a se desenvolver. Por tudo que foi mencionado, podemos observar o quanto é importante a participação do profissional de Fonoaudiologia nas escolas. Ele irá a cada etapa do desenvolvimento ajudar a criança a aprimorar seu vocabulário e as crianças com transtornos ajudar a se desenvolverem da melhor forma possível. CONSIDERAÇÕES FINAIS A presente pesquisa é de grande relevância, pois mostra os diversos Transtornos de Linguagem e Fala, a importância do profissional de Fonoaudiologia nas escolas.

Transtornos de aprendizagem na infância: uma revisão de literatura. Disponível em: http://www. moreirajr. com. br/revistas. Não paginado. CARVALHO, Fabrícia Bignotto de; CRENITTE, Patricia Abreu Pinheiro; CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de aprendizagem na visão do professor. Rev. Psicopedag, vol.  nº.  São Paulo,  2008. Disponível em: http://pepsic. bvsalud. org/scielo. htm. Acesso em 15/07/2018. LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicol. Acesso em: 20/07/2018. MARANHÃO, Poliana Carla Santos; PINTO, Sabrina Maria Pimentel da Cunha; PEDRUZZI, Cristiane Monteiro. Fonoaudiologia e educação infantil: uma parceria necessária. Rev. CEFAC, São Paulo. OHLWEILER, Lygia; ROTTA, Newra Tellechea; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem. ª Edição. Artmed. SCHIRMER, Carolina R. Ver. CEFAC, São Paulo, v.

n. abr-jun, 2007. Disponível em: http://www.

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