Um estudo sobre os riscos de contaminação recorrentes de acidentes aéreos

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

O Código de Processo Penal frente ao conhecimento da infração penal 5 2. Medidas de preservação do local 5 2. Preservação dos vestígios e local do crime versus ação penal contra os eventuais responsáveis pelo crime 6 2. ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCO 7 2. Avaliação e classificação dos riscos 7 2. Nas palavras de Soglio (2015, p. “A criminalística (mais conhecida como perícia criminal) hoje tem papel relevante na apuração das infrações penais, pois é por meio dela que se pontua a materialidade do crime e a forma de atuação do criminoso”. Ou seja, ao desvincular a criminalística da medicina legal pode-se dizer que esta segunda consiste em investigar fatos observados no local do crime, enquanto que a medicina legal atua na análise das vítimas do crime.

Aspectos do local do crime Como dito, a criminalística atua sobre modo por meio do estudo das provas observadas no local do crime, que por sua vez pode ser considerado, segundo Ayres (2015, p. a área externa ao crime, podendo assim ser classificado em três categorias: “[. Somado a isso, o Código reforça que caracterizada a inflação penal, os passos seguintes serão dados a partir das análises realizadas no local junto a relatos de testemunhas e demais medidas que culminem a resolução do crime. Assim, torna-se fundamental a preservação do local do crime para que sejam possíveis análises mais detalhadas das características do local, diminuindo as chances de erros durante as investigações. Medidas de preservação do local Mediante o contexto observado, um olhar sobre a preservação do local do acidente aéreo alvo desta pesquisa está na idoneidade dos agentes que primeiro chegaram ao local.

Para garantir que fossem preservadas as características do acidente, entende-se como conduta idônea o total isolamento do local afim de preservar cada detalhe que, ocasionalmente, poderia esclarecer a causa do acidente. Dessa forma, Oliveira (2013, p. Avaliação e classificação dos riscos Visto que a observação de riscos tem como base a análise de eventuais fatos que podem vir a culminar em danos pontuais e abrangentes, o processo de análise dos riscos se dá em meio a classificação do risco em cadeia, onde mede-se a probabilidade e a severidade dos riscos. Assim, a escala de probabilidade remete: “[. a mensuração, em termos qualitativos ou quantitativos, da possibilidade de uma situação de perigo ocorrer” (BRASIL, 2010, p. Conforme pode ser visto na figura 1. Fonte: Brasil (2010). Gerenciamento de risco Mediante a situação geradora de aprendizagem a qual este estudo se destina a analisar, o gerenciamento de risco tem como característica o planejamento de estratégias que irão analisar o cenário atual a fim de desenvolver mudanças futuras com foco na prevenção de acidentes semelhantes ao documentado.

Visto que, o gerenciamento de risco: É um método pró-ativo, aplicado às mudanças no ANS, para assegurar que todos os riscos associados aos perigos identificados sejam analisados e mitigados antes que a mudança seja implementada. Pode, também, ser utilizado no caso em que se identifique algum perigo associado ao ANS (BRASIL, 2010, p. Ou seja, dentro dos critérios de análise, o gerenciamento de risco funciona como planejamento estratégico. Com isso, segundo documento a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC (2019) o gerenciamento de risco corresponde as seguintes etapas: • Avaliar as estratégias implementadas; • Identificar perigos; • Desenvolver estratégias para eliminação do perigo ou mitigação do risco; • Analisar o risco associado às consequências; • Avaliar as consequências destes perigos. Como visto, na figura 6, através do conhecimento do Registro de Voo é possível entender em que momento a aeronave perdeu estabilidade, de modo a posteriormente, entender o porquê desse episódio e como este culminou no final trágico da aeronave.

Acidente em Serra Talhada Com respeito a acidentes na cidade de Serra Talhada não foram relatados um número expressivo de acidentes nos aeroportos da cidade. Logo, o acidente observado foi a colisão de um urubu com uma aeronave, não houveram vítimas no acidente, porém, esse tipo de acidente pode tornar-se um risco mais grave por conta da instabilidade que o mesmo pode trazer a aeronave. Para entender os riscos de choques no momento de decolagem, durante o voo ou mesmo na aterrissagem é necessário compreender que ao ficar vulnerável, a aeronave pode ter eventuais problemas quanto a colisão com aves. Sobre os riscos de colisão com aves, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR (2019, s. Logo, para que fossem controladas as chamas utilizou-se algumas unidades de extintores de pó para as Classes ABC, entende-se que o uso desse tipo de extintor foi uma medida assertiva devido ao mesmo ter capacidade de controlar as chamas sendo assim formados por partículas finas não toxicas e abrasivas (SOUZA, 2019).

No entanto, apesar do uso dos extintores as chamas propagaram-se ainda no decorrer do barracão, devido ao não uso de isoladores térmicos que poderiam diminuir os danos e riscos ocasionados pelo acidente. DIREITO E LEGISLAÇÃO No montante ao direito à vida, segurança e saúde o que se vê é que em acidentes tais como o relatado na situação problema, a responsabilização legal dos órgãos de assistência ao consumidor dá lugar a responsabilização criminal dos fornecedores, que neste caso refere-se a companhia aérea e ao fabricante do avião. Logo, nesse contexto, vê-se a importância de se ter uma análise criteriosa para que os responsáveis venham a ser julgados conforme cabe a lei. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SEGURANÇA Sob outro olhar das tragédias que atingem a aviação no Brasil e no mundo, a tecnologia abre a possibilidade de, quando usada de maneira correta, trazer maior segurança para os utilizadores dos serviços das companhias aéreas.

Aspectos processuais e médico legais do exame de corpo de delito e das pericias em geral. Disponível em: http://www. bu. ufsc. br/aspectos. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS AEREAS. ABEAR estimula trabalho de prevenção para minimizar ocorrências de colisão de aves com aviões. Disponível em: https://www. abear. com. Disponível em: https://www2. senado. leg. br/bdsf/bitstream/handle/id/529749/codigo_de_processo_penal_1ed. pdf;. OLIVEIRA, João Luiz Moreira de. Perícia e investigação criminal: uma proposta de melhoria do modelo organizacional visando a otimização de resultados. Tese de Doutorado. Disponível em: https://bibliotecadigital. fgv.

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